Boa tarde! A minha filha de 9 anos me chama pouco de mãe, o que eu posso fazer?

Feita por >Patrícia · 31 jul 2024 Psicologia infantil

Ele e uma criança muito inteligente, e muito comunicativa, as vezes um pouco teimosa, mais normal pra idade dela.
Eu trabalho o dia todo fora e chegou em casa tarde quase não tenho tempo pra ela.
Não sei se e por isso que ela e meio fria comigo.

A melhor resposta 1 AGO 2024

Olá Patrícia! Hoje em dia as mulheres possuem papeis importantes e responsabilidades sociais em que por diversos motivos precisam abdicar de tempo com os filhos. No entanto, é importante investir em tempo de qualidade e estreitar o vínculo afetivo, afinal as pessoas só chamam outras de forma afetuosa quando existe esse afeto. Por isso, é possível que a queixa apresentada seja devido a ausência sim. Não se trata de passar tempo prolongado, mas sim de “o que fazer” quando estão juntas. Como sugestão, pode assistir algo que Ela gosta, cozinhar a comida preferida dela, tirar um tempo para saber como foi na escola ou mesmo ensinar a tarefa de casa (com paciência), levar no final de semana para brincar em lugares como praça, clube, praia, etc. Mais vale meia hora de interação, do que um dia inteiro sem aproveitarem a companhia uma da outra. Quando estiverem juntas, deixa um pouco de lado o celular se for o caso e demonstre que se interessa pelas preferências e assuntos dela, sem cobranças de ser chamada de “mãe”. Permita que ela se sinta a vontade e confortável, no momento certo vai acontecer! Essa aproximação também pode ajudar na teimosia . Caso a relação se torne difícil e ela apresente comportamentos inadequados ou dificuldades em lidar com as emoções, considere buscar terapia para ambas separadamente.

Espero ter ajudado, felicidades!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

24 respostas

7 AGO 2024

Olá Patricia, tudo bem?
A sua preocupação com a relação a sua filha é compreensível, e é ótimo que você queira melhorar essa conexão. Mesmo que você tenha pouco tempo disponível, a qualidade do tempo que vocês passam juntas é importante. Crie um ambiente onde sua filha se sinta à vontade para expressar seus sentimentos. Mostre interesse nas atividades e interesses dela. Se sentir que a relação não está melhorando ou se houver outros comportamentos preocupantes, considerar procurar a orientação de um terapeuta infantil pode ser útil.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

2 AGO 2024

Boa tarde, Patrícia! É normal que as crianças tenham fases diferentes na forma como se comunicam. Tente reservar um tempo de qualidade para vocês duas, como ler juntas ou conversar sobre o dia. Pergunte a ela como se sente ao te chamar de “mãe” e compartilhe seus sentimentos também. Essa comunicação pode ajudar a fortalecer o vínculo entre vocês e deixá-la mais à vontade. O importante é manter o amor e a compreensão na relação.

Psicóloga Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Bom dia Patricia, que bom que você esta se dando conta disso. Atendo muitos adultos com problemas de vinculo e vinculo evitativo devido pais ausentes na infância. Toda criança precisa sentir-se vista, atenção, dialogo, presença de qualidade. Como foi seu vinculo com seus pais? Sugiro que busques uma terapia para você para seu autoconhecimento feminino e materno. Ainda da tempo de vocês se aproximarem se você tratar seus bloqueios de afeto. Isso é muito comum, todos temos questões a melhorar. Busque uma psicoterapia para você abrir seu afeto. Cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicologa & Psicanalista & terapeuta casal/familiar.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

1 AGO 2024

Olá, é importante você busque momentos para ficar com sua filha. Toda relação precisa ser nutrida, de atenção, carinho e boas memórias. Não é problema você trabalhar o dia, mas quando chega, precisa se esforçar, mesmo que não seja todos os dias, para terem momentos juntas. Poderíamos pensar em várias formas de nutrir essa relação e este é o melhor momento para vocês. Fico a disposição ajudá-la, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

1 AGO 2024

Patrícia,
até os 4/5 anos, a criança tem necessidade da mãe, ela se reconhece estando com a mãe.
Depois dos 5 anos ela já se vê como uma pessoa separada da mãe.
A presença da mãe sempre é importante. Com o passar do tempo a função de mãe passa a ser menos significativa porque a criança aprende a fazer por ela mesma. Isso é bom e não pode estranhar nem se sentir menosprezada por ela te chamar menos de mãe.
Algumas, chamam pelo nome; mesmo assim, não diminua a tua demonstração de amor, afeto, carinho.
Aprove este movimento de autosuperação dela. Seja cada vez mais amiga e confidente dela.

Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Bom dia, Patrícia! Grato por escrever. Geralmente pessoas que chamamos de inteligentes, são pessoas que precisam e entendem convicção por teimar naquilo que acreditam. Embora inteligência seja algo muito abrangente, complexo, controverso, é melhor não colocar destaques de inteligência, sejam positivos ou negativos.
Quanto ao chamar de mãe, pode ser apenas alguma sutiliza linguística.
Certamente será bom, enriquecedor e importante, você organizar algum tempo, com frequência regular, para interagir com ela. Esse tempo de interação requer a sabedoria e a sensibilidade, de ser tempo enriquecedor e motivador para ambas. Nesse ponto, um de nós, psicólogos, poderá te ajudar quanto a detalhes.
Atenciosamente,