É normal um menino de sete anos dizer não gostam de meninas?

Feita por >Josilene elisandra da Silva barbosa · 18 mai 2016 Psicologia clínica

Meu filho diz que não gosta de meninas, diz que elas são chatas. Quando pergunto sobre as meninas da escola, ele responde que só gosta delas, mas que não gosta das outras meninas. Estou preocupada com isso. Gostaria de orientação.

A melhor resposta 20 MAI 2016

Utilizar a palavra normal me parece complicado porque significaria que tudo o que não estiver dentro deste normal seria errado ou patológico. Mas penso que ele ainda está em fase de desenvolvimento e durante esta fase, tem-se o período que começam as rivalidades meninos x meninas, certa hostilidade contra o sexo oposto que seria esperado na fase do desenvolvimento. Entendo tua preocupação, mas por enquanto não há mais o que se afirmar visto que ele é um ser em desenvolvimento.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

20 MAI 2016

Oi. O "gostar" para crianças tem um sentido diferente do que tem para os adultos e é natural que nessa idade os meninos achem as meninas chatas, assim como as meninas acham os meninos bobos. Se a sua preocupação é em relação a preferência sexual que seu filho venha a apresentar, é muito cedo para pensar sobre isso. Por hora, fique tranquila e apenas acompanhe o desenvolvimento dele e permita que ele seja feliz!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

20 MAI 2016

Seria normal em qualquer faixa etária, contudo as crianças, a maioria delas, acham o sexo oposto realmente o oposto delas...chatos, bagunceiros, etc. Josiane a identidade de gênero não deve ser considerado um problema.

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

20 MAI 2016

Josilene, boa tarde!
Observo que você tem um grande cuidado com seu filho, e parece ser uma mãe bem atenta, isso é muito bom para o desenvolvimento dele. Entretanto crianças nessa faixa etária tende a achar o sexo oposto realmente chato, a ponto de fazerem disputas nas brincadeiras (meninos X meninas), o fato dele gostar das meninas da escola, acredito que seja por motivo de maior convivência mesmo. Continue tendo essa aproximação ao seu filho e atenta aos seus comportamentos.

20 MAI 2016

Nesta idade, as meninas são realmente chatas para os meninos. E vice-versa. Não se preocupe com isso. Ele está aprendendo a gostar do mundo dos meninos. questão de identificação. fique tranquila.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

19 MAI 2016

Boa tarde, Josilene.
Nessa idade a criança quando fala que gosta ou não de meninos ou meninas é mais no sentido do grupo onde tem mais afinidades, quando busca por seus pares formando os famosos "grupos do bolinha". ainda não há o interesse pelo sexo oposto, no mesmo sentido que os maiores já dão. Esse é o momento de ser criança, buscar nos semelhantes o que gosta ou não,..
Por enquanto não há com o que se preocupar. Estimule o convívio social que é muito importante nessa fase.
Fico a disposição.
Abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

19 MAI 2016

Bom dia Josilene, existe a fase que para eles tanto faz se o outro é menina ou menino. Em outra fase, que tem a ver com a idade do seu filho, um quer "rifar" o outro. Eles buscam brincar mais com eles, e elas fazem a mesma coisa, brincam mais entre si. Veja bem, não significa que os meninos não tenham amigas meninas ou que não brinquem com elas também. Mas é uma fase que não se misturam muito. O foco não está na sexualidade, mas na escolha das brincadeiras.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

19 MAI 2016

Ola Josiane
Assim como voce muitos pais e educadores apresentam preocupacao nesse aspecto do desenvolvimento social infantil. Criancas nessa faixa etaria estao focsdas em brincar e desenvolver a sociabilidade(apresentam preferencia em brincar com criancas do mesmo sexo) isso nada tem de errado . Ter preferencia por brincar com meninis e porque as brincadeiras, regras e comportamentos sao reafirmados em grupo.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

19 MAI 2016

Olá Josilene, nessa fase as crianças estão mais a fim de brincar e conhecer atividades e brincadeiras que estejam somente voltadas ao convívio com os amiguinhos, não há para eles nenhuma questão de caráter sexual, ou seja quando ele diz que são chatas, provavelmente é porque elas não gostam de brincar das mesmas brincadeiras. Não se preocupe com isso agora, apenas esteja ao seu lado para que lá na frente ele se sinta seguro e preparado para demonstrar aí sim qual será sua escolha. No momento fique tranquila e curta seu filho!!
Abraços!
Gláucia Maia

Gláucia Maia Psicólogo em Americana

6 respostas

19 MAI 2016

Josilene, bom dia!
Nessa idade as crianças estão passando por uma fase do desenvolvimento que se chama fase de latência (dos 6 aos 12 anos) - esta fase é caracterizada pelo momento em que as crianças estão mais focadas em usar sua energia em atividades escolares e interação social com as crianças do mesmo sexo, por ter maior identificação, sendo este o momento de fortalecer suas características de gênero (masculinas ou femininas), também nesta fase aprendem a lidar com frustrações, modificam a forma de se relacionar com os pais entre outros comportamentos.
É muito comum que meninas e meninos sejam rivais nesta idade, mas faz parte do desenvolvimento e passa se você conseguir lidar com naturalidade.

CaSa Psicologia e Psicanálise Psicólogo em Taubaté

4 respostas

18 MAI 2016

Olá, Josilene, é comum nessa faixa etária que a criança (independente do sexo biológico) esteja mais voltada às brincadeiras e convívio social (como teu filho com as garotas da escola), lidando com regras e normas... Isso tudo muito mais que direcionada ao desejo sexual.
É comum que mães, pais e cuidadores, tal como você, possam se preocupar. Mas se você perguntou ao seu filho se ele gosta, o gostar para ele não tem ainda o caráter sexual que os adolescentes e adultos atribuem. Acompanhe o desenvolvimento do teu filho. É importante. Mas aguarde o tempo dele para a demonstração, mais adiante, de qual sexo ele sente desejo sexual. Para agora, acalme seu coração e conviva com os/as coleguinhas que teu filho tem contato no cotidiano.
Abraços!
Ananda Kenney

Ananda Nascimento Psicólogo em Recife