Me ajudem em uma duvida. Eu voltei a ficar com uma pessoa.

Feita por >Lela · 19 set 2023 Abordagem psicológica

Eu voltei a ficar com uma pessoa que por motivos maiores resolvemos nos afastar, porem eu por estar passando por um processo depressivo acabei nao ficando com outras pessoas, ele pelo contrario ficou com uma moça, ontem ele acabou comentando dela e disse as seguintes frases... ( Que não tinha parado de ficar com ela por que ela não era bonita, mas por que nao queria mais ficar com ninguem e disse mais se por acaso nao tivesse ficando comigo novamente e ela mandasse uma mensagem pra ele, que ele iria Com certeza dando enfase a frase ) sempre fui segura de mim mesma em questão a relacionamento mas isso me deixou mal. E não consigo identificar que sentimento é esse apenas estou desanimada dessa situação.

A melhor resposta 20 SET 2023

Olá Lela! Obrigado por escrever. Precisaremos saber mais pormenores de tua história, da história de tua relação. É sempre prudente observar que decisões precisam ser amadurecidas, sensatas, duradouras, especialmente nos casos de grandes implicações. Por exemplo, quando um casal de namorados decide terminar, precisam respeitar a decisão, por pelo menos três anos. Toda pessoa, considerada a sociedade complexa em que vivemos, considerada a complexíssima natureza humana, nos tempos atuais, mais ou menos até os vinte e seis anos de idade, precisa cuidar de forma prioritária, de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam cuidar mais dos estudos sérios e comprometidos, do trabalho aprofundante, dos grupos de esportes coletivos de contato, dos grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários dentre outros, antes de se envolverem somente com namoro. Namoro muito envolvente até essa idade, deixando a socialização real de fato, de fora, faz as pessoas ficarem dependentes, frágeis, sem experiência para lidar com a cultura e com a natureza humana.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8649 respostas

10 OUT 2023

Olá Lela,
Acredito esse seja o momento ideal para você cuidar do seu emocional e da sua depressão.
Provavelmente existe uma baixa autoestima que te faz se manter apegada de uma certa forma.
Existe sim, a possibilidade de você se sentir mais auto suficiente, atraente e à vontade com quem você é. Sem que momentos como esse sejam tão doloridos pra você.

Vamos começar?
Fico disponível. Até logo.

Vanisse Barros Guido Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

10 OUT 2023

Olá, Lela.
Seria importante que você tentasse entender o que ele quis dizer com isso, e não tirasse conclusões sobre esta frase, assim você resolve, junto com ele, se ele quer ficar com você porque gosta, porque não quer ficar sozinho ou outra razão que você desconhece.
Você disse estar por um processo depressivo, neste caso se ainda não está sendo medicada, busque ajuda médica e psicológica, quanto antes cuidar, melhor para não deixar piorar.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 SET 2023

É natural se sentir afetada por isso, especialmente quando se está lidando com questões de depressão, pois a autoestima e a autoconfiança podem ser mais vulneráveis durante esse período.

Primeiramente, é importante lembrar que as pessoas têm histórias diferentes e enfrentam desafios pessoais de formas diversas. No caso do seu parceiro, ele tomou decisões que você talvez não tenha compreendido completamente, mas isso não significa que ele não valorize o relacionamento de vocês agora que estão juntos novamente.

A melhor maneira de lidar com essa situação é através da comunicação aberta e honesta com seu parceiro. Expresse seus sentimentos e preocupações de maneira gentil, explicando como as palavras dele a afetaram. Tente entender a perspectiva dele também. Talvez ele estava tentando ser honesto sobre o motivo de ter ficado com a outra pessoa, mas as palavras podem ter saído de forma inadequada.

Lembre-se de que os relacionamentos podem ser desafiadores e, às vezes, trazem à tona sentimentos desconfortáveis. O importante é que você e seu parceiro estejam dispostos a trabalhar juntos para superar esses desafios e fortalecer o relacionamento, se for isso que vocês desejam.

Vitor Manoel Soares Psicólogo em Passo Fundo

2 respostas

22 SET 2023

Olá Lela,
ele demonstra claramente que não tem sentimentos por você. Neste momento, busque conhecer as possibilidades de melhorar a sua qualidade de vida. Gastar energia com pessoas que não se importa conosco é se privar de muitas coisas boas que a vida pode lhe oferecer. Se dê a oportunidade de ser feliz, se desliga de pessoas que não a faz bem. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

21 SET 2023

Olá, Lea!

Qual foi o seu maior incômodo nesta situação? O que você sentiu quando seu ex te contou isso?
Durante o período em que não estavam mais juntos ambos tinham direito de sair e conhecer outras pessoas. É natural que a "vida siga". O fato de você não ter optado em sair com ninguém durante esse período de afastamento (independente de ter sido por depressão ou por simplesmente não querer), não o torna uma pessoa ruim ou errada em ter conhecido outras pessoas neste período. Entretanto, agora que você voltaram a se relacionar (estou pensando que é um relacionamento monogâmico, ok?!), talvez não te faça bem ouvir sobre o que ele experienciou nesse período (ex: com quem ficou, com quantas pessoas e etc). e vice-versa.
Aconselho a deixar o passado lá no passado e viverem agora o presente e os acordos que farão neste presente. ;-)

Qualquer coisa estou por aqui.
abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

20 SET 2023

Lela,
Voce precisa priorizar a si mesma, recuperar a tua inteligência vital, concretizar a realidade que voce quer na sua vida e ser feliz.
Voce não nasceu para se condicionar aos outros; voce nasceu para se realizar, para ser feliz.
A vida te deu a liberdade... o que faz com ela? ... espera ser validada pelos outros!
Você é que precisa se validar a si mesma.
Quem é você?
Qual o seu propósito de Vida?
Faça Psicoterapia!