Masturbação de menino de sete anos

Feita por >Dani · 1 mar 2021 Psicologia infantil

Boa noite, preciso muito de orientação pois meu filho tem só sete anos e agora comecei a reparar que ele anda mexendo no pinto com frequência ao assistir desenho, quando vai dormir... Eu não sei que fazer, nunca passei por isso e não sei como agir....

A melhor resposta 2 MAR 2021

Olá Dani! Grato por escrever. Esse comportamento acontece com razoável frequência em crianças de idade assemelhada. O que preciso ser ponderado é um certo grau de privacidade, de entendimento da intimidade, bem como frequência que não implique perda de outras atividades necessárias e saudáveis. Outro aspecto importante é verificar se ele não está sendo estimulado e direcionado, de forma precoce para a sexualidade.
Atenção: sexualidade para criança tem um sentido e um entendimento completamente diferente daquele que o adulto. Diante disso é importante não adiantar coisas de adulto para a criança e sim captar os entendimentos que a criança apresenta.
Talvez seja mais sábio, desenvolver situações, criar atividades, contextos em que a prática masturbatória se torne inviável. Cabeça concentrada, mão ocupada, dificultam para que se mantenha o espaço para essa prática.
Na sala de aula - ambiente no qual, muitas vezes professores percebem esse comportamento - dá-se tarefas e atribuições a essa criança, que para de apresentar esse comportamento em sala de aula.
A masturbação, em si, não é problema, ao contrário, é conhecimento e exploração do corpo. O problema está na falta de entendimento da importância da intimidade, do lugar privado. Como é criança, em vez de condenarmos e dizermos que é errado, será melhor criar situações em que tal prática, não acontece em ambientes e situações indevidas, nem com frequência que prejudique os focos adequados para a idade: estudar, brincar, compreender a mecânica dos jogos, a organização dos materiais conforte suas propriedades e utilidades.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para os aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

2 MAR 2021

Olá Dani, pelo seu relato ao que parece seu filho está descobrindo partes do corpo que dão satisfação.. Pelo que você fala, geralmente são em momentos onde ele está relaxado e sozinho. É importante que você possa conversar com ele, explicar que não tem nada de errado , porém deve ser feito no privado. Porém, se isto ocorrer muitas vezes ao dia, na escola, em casa, pode caracterizar ansiedade e vale uma ida ao psicólogo para ver o que está causando está ansiedade. No momento observe e converse e oriente ele de forma tranquila. Se para você for difícil abordar este tipo de assunto com ele , te sugiro buscar orientação com uma psicóloga, para te ajudar neste momento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul