Psicólogo vai denunciar o abuso?

Feita por >kylie · 16 set 2019 Violência sexual

Tenho uma conhecida que sofreu abuso sexual, não quer que seja feita denúncia a polícia, pois pela idade hoje a pessoa nem presa não ficaria. Ela quer procurar ajuda psicológica, mas por ser menor de idade, tem medo de que ao contar para o psicólogo, o mesmo vá denunciar para a polícia. Ele irá fazer isso? Ele tem que fazer isso? Ela tem todo o suporte familiar, não convive mais com o agressor e quer seguir em diante com um tratamento para ajudá-la a superar, mas não o faz com esse medo.

A melhor resposta 16 SET 2019

Olá! Que bom sua amiga reconhece a importância do auxílio psicológico nesse caso.

Denúncia se trata de uma quebra de sigilo. O nosso código de ética diz q devemos prezar pelo "mal menor", ou seja, se o paciente está em situação de risco, o psicólogo deve tomar alguma providência para q seja mantida a integridade dela.

Mas como vc mencionou q ela n está mais em situação de risco, afastada do agressor e optou por não fazer a denúncia, a escolha é dela. Provavelmente o profissional n terá pq fazer a quebra de sigilo.

Ariene Soares Psicólogo em Goiânia