Isolamento social e alheamento

Feita por >Yosano · 25 mai 2020 Habilidades sociais

Há uns dois anos passei a ficar cada vez mais retraída e alheia em relação às pessoas, e atualmente me vejo incapaz de manter ou criar relacionamentos interpessoais. Não tanto por timidez, e mais por inadequação e desinteresse profundo. Tenho percebido que sou extremamente desconfiada e até paranoica, e facilmente fico incomodada quando estou perto de outras pessoas, mesmo as da família. Não tenho amigos ou outros contatos, nem em redes sociais. É como se eu vivesse em uma bolha. O que posso fazer para, gradualmente, me "reintegrar", mesmo não gostando de contato?

A melhor resposta 26 MAI 2020

Olá Yosano! Grato por participar. A receita para o adoecimento e outras dificuldades é o isolamento social. Lute com todas as suas forças para superar esse estado. Você não citou a sua idade, provavelmente é uma jovem. Acostumou-se a viver sem trocas, logo não treinou muito o exercício de troca. A convivência é essencial para uma vida razoavelmente temperada. Claro que a convivência social tem seus problemas, traições, decepções, mas é muito vantajosa no seu todo. A troca apresenta seus riscos e problemas, será útil ter ações razoáveis para minimizar os perigos. É preciso persistência, muita persistência até adquirir consolidação do jogo de cintura necessário ao adequado grau de envolvimento com as pessoas. Não é uma questão de gostar ou não, é uma questão de necessidade, mas o contato, para dar certo, precisa envolver sua razão e seu coração, isto é, você precisa exercitar a interação com predisposição, para que as coisas deem certo. Será prudente você organizar um plano para isso, com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Não podemos esquecer que, você tenderá a estender, até para o psicólogo, o evitamento de trocas. Precisa ser persistente, muito persistente. Lembre-se um psicólogo tem que guardar sigilo absoluto do que se fala em consulta, tem que exercitar a empatia com você, respeitar seu tempo e sua identidade, precisa ser acolhedor, agir para te ajudar a entrar em contato com a própria totalidade e possibilidades. Atenciosamente: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

6 JUL 2022

Olá Yosano.
Você pergunta o que pode fazer para se reintegrar, mesmo não gostando de contato.
Primeiro, se você não gosta de contato e se sente bem como está, não precisa fazer nada além de assumir como se sente mais confortável e deixar claro isso para quem o importunar.
Porém se "não gostar de contato" é uma "desculpa" para se isolar, e se tem interesse em se sentir mais adequado e interessado, sugiro que faça psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo