Janaina, olá tenho um filho de 9 anos não gosta de fazer lição

Feita por >Janaína Swan 97 · 11 ago 2023 Psicologia infantil

Eu tenho um filho de 9 anos, ele não gosta de fazer lição de casa e o caderno não consigo entender nada, tudo que eu peço para ele fazer ele já fica com raiva me chama de inútil, preguiçosa, e falou pra mim “eu quero que você morra, faz um ano que perdi minha mãe daí ele disse que eu sou sem mãe, quando eu acordo ele de manhã pra ir pra escola ele fica me xingando querendo me bater e quando chega da escola quer fica na confusão, se eu não deixa ele assistir e mexer no celular…

A melhor resposta 12 AGO 2023

Olá Janaína, entendo que a situação com seu filho está complicada. Já pensou em levá-lo ao psicólogo? Esse profissional pode ajudá-lo a entender o que está passando nesse momento. Não ficou claro se sempre foi assim, ou se mudou após a morte de sua mãe, esse fato pode ter influenciado com a mudança de comportamento.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

14 AGO 2023

Olá Janaia, na terapia para crianças temos a ludoterapia, onde essa criança pode expressar seus sentimentos, medos, verdades, culpas, emoções, raiva e ódio e isso é um processo, ajuda a enteder o que a criança quer dizer naquele momento. Não tome como verdade tudo o que é dito pelo seu filho, talvez ele só quer dizer "mãe, eu estou aqui, me veja"
Talvez seu filho e vc passaram por muita coisa nos últimos momentos e seria legal fazer um acompanhamento psicológico.

Caso você queira conversar, me chama.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

13 AGO 2023

Olá Janaína! Obrigado por escrever. Teu relato exige que se estude profundamente o caso, o quanto antes possível. Seu filho é uma criança. Precisa de afeto, mas de firmeza e de direcionamento de adulto.
Como será que ele está ocupando o tempo dele? Quais direções estão adquirindo os pensamentos e interpretações da cultura da vida para ele?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8687 respostas

13 AGO 2023

Olá Janaína
Temo dizer que seu filho cresceu sem limites e por mais razão que ele tenha, é necessário prepará-lo porque o ambiente que o espera não é nada bom. Porém precisa dizer e dar os limites com amor, entendendo porque precisa fazer.
Nenhuma criança gosta de ir pra escola; gosta no primeiro mês, depois não quer mais ir; por que?
Porque o ambiente da escola é o oposto da vida, é só imposição, adaptação, obrigação. Pouco tem de lúdico, de criatividade, de alegria; o ambiente da escola nada tem de desenvolvimento das capacidades do individuo; é apenas colocar pra dentro do cérebro o que a professora ensina, ele tem ouvir, copiar e ficar quieto.
Depois, precisa ainda fazer os temas de casa, mais imposição, mais castigos.
Ele se revolta contra você porque ele tem uma vida dentro dele e não pode viver esta vida, tem que apenas obedecer e fazer as coisas chatas; não foi explicado para ele estas duas verdades: a vida que ele é e o sistema onde ele está, como pode ser ele mesmo e ao mesmo tempo saber se comportar para ter vantagens para si.

5859 respostas

12 AGO 2023

Olá Janaína, como vai?
Imagino sua angústia relacionada a esse momento de luto e as falas e comportamentos de seu filho.
Fiquei me perguntando o quanto pode ser difícil vivenciar a maternidade com seus imprevistos e frustrações, diante de um momento de perda justamente de sua mãe.
Crianças também vivenciam o luto, porém elaboram suas vivências de vida de uma maneira única.
Já pensou em explorar a raiva que seu filho a direciona por meio do brincar, de jogos e de atividades que envolvam gasto de energia dele? Através do lúdico a criança se expressa e projeta seu mundo interno, podendo te dar indicações dos motivos por de trás desses comportamentos de seu filho.
Penso que para você também seria interessante voltar sua vivência para esse luto e se permitir sentir nesse momento tudo o que vem vivendo.

Natália Barcelos Cardoso Psicólogo em São Paulo