Minha filha de 3 anos disse que quer ser menino

Feita por >Luísa · 22 fev 2016 Orientação sexual

Minha filha de 3 anos adora usar vestidos, se maquiar e se enfeitar com pulseiras e colares. Recentemente descobriu que tem clitóris e fala que ele é um "piruzinho". Expliquei para ela o que é o clitóris e que é coisa de menina, que a mamãe tem igual, etc... mas ela disse em seguida que queria ser menino e que ele (o clitóris) iria crescer igual o do papai.

Meu marido evita ficar nu perto dela, mas já aconteceu dela vê-lo nu poucas vezes então sabe a diferença do corpo de uma mulher para o corpo de um homem. Ela também tem mania de se esfregar bastante nos travesseiros e bichinhos, como uma masturbação. Devo me preocupar e tomar alguma atitude, ou isso é algo que pode ser normal da idade?

A melhor resposta 22 FEV 2016

Luísa, boa tarde! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre como você se sente com todos esses acontecimentos. É preciso compreender que essa descoberta é saudável e importante para o desenvolvimento da sexualidade adulta sem traumas. Por volta dos 3 anos, geralmente livres das fraldas, começam a ter curiosidade pelos seus órgãos, tocá-los e percebem que dá prazer. Então começam a perceber as diferenças entre meninos e meninas. Muitas dessas situações vão ocorrer e vocês (pais) e escola devem estar atentos às situações compulsivas e recorrentes. È importante você conversar com ela sobre esta descoberta sem a fralda, seus sentimentos e sensações, bem como fazer com que ela perceba que há hora e lugar para a exploração. Ao largar as fraldas muitas das crianças têm um choque ao visualizar o amiguinho no banheiro, ou mesmo o pai e perceber que ele ou ela tem algo a mais ou a menos. É a chamada síndrome da castração segundo Freud. A menina pensa que lhe falta um pedaço ou ainda vai crescer. Os meninos por sua vez ficam horrorizados pensando o mesmo e achando que se aconteceu com elas pode também acontecer com eles. Por isso é importante mostrar a elas as diferenças. Deve-se passar uma mensagem clara para que não haja um problema de identificação sexual. Geralmente por volta dos 5 anos pode aparecer a curiosidade em explorar o corpo dos amigos. Ela está descobrindo o seu próprio corpo e o dos outros. Mais uma vez é importante perceber qual a conotação para ela. Crianças muito pequenas não têm uma visão erótica dessas manifestações. Essa ideia está no pensamento dos adultos. Caso, vocês pais, sintam dificuldade de falar, bem como trabalhar com ela de forma lúdica este assunto, acho importante vocês procurarem um psicólogo infantil. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

25 FEV 2016

Ola Luiza,
Que Legal ver sua postura diante do que esta acontecendo com sua pequena , parabéns!
Bom indo direto ao ponto salvo outros pormenores a o fato da menina se identificar com o sexo oposto e se "masturbar" essa dentro da normalidade.Esse tipo de comportamento diz da descoberta corpórea da criança e de desenvolvimento psíquico pertinente a fase da criança.
Recomendaria que busque auxilio psicológico para atenuar sua angustia o que lhe proporcionara recursos internos para lidar com as fases do desenvolvimento psico-socio-emocional de sua pequena.

No mais me coloco a disposição , forte abraço
Gisele Manzotti - Psicóloga

Gisele Manzotti Psicólogo em São Paulo

9 respostas

24 FEV 2016

Luísa, parabéns.
Sua filha se sentiu à vontade e confiante para falar com vc sobre o que TODAS as crianças sentem nesta fase: um estranhamento sobre as diferenças sexuais.
Por favor, não se precipite. Não lhe dê hormônios ou nada parecido. Sua filha está saudável e trouxe à tona suas descobertas sexuais.
Relaxe. e deixe-a se enfeitar como gosta.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

24 FEV 2016

ola luiza!!!!! saudaçoes!!!!! procure ajuda de um psicologo. vai lhe ajudar muitissimo. sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

23 FEV 2016

Ola Luíza
As crianças nessa fase começam a se descobrir mesmo e são bastante observadoras, por isso os pais devem evitar ficarem nus ou manter relações em sua presença, não se sabe como a criança vai interpretar em seu mundo imaginário. entretanto as meninas se identificam mais com o pai e por isso pode ser que que ela deseja ser como o pai, quanto ao movimento de manipulação como uma masturbação é porque ela sem querer descobriu que ao tocar no clítoris sente prazer então ela repete esse movimento, ela está se descobrindo e não se deve reprimir e só ter cuidado e conversar sem assustá-la com repreensões autoritária.
Espero ter ajudado Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife