Hábito de chupar dedo

Feita por >Iris · 30 ago 2023 Abordagem psicológica

Quando eu era bebê eu não mamei, era muito difícil eu mamar segundo a minha mãe. hoje eu tenho 22 anos e chupo o dedo, esse hábito vem desde quando eu era criança. quando eu chupo o dedo me trás um conforto emocional. agora eu gostaria de saber se esse hábito de chupar dedo é por causa do fato de que eu não mamei ou pode ser ansiedade ou algum outro problema psicológico?

A melhor resposta 1 SET 2023

Oi Iris, você em algum momento já presenciou uma criança que quando pequena não quer largar um objeto que gosta muito? Pode ser um paninho, um travesseirinho, um bicho de pelúcia ou boneca, uma chupeta, onde vai quer levar consigo, dormir com seu querido objeto e até ir à escola com ele? Isso é muito comum e até saudável por um certo tempo. Pois bem, chupar o dedo também ocupa esse lugar de objeto, mesmo o dedo não sendo um objeto como um brinquedo ou paninho. Quando a criança é bem pequena precisa demais de seus pais, eles são sua maior fonte de segurança e amparo, mas conforme essa criança vai crescendo ela vai ganhando o mundo, a escola, amigos e professores vão tomando mais espaço em sua vida, sua personalidade vai se desenvolvendo em contato com o ambiente externo, e naturalmente o apego com seus pais vai diminuindo e se transformando, não deixa de ser essencial, mas se modifica, é aí que a criança pode não querer de jeito nenhum ficar longe desse objeto, pois fazer essa transição pro mundo externo pode gerar ansiedade ou medos e o objeto dá conforto e segurança nessa fase do desenvolvimento, só que com o tempo ele vai deixando de ser tão necessário e a criança o esquece, é assim com o brinquedo, a chupeta e o dedo, pois ela passa a sentir mais segura no mundo.
Te contei tudo isso pra você entender que enquanto criança é natural que o recurso do objeto como amparo e segurança ocorra, no entanto, no seu caso, com 22 anos é como se ainda não tivesse conseguido largar esse objeto que serve de suporte e amparo, que pra você é o dedo, veja, não é anormal, apesar de ser incomum na sua idade e acredito que não tenha a ver com o fato de você não ter mamado, mas precisa de atenção e acompanhamento psicológico para que você consiga fazer essa transição de uma fase para outra e definitivamente ficar sem chupar o dedo, e passar a ter segurança em você mesma e no mundo ao redor, sem necessitar que o "objeto" faça isso por você, e a terapia pode te ajudar, já que parece que isso vem te incomodando de alguma forma.
Natalia Fioravante Catellani - Psicóloga Clínica

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

31 AGO 2023

Iris
O chupar o dedo é um hábito, um álibi emocional...
Precisa analisar o que ele está substituindo hoje.
Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

31 AGO 2023

Olá Iris! Esse tipo de hábito, é comum. Fazer ligações diretas com explicações válidas para muitas pessoas, esclarece em partes, mas não personaliza entendimento de forma a contribuir para que você se conheça mais especificamente, enriqueça a si mesma, vivencie melhor tuas possibilidades e potencialidades. Certamente faz conexão com conforto emocional, com busca de bem estar.
Vamos enriquecer entendimento de tua personalidade, identidade, possibilidades e potencialidades?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.