Má fase. O que está acontecendo comigo?

Feita por >STTTEEEVE · 7 jun 2024 Desenvolvimento pessoal

Bom dia, boa tarde ou boa noite.
Tomei iniciativa de vir aqui para eu mesmo tentar "entender" o que está acontecendo comigo. Tenho 20 anos, e me acho completamente um peso ainda para os meus pais, digo na questão financeira, eu trabalho mas não ganho muito, já consegui ajudar muito mais em casa, mas agora não estou numa boa fase, sou um rapaz que não sai pra quase nenhum lugar e se eu saio são com eles, o trabalho ocupa praticamente 100% do meu tempo... O dinheiro que ganho mal da para me manter, estou buscando melhorar, estudar e procurar um emprego melhor.
Meus pais nunca me falaram nada, sempre fizeram tudo com muito amor até hoje por mim, mas eu me cobro muito, uma vez que eu estive numa "boa fase" e hoje me encontro assim, já não sinto mais vontade de ficar em casa, e muito menos de comer em casa, pois sinto que pode fazer falta pra eles, então consumo somente o básico do básico, tenho mais 2 irmãs e eu sou o mais velho...
Sei que para melhorar só depende de mim, não fico me vitimizando, mas confesso que isso está acabando comigo.

A melhor resposta 8 JUN 2024

Olá Steve tudo bem?
Vejo que você se cobra muito para ter uma vida mais estável, isso deve ser extremamente exaustivo pra você. Lembre que com vinte anos dificilmente alguém ja construiu uma carreira de sucesso, pois para isso é necessário dedicar anos de cursos, faculdade e etc. Talvez com a sua idade ainda não tenha dado tempo de construir uma carreira e estabilidade financeira que tanto deseja.
É admirável sua vontade de ajudar seus pais e mudar de vida, mas lembre que certas coisas levam tempo para serem construídas, tentei focar no presente e investir no que você consegue mudar a curto prazo, por exemplo, estudar e cuidar da sua saúde física e mental.
Espero que fique bem e caso haja mais dúvidas, estarei a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

10 JUN 2024

Olá, Sttteeeve, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

"eu me cobro muito" — aqui está a chave da sua questão, Sttteeeve, a autocobrança em demasia, uma rigidez tanto na imagem que você tem sobre si quantos nos ideais que você se estabelece para realizar; te convido a iniciarmos o processo de psicoterapia, pois nele temos o lugar e momento de olharmos para o que estamos sentindo, nossos pensamentos, ideais, medos e desejos, e a partir dessa escuta irmos aprofundando na conscientização e acesso à energia para realizar as mudanças necessárias.

Sttteeeve, fico à disposição, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

293 respostas

10 JUN 2024

Olá, pelo seu relato você está fazendo tudo que pode para um rapaz de 20 anos. Está estudando, trabalhando, buscando melhores condições. Não se cobre tanto, você tem um mundo de possibilidades, desde que não fique parado. Converse com seus pais sobre as suas preocupações enquanto não poder ajudá-los em casa. Vai de fazer bem fazer um acompanhamento psicológico. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

9 JUN 2024

Oi Steve
Você é um bom rapaz, mas precisa compreender o básico do básico.
Quem é você? De onde veio? Com qual objetivo? Qual o objetivo de estar aqui?
Você nasceu, está qui, para aprender e se realizar. Não veio aqui para ser bom filho, bom irmão... embora possa ser bom, veio para se realizar, compreender e se realizar. Você apenas veio através dos pais, mas não é deles. E ter dinheiro também é uma aprendizagem.
Você sente que é um peso porque passou por traumas, por carências que agora precisa resolver, curar. Caso contrário, não vai conseguir ser o que almeja ser, seja com relação a si mesmo ou com relação aos pais e irmãs.
Precisa fazer Terapia para conseguir vencer esta etapa e seguir em frente e ser cada dia um pouco melhor do que foi ontem.
Vai conseguir, mas não olhe só para os problemas, olhe para as soluções, olhe para o teu potencial e acredite nele.
Precisa também cuidar da sua saúde pois o corpo é o instrumento através do qual consegue aquilo que quer.
A Biologia diz que após as relações sexuais, depois de um feliz orgasmo dos teus pais, 200 a 300 milhões de espermatozoides nadaram para encontrar o óvulo. Desses, apenas de 300 a 500 chegaram ao local onde estava o óvulo. Outros se cansaram e ficaram pelo caminho. Desses 300 que chegam ao óvulo, apenas um o fertilizou e, neste caso, o vencedor foi Você. Olhe só:
Você correu uma corrida sem seus olhos e suas pernas, e venceu!
Você correu uma corrida sem educação nenhuma, e venceu!
Você correu sem certificado, sem diploma, e venceu!
Você correu sem ajuda, e venceu!
O que te faz pensar que vai perder agora?
Agora que tem olhos e pernas, agora que tem planos, visões, sonhos... não pode desistir agora. Desistir agora é um insulto à Fonte Criadora, da qual é originário.
Não importa o que voce vê, é um desafio à sua inteligência, você venceu em todas as instâncias.
Nunca desista!
Abraços

6374 respostas

9 JUN 2024

Se você for muito apegado ao seus pais, seu dinheiro nunca vai ser muito alto porque somos movidos pelo emocional e qual a melhor forma de não sair de casa e deixar os pais para ter sua própria vida? Não ganhando muito dinheiro! Isso é inconsciente , tá? Entre em contato ! Você tem alta Dependência Emocional. Enquanto não se libertar, não vai ganhar mesmo, não vai ter vida própria, não terá relacionamentos saudáveis com ninguém porque ninguém quer competir ou aguenta competir com mãe. Vamos trabalhar isso e prosperar? Geralmente o filho mais velho carrega a missão de cuidar dos pais, proteger, salvar. Mas não tem vida própria!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

8 JUN 2024

Bom dia, Sttteeeve! Obrigado por escrever. Aos vinte anos de idade essa sensação é comum. Chama a atenção o fato de você você mencionar que não sai e quando sai, sai com os pais. Isso é altamente limitador e inadequado para um jovem da tua idade.
Aos vinte anos de idade é promissor e adequado viver turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, vivenciar grupos de estudos, estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação profunda para esse trabalho. Grupos de teatro, cursos profissionalizantes, esportes coletivos de contato, são atividades que ajudam a melhorar a confiança social.
Você, como todo ser humano, é único rico de possibilidades e potencialidades. Elas precisam ser exploradas. Também, como todos somos carentes, todos somos companhia. Você, com harmonia interna, com naturalidade, espontaneidade, é boa companhia. Todos buscamos muito companhias que sejam harmônicas, naturais, espontâneas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

8 JUN 2024

Sinto muito por esse momento que está passando.
Sugiro que você faça Psicoterapia, ao longo do processo você vai entender melhor de onde está vindo essa autocobrança, se isso pode estar associado a alguma crença, se tem alguma relação com a sua história.
Além disso, na Psicoterapia você iria ter uma maior flexibilidade cognitiva e passar a entender com mais clareza onde você está agora, onde você almeja chegar, dentro da sua atual realidade o que é possível, o que não é, para que essa cobrança em excesso não "tome conta" de você.

Anônimo-433196 Psicólogo em Belo Horizonte