Eu não me sinto pertencente a nada

Feita por >Rachel · 23 dez 2019 Desenvolvimento pessoal

Sou uma pessoa timida e não gosto muito de festas ou lugares com muita gente ou muito barulho isso sempre me incomodou.
Desde criança percebo que nunca me senti pertencente a familia ou a um grupo de amigos ou até mesmo ao proprio ambiente que convivo,as vezes me sinto aérea fora desse mundo como se eu realmente não fizesse parte disso. Eu adoro meus amigos e minha família porém eu nunca me senti pertencente a eles. Isso já vem me causando problemas a um tempo pois eu acabo tratando minha família e amigos com grosseria e mal-criação, pra me distrair e eu não me sentir tão aérea eu acabo ficando muito tempo no celular dentro do meu quarto meus pais reclamam disso mas é o unico jeito de eu não me sentir culpada por isso pois quando eu fico aérea todos os meus erros retornam a minha mente e eu me sinto triste,derrotada,como se alguém estivesse jogando na minha cara tudo o que eu fiz. Por ter esse relacionamento com as pessoas e o ambiente que convivo eu acabo por manipular e mentir para as pessoas,assumo que não acho isso tão errado mas quero melhorar pois está me prejudicando.

A melhor resposta 24 DEZ 2019

Olá, Rachel! Psicóloga Isadora Slomsky Appel aqui.
Que situação difícil que você vem enfrentando. Não se sentir pertencente de algum grupo ou mesmo da sua família é algo que afeta a auto-estima de qualquer pessoa e acaba fazendo a gente se sentir triste mesmo. Se é algo que você vem sentindo desde criança, não é culpa sua e sim dos seus pais ou responsáveis que não souberam te acolher ou se sentir querida. O que é realmente muito triste e ninguém deveria passar por isso. A boa notícia é que apesar de não podermos mudar o passado, nós podemos fazer um futuro diferente. Pode parecer difícil acreditar que as coisas vão mudar, já que você se sente assim há muito tempo, mas através da terapia nós podemos entender melhor o que acontece conosco e de que formas podemos ter relacionamentos fortes e saudáveis. Você tratar com grosseria e mal-criação quem você gosta, me leva a crer que seja um pedido de ajuda, como se você falasse "não estou bem". Você está afastando as pessoas quando na verdade tudo que queria era tê-las perto e se sentir parte de algo, não é? Talvez seja a única forma que você aprendeu para expressar seus sentimentos. Na terapia aprendemos estratégias novas para você não se sentir culpada nem triste ao se expressar. E ainda, quero ressaltar que terapia nenhuma irá te forçar a fazer algo que você não se sinta confortável. Se você é alguém tímida e não gosta de lugares cheios e barulhentos, nenhum profissional irá te forçar a ir nestes lugares. O que o terapeuta pode e deve fazer é: te ajudar a entender o porque de tudo que você está sentindo e te ajudar nesse processo de mudança. Um abraço!

Isadora Slomsky Appel Psicólogo em Brusque

1 resposta

27 DEZ 2019

Feliz 2020! Gostaria muito de ajudá-la! Mas faltou pontos importantes. Qual sua idade? E independente financeiramente? Pode chutar o balde e ir morar sozinha? Caso sim, boa sorte na nova vida. Caso não se depende deles existe hierarquia a seguir. Ser grata por eles é muito importante. Busque uma terapia para se conhecer. Atendo online e terei enorme prazer em ajudá-la a se conhecer e encontrar seu caminho.
Bjs
Psicóloga, Parapsicóloga e Sexóloga Cida Santos

Aparecida de Paula Santos Psicólogo em São Paulo

2 respostas

25 DEZ 2019

Olá Rachel,
Não tem nada demais não se sentir desta família, etá apenas, temporariamente nesta família.
Veio, nasceu nesta família para realizar o teu sonho, o teu projeto de vida, foi tu mesma que escolheu esta família para nascer, ter este homem que seria teu pai e esta mulher, tua mãe.
Eles, mais o meio em que eles vivem (com seus valores, princípios) viriam de encontro ao que tu desejava trabalhar dentro de ti.
Teu destino não é eles, mas a realização de ti mesma.
Aos nossos pais, seremos sempre gratos porque eles nos proporcionaram a existência, mas o caminho, cada um faz por si só.
Conquiste a tua liberdade, a tua autonomia de vida, emocional e financeira.
Para isso, recebeu da vida todas as ferramentas (dons) que devem ser trabalhados para transformá-los em habilidades.
Se tratas tua familia e amigos com grosseria talvez seja porque está se sentindo invadida em teu espaço de escolha e decisão. Porém podes fazer isso de forma inteligente, mostre que tu veio para se realizar. Todos te querem bem e querem te ajudar.
As coisas não caem do céu de graça, tudo é uma conquista. Pergunte-se onde não está sabendo dar as respostas corretas aos desafios da vida? O celular e o quarto estão servindo de fuga e não te auxiliam para resolver os problemas.
Que erros são estes que te fazem apelar a estas defesas?
Podem não ser erros... descubra. Solicite ou faça psicoterapia para esclarecer estas coisas que te são confusas.
A forma de vida é tu que imprime, mas a satisfação pode ser também dos pais e amigos quando veem que estás contruindo a ti mesma e és feliz!

5817 respostas

24 DEZ 2019

Olá Rachel! O conceito de "gostar", precisa envolver algo mais, pois a partir dos primeiros anos de vida, precisamos aprender a gostar do que é necessário fazer. Todos precisamos ter o sentimento de pertença, certamente você também. O desenvolvimento disso decorre de um longo processo a ser realizado. A timidez é uma força psíquica que, na maior parte das situações, se faz positiva, pois protege as pessoas, ao longo do desenvolvimento. "Adorar" amigos e família, é uma denominação radical. É preciso gostar das pessoas, da família; porém, isso precisa ser antecedido do gostar de si mesma. Sei que é fácil a receita, mas é difícil realizá-la. A receita é: corte as interações virtuais, evite televisão, evite telefonemas, internet, por outro lado; procure pessoas reais, procure ambientes sociais, visite pessoas, interaja, pratique esportes coletivos de contato, faça caminhadas ao ar livre, troque olhares com as pessoas. A dificuldade é que você precisa ser persistente, muito persistente mesmo. Fazer isso por anos e anos. Esse tipo de caminhada não é raro em consultório de psicologia. Costumamos, nós psicólogos, acompanhar muitas pessoas, para que evitem auto boicotes, auto enganos. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.