Meu namorado foi abusivo comigo?

Feita por >Jasmin26 · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado tem problemas com ansiedade e depressão, sempre tendo altos e baixos. Ele nasceu numa família classe média alta e inclusive sempre teve tudo na mão (roupa, almoço, janta, lanches) e é mimado, às vezes egoísta. Ele tem 23 anos, é programador e é bem dedicado ao trabalho. (Só estou tentando dar o máximo de informações possíveis)

Julio (meu namorado) teve várias situações que me culpou, ele não estava conseguindo guardar dinheiro o suficiente e me culpava, sendo que eu não faço ele gastar 25% do que ganha, quando ele gasta comigo é só me levando para sair com os amigos dele e se eu não for, ele não vai. Ele é uma pessoa insegura. Quando peço pro Julio me levar na padaria (ele tem um cartão alimentação de 1500 e eu recebo 1000 reais mensais sendo que tenho que ajudar em casa, só eu vou pra casa dele e pago 80% dos valores de uber e ônibus, é longe, de ônibus da 15 reais só ida e uber entre 30 e 30 só ida também) ele reclama bastante, me leva de má vontade ou senão fala que eu faço ele gastar demais.

Ele me culpa também quando não tenho uma reação compreensiva, quando brigamos ele não gosta que fico em silêncio e diz que eu tenho que parar de fazer silêncio e até brigar se for preciso, diz que quando faço isso estou tratando ele como lixo.

A principal parte que me intriga é essa questão dele sempre dar um jeito de me culpar, isso aconteceu por um ano em boa parte das discussões e ele inclusive admitiu que estava certa (ele está se tratando)

A melhor resposta 17 JUL 2023

Ele ter tido tudo na mão faz com que tenha inseguranças e se sinta não merecedor, um lixo mesmo. São muitas questões com ele mesmo, que bom que já está tratando mas precisa ir a fundo , uma terapia que não trabalhe questões sistêmicas, inconscientes, não irá ajudá-lo. Estou à disposição.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

14 JUL 2023

Olá,
Muitas vezes no consultório esse tema é abordado e percebemos que o próprio paciente não tem a noção do que é abusivo ou ele sabe o que é abusivo, identifica que é abusivo, mas mesmo assim não consegue sair dessa relação. O que faz ele permanecer ou não nessa relação tem diversas situações que são individuais, pois cada paciente é único assim como a sua história e é pelas demandas e singularidades que juntos desenvolvemos cada caso.
Primeira sugestão é você pensar um pouco qual a ideia que você tem sobre ser abusivo, mas pelo seu relato se o que hoje o seu namorado faz te deixa desconfortável, já seria o suficiente para que você iniciasse o processo de terapia e desenvolver melhor a sua dúvida de hoje, outra sugestão seriam que ambos iniciassem uma terapia individual e que após, se houver a necessidade, realizassem uma terapia de casal.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Olá Jasmin! Obrigado por escrever. Parabéns pela clareza e objetividade financeira. De outro lado, namoro é experiência, na tua idade, mais para conhecimento, amadurecimento. Nessa etapa, as prioridades de vida, devem conter: turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, prática regular de esportes coletivos de contato, trabalho sério, consistente, em estado de aperfeiçoamento, estudos profundos, grupos de teatro, arte, cultura, estudos, serviços comunitários, dentre outros, para que se construa amadurecimento, entendimento da natureza humana, do funcionamento da cultura.
Amadureçam. Namoro nessas condições, nessa idade, não pode evoluir para sociedade, casamento, compromisso recíproco com bens materiais, com criação de filhos, integração de famílias. Vocês ainda não estão no tempo de decisão dessa abrangências e suas consequentes implicações. Estão reprovando o jeito de se posicionar, ao ver mais de perto.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8779 respostas

14 JUL 2023

Yasmin seria importante vcs fazerem terapia individual ou de casal. Entender o q essa relação significa para cada um, conscientizar os próprios comportamentos e atitudes q ambos estão fazendo e tendo, e entender o motivo.
Mtas vezes estamos em relação abusiva ou somos abusivos sem sabermos.
Trabalhar com a auto estima, insegurança, confiança eh fundamental.
Ficarei feliz em ajudar vcs
Duvidas estou a disposição
Bjs Sylvia

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

14 JUL 2023

Jasmim é bem difícil quando o manejo de um relacionamento fica todo a cargo de uma única pessoa e a culpa recai toda sobre ela. Relação é a dois, não é uma via de mão única. Vc já identificou várias coisas no seu parceiro e compreende a raiz dos comportamentos dele. Mas a compreensão deve ser um esforço mútuo, não e mesmo?
E lembre-se que as pessoas só fazem conosco aquilo que nós mesmos permitimos. Talvez você precise de maneiras mais assertivas de impor limites, já pensou sobre isso?

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo