Me sinto inexistente a sentimentos em relação ao que eu conhecia.

Feita por >Sars24 · 4 jul 2024 Abordagem psicológica

É como se tudo que eu conhece sobre sentimentos desaparecesse em uma dia, que acordei e puff. Nada existia. Tinha planos, casamento, filhos, casa própria. Agora nada, e sinto que uma hora sei que o amo e outras que tudo é mentira que eu sou uma grande mentirosa e deveria ficar sozinha e curtir a vida, porque não o amo mais. Mas insisto e fico feliz, rimos e planejamos e de repente aquele sentimento de falsidade extrema e eu grito pra mim mesma no meu interior, "você não o ama, não o merece, você o machuca, você não viveu sua vida, quer se prender a isso? Quer realmente isso, você tem que ter certeza, ama mesmo, será que ama?". Então eu entro em desespero, e as vezes quando eu sei que vamos nos ver ou sair, fico ansiosa e não quero vê-lo, quero ficar sozinha. Coisas que não aconteciam, eu lembro de chegar de saudades, mesmo acabou de vê-lo, de ficar ansiosa para encontrá-lo, de chorar pra mamãe deixar eu dormir com ele porque eu sabia que ia dormir um sono tão tranquilo, e de repente tudo isso, me odeio, odeio muito!

A melhor resposta 5 JUL 2024

Em relacionamentos é comum em um dia amarmos a outra pessoa mais que a nós mesmo e em outros dias não querermos vê-las nem "pintadas de outro". Mas se tudo isso está acontecendo com essa intencidade que você menciona, e está causando esse sofrimento descrito por você é muito importante um processo terapeutico para entendermos melhor exametamente o que você está sentindo em relação a essa pessoa. Para amarmos o outro, precisamos nos amar primeiro.

Tenha um ótimo dia, e conte comigo caso eu posso te ajudar.

Daniele Lira de Freitas Psicólogo em São Paulo

4 respostas

9 JUL 2024

Oi Sars
Maravilhoso o que está acontecendo contigo...
Tudo isso porque, Primeiro, precisa amar a si mesma. Tudo o resto é nulo, inesistente se não amar a si mesma.
Se não amar a si mesma, é mentira que ama ele, que ama outros, que ama Deus... é tudo farsa.
Em vez de entrar em desespero, alinhave a possibilidade de fazer Psicoterapia... precisa conhecer a si mesma, saber quem é, de onde veio, o que veio fazer aqui... qual seu propósito de vida.
Não estás aqui por acaso... você não nasceu para ser esposa, mãe, companheira, casar... embora possa ser isso tudo, você nasceu para se realizar e ninguém se realiza se não ama a si mesma, esse é o ponto central.
Faça Psicoterapia que resolve isso tudo.
Abraços

6395 respostas

8 JUL 2024

Olá Sars24, você traz sentimentos que ocorrem com muita inteisdade e com muita frequência. É importante que você já consegue perceber suas questões. O processo terapêutico te ajuda a melhor entender e olhar para si sobre tudo que tem sentido. Não existe uma fórmula mágica, mas permitir olhar para si com a terapia te ajuda a melhor entender tudo isso que descreveu.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

190 respostas

5 JUL 2024

Bom dia, Sars24! Obrigado por escrever. As certezas são provisórias, uma parte das vezes, instáveis. Aproximação pede afastamento, afastamento pede aproximação. Sentir-se inexistente é um ato de existência; somente pode sentir quem existe. Qual será a tua idade? Como se conectará com as demais partes do teu texto, a parte que você cita o chorar para a mamãe?
Será importante você conversar de forma profunda, científica, com um de nós, psicólogos, para que possamos situar melhor as coisas.
Há indícios de que você pode se encontrar, no momento, com dificuldade para lidar com incerteza que faz parte da natureza humana.
Abraços!

9366 respostas

5 JUL 2024

As relações afetivas são complexas. Mas o diálogo pode auxiliar. Necessario fazer terapia para entender o outro ou a nós mesmos.

Edson Cordeiro Psicólogo em Florianópolis