Marido está sendo acusado de abusar minha irmã. É normal eu me sentir culpada?

Feita por >Ângela · 11 jun 2024 Abordagem psicológica

Sou casada há 15 anos, tenho uma irmã de 14 anos que sempre conviveu comigo e com meu esposo, ela sempre brincava com ele, jogava bola, tinha relação normal como com as outras crianças. Um dia minha mãe acusou que ele estava abusando dela, eu simplesmente estou sem chão. Perdi a vontade de viver, não consigo acreditar, pois tem algumas coisa que não batem, mesmo assim mandei ele embora.

A melhor resposta 13 JUN 2024

Oi Angela
A tua insegurança é tão grande que confiou mais na mãe do que no teu marido... ou o relacionamento com teu marido era tão superficial, tão rasteiro que confiou na mãe.
Em base a que a tua mãe fez essa acusação?
Ouviu a tua irmã? O que ela diz?
Ouviu teu marido? O que ele diz?
Não poderia a tua mãe ter agido por ciumes de ver sua filha preferir estar contigo e não com ela?
Pode sim haver um grande equívoco....

6164 respostas

13 JUN 2024

Olá Ângela! Obrigada por seu relato. Parabéns por pedir ajuda profissional, acredito que seria o melhor a fazer nesse momento. Acredito que você agiu certo, dando um tempo no relacionamento para analisar melhor a seria acusação. A maioria dos abusos acontecem porque os suspeitos acham que nunca serão descobertos e na maioria das vezes são acobertados pela família. Trata-se de algo muito serio e precisa ser investigado, eu sugiro uma avaliação psicológica da sua irmã e outra para seu esposo. São procedimentos sérios com validade jurídica, a partir dai você poderia ter segurança da personalidade e psicológico de ambos e tomar decisões de forma assertiva.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

49 respostas

12 JUN 2024

Olá Angela.
Entendo sua preocupação e tristeza, porém não percebo, pelo relato, onde possa ser culpada.
Sugiro que converse com ambos, separadamente. Acredito que terá uma visão ampla da situação.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

692 respostas

12 JUN 2024

Bom dia,Ângela! Grato por escrever. Histórias como essa, precisam de muita precaução, cuidado para não agir sem plena e profunda convicção. Procure manter a sabedoria, o autocontrole, para contatar evidências inquestionáveis das coisas. Evidências inquestionáveis não retiram a humanidade das pessoas. Por mais difícil que seja isso, é preciso tratar as coisas com devida empatia, com a devida medida das implicações da consequências, que vier a viver em decorrência dos encaminhamentos que decidir a tomar.
Será altamente recomendável que você possa ponderar com a assessoria científica de um psicólogo sensato e amadurecido.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.