Sou casado há 9 anos e me apaixonei por uma amiga

Feita por >Italo · 17 jan 2018 Terapia de casal

Boa tarde! Me chamo Emannuel, 29 anos e casado há 9 anos. Namoro com minha esposa desde os 15 anos e sempre considerei o nosso namoro conturbado e eu inseguro de que queria continuar ao lado dela, mesmo assim segui com a relação até que ela propôs casar e eu aceitei sem ter a certeza de que queria o casamento, mesmo assim casei, inseguro e contra até mesmo a minha família que era contra. Sempre tivemos problemas em casa, ela sempre acomodada, n cuidava de mim como esposo e nem da nossa casa, me via sempre com tudo nas minhas costas e comecei a sentir que a pressa dela em casar se dava mais ao motivo dela querer sair da casa dos pais, visto que ela não mantinha bom relacionamento com os pais e o casamento foi pra ela uma fuga, um grito de liberdade. Temos 1 filho de 6 anos a quem sou muito ligado. Há exatos 1 ano e 6 meses atrás despertou em mim uma atração por um amiga, la recém separada e vinda de um casamento complicado e eu nessa mesma situação vi num passe de mágica um envolvimento entre nós e que foi se expandido pouco a pouco, crescendo e me preenchendo, já ao lado dela sempre me mostrando me querer, me amar mas com a ação do tempo foi ficando ferida pois eu não saia de casa. Hoje estamos distanciados e ela diz q só volta pra mim se eu sair de casa pra começar uma nova vida com ela. De um lado é o que sempre quis e nunca tive coragem, sempre tive medo, insegurança e me vejo na situação de não saber o que fazer, por outro lado não se valeria a acabar o casamento mesmo não havendo mais desejo aparente por minha esposa pra ficar com ela. Me vejo sem saída.

A melhor resposta 18 JAN 2018

Então Italo, como você mesmo disse você casou jovem demais e inseguro, não teve outras experiências de relacionamento a longo prazo (talvez nem a curto prazo). Pelo seu relato, parece que no fundo você não queria casar, hoje você sente atração por outra pessoa porque seus vínculos com a atual esposa não parecem ser sólidos o suficiente. Ainda há a questão de buscar sentimentos e vivência diferentes numa relação. Embora você diga que se veja sem saída, sempre há uma, pode não ser a mais fácil ou a que você gostaria. Sugiro que busque terapia para te ajudar a lidar melhor com esses sentimentos e ter clareza nas suas decisões, a terapia pode lhe fornecer o apoio emocional que você precisa agora. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 JAN 2018

Olá Itálo, quem sabe está na hora de você considerar ouvir seu interior e tomar uma atitude, pois anos irão passando e você fica esperando tomar coragem. Procure ajuda de um profissional psocólogo em sua cidade e se fortaleça emocionalmente, e aí sim você poderá tomar a decisão necessária para ser mais feliz. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

21 JAN 2018

Olá, Emanoel.
As vezesnas pessoas se vem sem saída, pois qualquer altenativa, vai causar dor a si próprio ou a outra pessoa, mas é assim, não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos. O mais importante é você tomar alguma decisão que mais te agrada, e seguir em frente e aguentar as consequências.
Se estiver muito difícil saber qual decisão tomar, sugironque busque por ajuda profissional.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo