Devo denunciar meu abusador?

Feita por >Dandara · 27 fev 2019 Violência sexual

Eu precisava de respostas de gente que entendem do assunto. Bom, quando eu tinha 7 anos comecei a ser abusada pelo marido da minha avó, pai do meu pai, se eu considerasse ele seria meu avó. este homem, ele fazia chantagens, me ameaçava e me forçava a fazer coisas com ele. Isso durou até meus 13 anos, depois eu fugi. E fui morar com minha mãe. Atualmente moro com meu pai. Este homem abusou da minha irmã a algumas semanas atrás, ela dormiu lá pq meu irmão morava lá.. ele acordou o meu irmão pela manhã e o mandou ir na venda nisso ele aproveitou e foi até o quarto onde minha irmã estava dormindo e abusou dela. Meu irmão sabia que ele ia ir até o quarto então deixou o celular gravando de baixo da cama onde ela estava dormindo. Ele entrou para abusar dela. Meu irmão chamou meu pai, contou para meu pai, mas meu pai não quis ver o video. Disse que ele estava louco e nada fez. Ele tem 70 anos hoje. Tenho provas no meu celular contra ele, conversas com ele. Ele ja abusou da minha mãe qnd ela era mais nova e namorava meu pai, meu pai não acreditou quando ela contou. Ele abusou da minha irmã mais velha quando era bb minha avó viu, . na frente dos outros ele é um homem bom. Na época não tive coragem de contar. Minha avó foi testemunha do ocorrido. Pq depois de alguns anos ela flagrou ele. (Ela faleceu em 2017)
Ele sabia que ela ia contar para o meu pai então ele contou e disse que ela estava louca, tava inventando coisas e meu pai acreditou. Desde meus 13 anos me cortava, ele sempre foi ciumento e possessivo, se eu olhasse para algum garoto, ou nem olhasse mas se para o lado que eu olhasse tivesse um guri na rua ele me chamava de vagabunda. Normalmente ele dava remédio pra minha avó dormir pra poder me abusar.. foram varias vezes, ele não me passava só a mão.. me forçava a fazer coisas com ele, a beija-lo. Comecei a namorar com 17 anos, meu namorado e eu nunca nos relacionamos, contei a ele sobre o que sofri. Até hoje sinto ele em mim, passo horas no banho esfregando meu corpo pra tirar ele de mim, as vezes quando beijo meu namorado, vejo ele. Eu lembro de tudo, lembro a cor da minha roupa, lembro como ele tava vestido, onde aconteceu, o que aconteceu, lembro se era dia ou noite e eu só tinha 7 anos, quase sempre tenho pesadelos com ele ou com outros homens
Me abusando. Meu namorado é compreensivo ele me aconselhou a buscar ajuda psicológica, Hoje faço tratamento psicológico escondindo dos meus pais, com uma psicóloga incrivel. Não falei tudo ainda, pois esse assunto me machuca muito (estou digitando em pranto) Queria saber se posso denuncia-lo? quando eu tinha 16 anos ele tentou me abusar de novo. Depois eu evitei ele por completo. Ele precisa pagar! Ele não pode abusar mais de ninguém!! Eu queria que a justiça fosse feita! Alguém pode me ajudar? Meu pai nem se quer tocou no assunto comigo, minha mãe não quer que eu denuncie. Me ajudem por favor!! Acredito que só vou conseguir "superar" quando ele for preso ou pagar de alguma forma, pq no ano novo eu mandei mensagens para ele dizendo para ele ficar longe de mim. Pq ele tentou acabar com meu relacionamento falando que meu namorado era drogado para meu pai. Sendo que meu namorado nem bebe, e nunca fumou. No ano novo ele foi até a casa da minha mãe, minha mãe me obrigou a comprimenta-lo, quando fui, nisso ele me ameaçou, dizendo que eu não ia sair de santa, que se ele fosse eu ia junto. Disse que não adiantava eu culpa-lo por que se eu não quisesse eu não teria feito. Meu namorado e minha amiga são os únicos que me apoiam nisso.. minha psico me perguntou se eu quero denuncia-lo. Meu pai, evita falar sobre isso, não sei se ele sabe que eu ja sei que meu irmão contou a ele. Minha mãe tentou explicar, o que aconteceu com a minha irmã mas ele disse que tinha que ver os dois lado (estava tentando dizer que minha irmã é culpada) Eu não queria machucar ou decepcionar meu pai. Pq ele é a unica coisa que tenho, minhas mãos estão atadas. Alguém me ajuda, por favor!

A melhor resposta 27 FEV 2019

Olá, Dandara.

Esse tipo de situação vai além de uma questão psicológica, trata-se de um crime, e deve sim ser denunciado.
Pelo seu relato, você parece estar bem amparada, tem um namorado que te dá apoio, está em terapia e acredito que haja outras pessoas que possam te oferecer algum tipo de suporte.
No início talvez seja difícil e muitos podem sim se virar contra você, mas esse tipo de situação não pode mais passar em branco. Se você se sentir firme o suficiente para aguentar a tempestade, vai em frente. Caso contrário, trabalhe o assunto com sua psicóloga.
Sua irmã certamente irá precisar de assistência psicológica também.

Se precisar, estou à disposição. Até mais.

Michel Simōes

Psicólogo Michel Simões Psicólogo em Ribeirão Preto

72 respostas

24 MAI 2019

Sim, você deve denunciar e também começar um psicoterapia para aliviar os sofrimentos

Wenderson Psicólogo em São Paulo