Lembrança estranha

Feita por >Laura Simoes · 18 mar 2021 Traumas

Boa tarde, gostaria de perguntar uma coisa que vem me deixando muito perturbada há algum tempo.
Tudo começou com um sonho, sonhei que meu pai tentava me ver pelo espelho, ficava olhando eu tomar banho. Quando acordei, me lembrei do sonho e imediatamente me veio à mente que uma vez fui tomar banho e o chuveiro estava desligado, então penso que meu pai pode ter desligado de propósito pra me ver nua. Também lembrei que uma vez meu pai havia me visto tomando banho quando era adolescente, devia ter uns 14 anos mais ou menos. Ele viu que a porta estava aberta, entrou pra usar o banheiro e fingiu ficar olhando a barba no espelho, mas na verdade estava tentando me ver, mas eu fiquei agachada de tanta vergonha que senti.

Lembrei também que quando tinha uns 4 anos, ele me abraçou e falou "vc é a namoradinha do papai". E uma vez estávamos brincando na sala, meu irmão, meu pai e eu e falávamos de como nossos corpos eram parecidos. De repente meu pai puxou minha bermuda e olhou, como se quisesse ver minha calcinha.
Agora essas lembranças não saem da minha cabeça, fico dando mil voltas, pensando porque ele fez isso e não consigo perdoá-lo. Ele é um ótimo pai, sempre preocupado que não me falte nada, mas essas atitudes do passado me impedem de tratá-lo com carinho. Detalhe, eu já o questionei sobre essas coisas e ele fala que não fez nada disso. O que eu devo fazer? Devo perdoá-lo? Como fazer pra passar por cima disso e resignificar essas memórias?
Parece que com a pandemia as lembranças vieram com tudo e não consigo parar de pensar nisso, fico o tempo todo remoendo.
Muito obrigada!

A melhor resposta 19 MAR 2021

Olá Laura! Grato por escrever. Pelo relato, ainda que você não tenha citado, já deve ter alguma idade superior a dezoito anos. É preciso ter cuidado para não atribuir significados a comportamentos de outros, conforme tendências interpretativas pessoais. Também, mesmo sendo fato, será sempre importante ponderar a construção da caminhada de vida, focando nas possibilidades positivas. Acontece que os pensamentos retomam. Diante disso, uma maneira eficaz de lidar com a questão, será você poder contar com o respeito, acolhimento, maturidade, empatia, sigilo e técnica científica de um psicólogo, para elaborar essas lembranças e poder tê-las como uma parte da história, mas focando em outras partes de construção de vida confortável, realizadora e saudável.
Tome muito cuidado ao comentar essas sensações. Poucas pessoas estão serenas para te ajudar a lidar com isso de forma a ponderar as possíveis ressonâncias. Certamente você não quer sofrer mais com isso, mas também não quer o sofrimento de outros próximos.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma reflexão científica.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8671 respostas

19 MAR 2021

Olá Laura, vamos lá, você fala de sonho, mas também fala de fatos que ocorreram de verdade e que sim, podem causar desconforto ,trauma e distanciamento. Sugiro você buscar apoio de um profissional psicólogo. Na terapia, você não mudará o,passado, as questões que ocorreram, mas será capaz de ressignificar e seguir em frente.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga- terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

19 MAR 2021

Oi Laura, boa tarde! Bem-vinda a esse espaço.
Tudo que a nossa mente lembra é parte da nossa história, nem sempre é o que aconteceu de fato, mas sim o significado que aquilo teve na nossa vida.

Pelo seu relato, essa situação está lhe causando sofrimento e angústia, o que é normal e como você bem falou a pandemia tem um efeito psicológico em todos nós, sentimentos novos aparecem e que é preciso reconhecê-los, olhar pra eles com autenticidade e verdade. Isso ajuda a transformar a nossa vida.

Sobre o fato que você conta é uma situação que uma terapia lhe ajudaria muito a curar.
Muitas situações de abuso são até muito comuns em família, ainda mais quando o abuso não é concretizado pelas vias de fato.
Os sonhos são canais de comunicação que a gente tem, eles são mensagens que podem nos ajudar a sermos melhores.

Para te responder com mais profundidade é necessário conhecer a sua história familiar e de seus pais e conhecer como funciona a dinâmica familiar. Por isso me coloco a disposição para um acompanhamento terapêutico se assim desejar e se conhecer e superar suas angústias.

Um abraço

Psicólogo Neimar Sérgio (Atendimento on-line)

Neimar Sérgio de Souza Psicólogo Psicólogo em Brasília