Insegurança

Feita por >viviane · 14 jul 2014 Autoestima

Sinto que vivo correndo atrás de migalhas de sorrisos das pessoas e quando isso não acontece fico mal, cobrando de mim pensando o que eu fiz. Sinto que fico dependo da aprovação das pessoas, sempre fico puxando assunto. A maioria das vezes, sem querer, não respeito os meus limites. Sempre sou eu que ligo e ninguém faz isso por mim. Aí fico pensando: não vou ligar mais. E depois acabo ligando e isso me deixa muito mal. Às vezes quando não dou a resposta que era para dar fico remoendo e sofrendo com isso.

A melhor resposta 16 JUL 2014

Bom dia Viviane, pelo seu relato, sinto que tem relação com sua autoestima, ela está um pouco baixa. Quando isso acontece, afeta a vida da pessoa, como no trabalho, relação social, etc. Quando estamos com uma boa autoestima, somos mais confiantes, conseguimos lidar com as pessoas, amigos, sem culpa, insegurança, não sentirá culpa de nada. Autoestima é o que você pensa de si mesma. É autoconfiança, autorrespeito, autoafirmação, é sentir confiante e seguro. Bom seria você procurar um psicólogo que poderá explicar melhor e te ajudar. A dica que lhe passo é a seguinte: você ter consciência, usar sua capacidade de pensar, raciocinar, se conhecer melhor. Que tipo de comportamento necessita mudar, aprender a escolher. Temos esse poder de escolha.
Abraço, Jorgete

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

12 SET 2014

Olá Viviane, com certeza, a terapia irá contribuir para o seu crescimento pessoal, pois ela irá contribuir para o seu autoconhecimento. Dessa forma, você se sentirá mais segura, mais fortalecida e com um maior amor próprio. Vai à luta, cuide-se!
Boa sorte, Ana.

Ana Tereza Veloso Costa Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

21 JUL 2014

Olá Viviane!
Sugiro que você procure um psicólogo. Digo isso pelo seu relato, que demonstra uma baixa autoestima diante do social. Com a terapia você poderá criar ferramentas para lidar melhor com o outro e consequentes frustrações. As habilidades sociais fazem parte da nossa forma de se relacionar com o mundo. No seu caso estas habilidades precisam ser treinadas. Acontecimentos passados geralmente são responsáveis por este tipo de pensamento distorcido. A generalização é a consequência, ocasionando a distorção dos pensamentos.
Comece reavaliando a vida e mudando os pensamentos sobre si mesma. Tente enumerar suas qualidades e invista nelas de forma positiva e produtiva!
Abraços,
Katia

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

21 JUL 2014

Bom dia,
Se sentir segura, com autoestima equilibrada faz com que possamos viver uma vida mais feliz e saudável. As pessoas que estão ao nosso redor muitas vezes interferem ou ajudam na forma como nos sentimos. Se você tem pessoas bacanas ao seu redor, não sentirá tanta necessidade dessa atenção, pois sentirá o amor de forma incondicional. Mas se mesmo assim continuar com a carência de atenção e amor, acho interessante pensar na possibilidade de olhar para seu passado e buscar o momento que houve a falta de atenção. E então dizer a si mesma o quanto importante você é. Aconselho regressão, terapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado.

17 JUL 2014

A baixa autoestima faz com que valorizemos mais as outras pessoas do que a nós mesmos. Procure uma terapia para que você tenha autoconhecimento e aprender a se amar e se valorizar.

Keili Gobi Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

16 JUL 2014

Olá Viviane, a insegurança pode estar relacionada à autoestima. Por que não pensa em fazer terapia e descobrir de onde vem essas atitudes e para que elas tem te servido? A terapia faz com que adquiramos confiança e bem-estar. Pense nisso!

Liliam Chaves Pellini Psicólogo em Londrina

2 respostas

16 JUL 2014

Olá Viviane, se faz necessário investigar a sua história de vida e os motivos pelos quais você se comporta e pensa dessa forma. O processo psicoterapêutico irá te ajudar a se conhecer e a lidar da melhor forma com as situações.

Psicóloga Carla De Paula Gonçalves Psicólogo em São Paulo

2 respostas

16 JUL 2014

Viviane,

Você está precisando ser reeducada, algumas crenças que você tem são disfuncionais e estão te causando angústia e sofrimento. Cuide-se!

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo