Tenho 21 anos e chupo o dedo até hoje

Feita por >Bianca Roberta Sabel · 10 mar 2021 Problemas psicológicos

Bom, eu tenho 21 anos e desde os 3 anos chupo o dedo.
Geralmente eu tenho esse hábito para dormir ou quando estou cansada ou triste. A sensação é de conforto, mesmo em situações que estou chorando, isso me acalma de uma forma que nada tem o mesmo efeito.
Aos 16 anos desenvolvi crises de pânico e esse hábito me ajudou muito, me acalmava nas crises. Hoje não tenho mais crises de pânico e por vontade eu nunca pararia de chupar o dedo porque é reconfortante, mas terminei meu tratamento dentário que durou anos, não quero voltar a usar aparelho novamente.
Porque isso é tão reconfortante?

A melhor resposta 20 MAR 2021

Olá! Não é tão simples assim responder a essa pergunta, porque ela cabe somente a você. Mas procurando uma analista/psicóloga e iniciando uma terapia, você mesma terá oportunidade de se perguntar sobre isso. Mudar comportamentos implica em poder abrir mão de algo que lhe é caro. Talvez seja o momento de decidir se quer continuar sentido o conforto de chupar o dedo ou se prefere não ter que voltar a usar o aparelho dentário. Além disso, deve ter outro meio de ser reconfortada. A busca por uma terapia pode ajudar bastante. Abraços.

Maria Cristina Dalia Psicólogo em Santos

8 respostas

16 MAR 2021

Bianca seria ideial você fazer um acompanhamento psicológico para entender essa mania que você e descobrir qual fundo emocional de tudo isso.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

16 MAR 2021

Bom ter o seu contato Jéssica!!!

Este seu hábito de chupar o dedo é muito comum, acontece entre outros casos, muitas vezes mesmo antes do bebê nascer, ainda no ventre da mãe já existem registros.

Seria uma boa forma de aconchego e segurança se não fosse pelos efeitos colaterais, como a deformação da dentição e problemas de higiene, devido a manipulação das mãos em contato com vírus e bactérias no dia a dia que podem ser prejudicial a saúde.

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento para trabalhar a sua demanda a fim de que retorne a uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

12 MAR 2021

Bianca, esse conforto pq vc provavelmente se sente protegida. Algo relacionado a sua infância, um momento q vc mais se sentia protegida.
Vc pode procurar se sentir bem de outras formas entendendo q não precisa desse ato p se sentir melhor.
A terapia provavelmente irá lhe ajudar.
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 MAR 2021

Olá Bianca, chupar o dedo é um comportamento que traz conforto e acalanto como você descreveu e algo muito comum em crianças, no decorrer da vida vamos aprendendo outros comportamentos que possam nos trazer essas sensações que nos acalmam. Um processo psicoterapêutico pode te ajudar a entender melhor esse hábito e auxiliar em uma mudança. Se tiveres interesse, estou disponível para conversarmos sobre.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

11 MAR 2021

Olá. Dentro da minha abordagem de tratamento você já reconhece que chupar o dedo te acalma em momentos de tristeza, cansaço ou quando vai dormir. Muitas vezes chupar o dedo é um hábito que alivia sua ansiedade desde criança e você trouxe isso para a vida adulta. A síndrome do pânico é uma ansiedade e medo em alto grau que deve ser trabalhado em você, juntamente com o desenvolvimento de habilidades e novos repertórios comportamentais que diminuam seus sintomas. Na terapia vc vai trabalhar isso é diminuir aos poucos a frequência do comportamento de chupar o dedo. Estou a sua disposição.

Maria Carla Moraes de Aguiar Psicóloga Psicólogo em Brasília

5 respostas

11 MAR 2021

Boa tarde Bianca!
Meu nome é Angélica Damario, psicóloga.
Acredito que nos apegamos com coisas que tragam tranquilidade, isso desde pequenos. As vezes nossos comportamentos estão atrelados à diversas situações, chupar o dedo pode estar sendo um mecanismo de defesa para você. Também acredito que você precisa descobrir o porquê desse comportamento de defesa...
Gostaria de saber mais sobre essas crises de pânico que veio acontecer com você, pois você trás como uma das suas dores. Agradeço o compartilhamento de sua dor e espero que você encontre todas as respostas. Te faço um convite, vamos juntas construir uma caminhada de autoconhecimento?

Angélica Cristina Damario Psicólogo em Hortolândia

1 resposta

11 MAR 2021

Bianca,
o ato de chupar dedo é realmente um grande "aconchego" para os bebês, que não conseguem fazer o uso da linguagem para expressar as emoções. A medida que a pessoa vai amadurecendo, novas formas de enfrentamento vão surgindo. Seria interessante procurar ajuda psicológica para que você possa elaborar suas emoções e encontrar formas mais atualizadas de conforto emocional.

Andrea Miranda Colaço Psicóloga Psicólogo em Recife

2 respostas

11 MAR 2021

Bianca Roberta,
O Chupar o dedo é uma fuga, um habito que adquiriu para compensar uma falta.
Não funciona porque não cura, apenas protela o problema que não se resolve.
Precisa compreender o fato de quando ocorreu e desbloquear a energia emocional.
Precisa fazer psicoterapia para compreender este processo todo.
Algumas sessões podem ser suficientes, se você decidir mudar posturas e enfrentar o medo de se autoafirmar e se responsabilizar por si mesma.

5817 respostas

11 MAR 2021

Olá Bianca, na 1a infância, que dura até os 2/3 anos é comum a criança chupar o dedo, bico. Isso traz conforto. Quando esta prática se estende até a adolescência e/ou vida adulta pode demonstrar algum tipo de carência ou falta. Você mesa se dá conta de que este ato te reconforta. Acho que você deveria buscar apoio psicológico. Na terapia, você irá compreender o que tem te levado a compensar suas faltas com o ato de chupar o dedo e se libertar disso. Você se beneficiará muito do apoio psicológico.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

11 MAR 2021

Bianca, alguns hábitos como esse podem te remeter a um local seguro é reconfortante como na infância, poderia ser o chupar dedo, uma “naninha” de dormir etc, é crucial que você faça terapia, para se desprender dessa ansiedade e insegurança que fazem vc chupar o dedo para se reconfortar.

Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

11 MAR 2021

Olá Bianca! Grato por escrever. Chupar o dedo é um hábito muito frequente. Tem a função de "manter" os tempos de mamar. Representa segurança, foco em nutrição emocional interna. Síndrome de pânico, precisa ser melhor ponderada. Aos vinte e um anos, a maior parte das pessoas não chupam mais dedos, mas muitos colocam outros substitutivos equivalentes, como alcoolismo, roer unha, etc.
Será importante te conhecermos de forma mais inteira para que possamos te ajudar a analisar as ligações entre os vários aspectos que te compõem. Precisaremos saber tua rotina de vida, configuração familiar, tua história, teus hábitos.
Sugiro que passe por análise científica mais detalhada com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

11 MAR 2021

Olá Bianca.
Grata por sua pergunta.
É possível que esse comportamento tenha origem na fase intrauterina quando você ainda bebê por instinto sugava o dedo para preparar a musculatura para a amamentação. A amamentação causa saciedade e conforto. Em outros momentos da vida, mesmo na fase adulta em que se depare com estresse, ansiedade ou qualquer desconforto, inconscientemente vai buscar esse equilíbrio em fases anteriores onde obteve essa resposta imediata e reconfortante de grande intensidade. Embora fora de contexto e que lhe cause estranheza você repete o comportamento na busca de uma sensação que lhe dê maior segurança naquele momento. Busque o apoio psicológico para desenvolver estratégias de enfrentamento e evitar situações indesejadas. Na terapia poderá juntamente com o profissional e sob a ética e o conhecimento científico ressignificar esse sentimento, entender as suas emoções, as causas da ansiedade, como ela influencia no seu comportamento e modificá-lo.
Fico à disposição.
Psicóloga Cognitivo Comportamental Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba