Sentimento de raiva em relação à mãe

Feita por >duvida · 24 nov 2020 Terapia familiar

Minha mãe e eu temos uma relação complicada. Ela sofre de depressão e ansiedade, nunca conseguiu ficar mais de 6 meses em um emprego ou relacionamento. Hoje tenho 21 anos, e nossas brigas acontecem desde cedo, quando criança já ouvi muita bobagem por parte dela.
Hoje sinto muita repulsa por ela, não gosto que ela me abrace, não gosto de conversar com ela, de ficar um tempo... tudo o que ela faz me incomoda muito, o jeito, os hábitos.
Por vezes não sei se o problema sou eu, ou se é ela.
Preciso de ajuda!

A melhor resposta 25 NOV 2020

Complicações no relacionamento mãe e filha podem ser mais comuns do que você imagina. Muitas pessoas levam desde a infância ou adolescência, até a vida adulta assuntos mal resolvidos com seus pais e mães. Se você já identificou que há alguma coisa entre vocês, se você percebe que existem coisas que talvez você nem consiga ainda explicar, mas que te causa sofrimento ou dificuldades nesse relacionamento, o mais indicado seria você olhar para isso, dar atenção ao que estás sentindo, ao que te incomoda... Não deixe para lá; há ajuda disponível.
.
Sobre a sua mãe, saiba que lidar com uma pessoa próxima de você, que sofra de depressão e ansiedade pode ser bastante complicado e desgastante. Inclusive, talvez isso influencie e potencialize fatores que geram atrito e desentendimentos entre vocês. Para encontrar a melhor maneira possível de lidar com sua mãe, você precisa primeiro compreender o que sente e descobrir porque sente o que sente. Esse processo pode ser realizado através da psicoterapia, onde um profissional qualificado vai poder te orientar e guiar durante esse processo.

Espero ter ajudado, e desejo que possas encontrar um caminho possível.

Consultório Psicóloga Karoline Bizatto Psicólogo em Pomerode

10 respostas

25 NOV 2020

Olá Dúvida! Grato por escrever. Considerando seu relato, é preciso muita paciência com ela, é preciso ressignificar a história da interação com ela.
Problema é de todos os envolvidos, sempre. Não é fácil lidar com pessoa que tenha um quadro de adoecimento e dificuldade de manuteção de vínculos, como você descreveu, mas por outro lado, mãe é mãe. Querer abraçar, conversar, é saudável e importante.
Será providencial você passar por investigação científica com psicólogo, para compreender a situação e desenvolver formas de dar novo sentido para a relação, assim como aprimorar ferramentas para novas formas de interação.
Estaremos à disposição para os esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

25 NOV 2020

Boa noite. As primeiras relações humanas (pai e mae) são muito significativas para o desenvolvimento do ser humano.
Faz muito sentido todo essa dificuldade em lidar com ela pois seus laços são fragilizados.
O q vc pode fazer é investir em uma terapia familiar. Ou fazer uma terapia p vc entender isso e como essa questão se reflete na sua vida atual.
Se interessar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro