Me sinto derrotada

Feita por >Olivia · 14 mai 2022 Crise existencial

Sinto que fui derrotada pela minha própria vida, tenho 33 anos e quando olho pra trás não encontro nada, sempre tenho esperança de que as coisas mudem, mas entra ano e sai ano tudo permanece o mesmo. Me sinto um verdadeiro fracasso, moro com minha mãe, não tenho amigos, não tenho ninguém e me sinto muito só, não tenho com quem compartilhar nada. Já pensei em fazer terapia antes, mas só de pensar em olhar na cara de outra pessoa e contar sobre minha vida já começo a chorar e me da falta de ar. Não sei mais o que fazer, eu sinto um vazio muito grande e não sei como preencher isso, na verdade acho que nunca soube e por muito tempo não me incomodava, agora me correi por dentro.

A melhor resposta 19 MAI 2022

Olá Olivia, espero que esteja tudo bem com você!

Mesmo que você entre em um processo de psicoterapia, e passe as primeiras sessões 50 minutos chorando, é recomendado você fazer isso, e começar seu processo de mudança. Com o passar das sessões você perceberá suas transformações, e se surpreenderá com suas potencialidades que sequer nem sabia que poderia existir. O seu corpo vai estar iniciando seu processo de cura e aperfeiçoamento, e começando dar os primeiros passos rumo ao seu reequilíbrio normal, ou seja, vai estar colocando as coisas que não te servem mais, para fora, é assim mesmo, chorar faz parte. Um profissional de psicologia vai te auxiliar em seu processo de autoconhecimento, em seus processos de descoberta e vai te conduzir a reflexões que podem ser a base sólida para as mudanças pessoais que você deseja para sua vida. Mas para que isso aconteça, é necessário que você saia dessa zona em que se encontra e se ponha em marcha em direção as suas aspirações, e se não sabe quais são, comece o processo para descobri-las. Isso é a vida, de todos nós, sem exceção. A vida exige muito mais ação do que pensamentos, e uma ação é muito valiosa. Por isso Olivia, comece a agira, a se movimentar, a se estruturar, que com o passar do tempo o seu contexto irá se transformar, sua percepção da vida irá mudar, sua percepção de si própria irá mudar, e quando as coisas boas começarem a brotar, você estará pronta para recebê-las em todo seu esplendor. Torço por você! No que precisar, pode contar comigo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAI 2022

Olívia. Vc já pensou em fazer terapia?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAI 2022

Oi Olívia,
Você não está derrotada, ainda não começou a tua caminhada; apenas desconhece o que precisa fazer.
Que ótimo que está se dando conta disso porque o sistema de ensino não ensina isso. O sistema, com suas leis, costumes, tradições, cultura, crenças e valores quer apenas te moldar a ele e não se importa com a tua realização, quer apenas que seja consumidora dos produtos dele, não se responsabiliza pela tua felicidade.
O que sente são sintomas de uma vida vazia e sem sentido.
Precisa agora se recuperar, precisa se autenticar de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema; precisa saber quem é, qual a sua verdadeira identidade, conhecer o seu objetivo de vida, como se enxerga e como deve lidar com a sistema sem se deixar envolver pelo sistema.
Você está num sistema, mas não é do sistema.
Precisa fazer Psicoterapia.

5817 respostas

15 MAI 2022

Olá, Olivia. Sinto muito pelo momento difícil que está passando. Conseguir falar/escrever sobre o que está sentindo é um passo para a mudança. Se expor e falar sobre seus sentimentos, momentos e pensamentos para uma outra pessoa é bastante difícil, pois estamos expostos à julgamentos a todo o momento. O profissional da psicologia é uma pessoa treinada para não julgar e poderá ajudar você no entendimento deste vazio e em criar estratégias para as mudança que você deseja realizar e que são importantes para você. Na terapia você vai contanto seus sentimentos, suas questões aos poucos, conforme vai desenvolvendo confiança no profissional. Um abraço, Josiane.

Josiane Maria Donadeli Psicóloga Psicólogo em Curitiba

1 resposta

15 MAI 2022

Olá
Talvez seja momento de permitir que esse choro venha a tona. Partilhar esse sofrimento só te traz ganhos. Carregar um fardo fica mais leve quando não o fazemos sozinhos. Permitir esse choro ajuda a aliviar a dor, dando espaço no mundo para que ela seja compreendida. Assim talvez também se torne possível que novos rumos sejam construídos com os novos significados que podem emergir daí.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

15 MAI 2022

Oi Olívia! Que bom que você escreveu. Você tomou a iniciativa, agora só precisa dar continuidade. Escolha um de nós, venha para uma caminhada científica, tolere a nós, com mente aberta, persistência e disciplina, por umas cinco sessões. Aí já teremos te ajudado a se sentir acolhida, respeitada e com confiança. As coisas não mudam, nós que mudaremos as coisas. Vazios são preenchidos com realizações: estudos sólidos e consistentes, trabalho sério com envolvimento, mas especialmente, muito especialmente, envolvimento com turma de colegas e conhecidos, com muita persistência, tolerância, flexibilidade, sem abrir mão dos valores, ética, saúde.
Poderemos te ajudar muito nessa linha.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia e dengue verdadeiras, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Enriqueça o afeto, pondere o uso de máscaras, assim como, evite aglomerações e criadouros de dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional