Sinto como se alguma força maior me paralizasse

Feita por >Kely · 7 abr 2020 Motivação

Ola, me chamo Kely, tenho 26 anos e tenho sentido como se o mundo estivesse andando em minha frente, enquanto eu observo tudo e todos se movimentando e evoluindo, mas nao consigo sair do lugar nao consigo tomar uma atitude e fazer oq preciso p sair desse plano de paralisia. Eu me formei a quase 2 anos, me esforço p fazer as coisas irem p frente, mas esta difícil e na primeira situação q me desafie eu sempre desisto... Quando comecei fui com toda força e dedicação, mas nunca conseguia o retorno esperado comecei a achar q o problema seja eu, nao sou uma boa profissional, nao sei divulgar meu trabalho, nao sei cativar as pessoas, meu conteúdo é ruim, nao sou boa o suficiente! Meu marido me olha como quem diz: "Ela é preguiçosa e nao sabe trabalhar, nao se esforça e eu preciso bancar a casa sozinho".
Sofro demais com isso, pois sempre fui batalhadora e hj nao consigo ser nada, nao sinto orgulho de nada q faço nos dias atuais e tbm nao consigo ser oq era antes. Sinto muita vergonha das pessoas q me rodeiam, pois todos veeem meu fracasso diário, sofro muito por nao ser o orgulho dos meus pais e meu marido então, ele nem precisa dizer o quanto sou uma decepção p ele, vejo isso diariamente em seus olhos, suas atitudes.
Eu nao sei dizer oq eu sinto claramente, apenas me sinto inferior a qualquer pessoa, sinto medo de me expor e ser motivo de vergonha para as pessoas q eu quero ser motivo de orgulho.
Nao sei oq aconteceu com minha vida mas queria ser feliz, ser uma boa pessoa, boa profissional, viver sem medo de tudo, ter a independência q sempre tive.
Outro ponto importante deixar claro, eu tive problemas serios de auto estima quando minha filha nasceu, me sentia feia e sem graça, comecei a treinar e me cuidar e sim hj nao tenho problema em aceitar meu corpo, estou satisfeita com relação a isso. Meu marido diz que eu sou louca, pois vivia reclamando do meu corpo e agora q esta satisfeita com o corpo, ainda nao esta bem, acha q eu estou criando situações p me fazer de coitada...
Eu nao sei mais oq fazer p sair dessa vida, pois eu vejo e quero, mas nao consigo me mover.

A melhor resposta 8 ABR 2020

Olá Kely! Obrigado por participar. Seu relato apresenta um olhar para coisas que você está considerando negativas. Claro que, se pensarmos a caminhada da sua história, veremos que você caminhou por realizações: Inicia-se uma curso sonhando com as gratificações do saber e do trabalho, casa-se pensando as situações boas, previstas para a vida de casado. Há gratificação no imaginar, no sonhar; no ato de realizar também há. Mover, eis a questão. Com um pequeno passo de cada vez, sabendo onde se quer chegar, é possível ir muito longe. Chegar onde? Será muito importante saber os lugares que você quer chegar, agir concretamente para chegar a cada um deles. Por exemplo, se você quer ler duas páginas de um livro, precisa começar; se quer plantar um novo vaso de flores, inicie, se quer escrever uma carta comece; se pretende aumentar seu círculo de contatos, cumprimente novas pessoas. Tudo começa, pode continuar, se acontecer planejamento e persistência. Mova-se, faça algo socialmente ético e, agradável a você! Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

8 ABR 2020

Olá Kely! Como vai?
É essencial que inicie o processo de psicoterapia para que através do autoconhecimento e fortalecimento emocional consiga melhorar aspectos da autoestima, de seu desenvolvimento e otimizar sua qualidade de vida.
Pelo seu pequeno relato, também percebo aspectos tanto de depressão quanto de ansiedade, reforçando a importância de iniciar o tratamento e também fazer uma avaliação psiquiátrica para verificar a necessidade do tratamento medicamentoso por serem transtornos psicossomáticos.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 ABR 2020

Kely é importante e imprescindível que vc insista numa terapia. Não desista! Uma hora você acerta o tipo de abordagem e o profissional que realmente irá te ajudar.

Kelly Gonçalves Psicólogo em Praia Grande