Me sinto derrotado pela vida e não tenho mais força para seguir em frente

Feita por >sentinela · 17 jul 2020 Motivação

tenho 30 anos e me cinto velho perdi muito tempo deixando a vida me levar vivendo de migalhas q ela de da.
sempre me esforcei muito e não tive nenhum reconhecimento nem da minha família então desisto dos meu sonhos e planos.
sempre fui a lugares q não queria ir para agradar a família escolhi trabalhar em lugares q pagavam mas mesmo não gostando.
atualmente estou tendo muita dificuldade para ganhar dinheiro e estou quase falido.
cinto que minha esposa não me ama mas estamos juntos a 10 anos e temos um filho de dois.
eu entendo eu mesmo não me amo.
nao tenho animo pra nada, nem as coisas q eu gosto nao me alegra mas me cinto perdido e nao me conformo e nao sei como melhorar.

A melhor resposta 19 JUL 2020

Olá sentinela, tudo bem?

Olha, as vezes em nossas vidas podemos nos sentir assim mesmo. Parece que lutamos tanto é não conquistamos nada. Mas vamos por partes no seu relato:

Porque você sempre quis ter o reconhecimento de sua família e acabou por desistir dos seus planos e sonhos? Porque a aprovação deles é tão importante para você?

Porque você sempre cedeu a vontade de terceiros? De agradar a sua família, de trabalhar onde não gosta?

Porque você acha que sua esposa não lhe ama mais? Ela te disse algo que você tirou essa conclusão? Ou a falta de amor próprio que está fazendo com que você enxergue a situação dessa maneira?

Pelo seu relato você está carregando um grande fardo dentro de si há muito tempo. Então seria bom se questionar nessas situações que lhe incomodam tanto. E também seria muito recomendável você procurar um psicólogo de sua confiança, pois aparentemente isso essas angústias afetando várias de sua vida

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

1 SET 2020

Boa tarde Sentinela, quando em um momento de reflexão se começa a avaliar como se viveu sempre irá encontrar pontos positivos e negativos, e é positivo você começar a refletir, pois a partir do que se tomou consciência você pode fazer mudanças aqui e agora, começar a entender o que se passou e o que está ocorrendo agora com você, seus sentimentos, emoções, e a partir disse ter motivação para seguir em frente. Sugiro que procure uma terapeuta para ajudá-lo nesse momento onde todas essas questões estão te afligindo.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

20 JUL 2020

Entendo...
Mas, não é a vida que te dá migalhas... é o sistema, voce se adaptou a ele. Está fazendo o que o sistema quer e não o que a vida quer.
A vida só quer que sejas feliz e realizado, te deu o livre arbítrio para te guiar, te fez filha dela (da Vida), te deu talentos que seriam ferramentas para te dares bem no sistema, podias fazer todas as experiências que quisesse e ficasse com aquelas que mais se agradasse, com responsabilidade, claro.
Segundo a Vida (Deus) não há nada certo ou errado, bonito ou feio, mas existe consequências pelas escolhas e decisões tomadas.
No entanto, bem como voce disse: "desisto dos meus sonhos, ... para agradar a família, ...trabalhos que não gostava". Se adaptou ao sistema e esqueceu de si mesmo.
Você veio através dos pais, mas não és deles. Não espere reconhecimento deles... voce não veio para agradar os outro. Veio para se realizar, tens um projeto de vida, mas não desenvolveu, nem descobriu os talentos que ela te deu...
Assim adestrado, não vai conseguir se realizar, não vai ser feliz, vai frustrar a ti, à esposa e ao filho.
Mude, faça uma transmutação, reconquiste a ti mesmo e se for necessário, solicite ajuda de um Psicoterapeuta, mas não culpe a vida não culpe os outros... cada um é responsável por si mesmo, pela sua felicidade, cada um é arquiteto de si mesmo.
É preciso acordar e ampliar a consciência. Enquanto permanecer como vítima, vais ficar no mesmo lugar ou vai regredir.

5817 respostas

18 JUL 2020

Olá Sentinela! Grato por participar. Você toca em um ponto muito importante que poucas pessoas conseguem atingir: mais importante do que a quantidade de dinheiro que as pessoas ganham é a sua harmonia e satisfação com aquilo que fazem. Claro que é preciso você se amar. Amar o trabalho, a família a vida, contém a necessidade de amar a si mesmo. Amar a si mesmo, em certos momentos da vida, implica em dar alguns passos para trás, abrir a mente para outros caminhos e pensamentos, retomar a caminhada.
Comece! Comece alguma coisa que está guardada em sua memória, que pode ser um sonho de quando você tinha seis anos, talvez doze anos ou qualquer outro estágio de vida. Integre esse sonho com as suas caminhadas atuais.
Não abra mão de rotina de vida que pondere hábitos saudáveis envolvendo atividade física, alimentação, sono, conversa real e de qualidade com pessoas confiáveis.
Espero ter ajudado. Certamente, nós psicólogos queremos que você se melhore. Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

18 JUL 2020

Olá Sentinela. Grata por sua pergunta.
Sentir-se no fundo do poço talvez mostre que você tem agora um lugar firme para pisar e que pode pegar impulso dalí e se projetar até lugares mais altos nos mais nunca teve coragem de galgar.
Se você sempre viveu como uma folha ao vento, o que acha de agora olhar para os seus sentimentos e recomeçar para encontrar uma nova direção a seguir?
Pois se você continuar fazendo o que sempre fez terá sempre os mesmos resultados. Procure mentores na sua área de atuaçào e proteja o seu patrimônio financeiro.
Um profissional da área da psicologia poderá ajudá-lo a entender o seu sentimento e emoçőes.
Fico à disposiçào,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba