Chupo dedo aos 18 anos acompanhado de tricotilomania .Como parar??

Feita por >Naty · 2 mai 2021 Psicologia clínica

Olá, me chamo Natally e tenho 18 anos. Eu sofro do distúrbio de tricotilomania desde quando eu nasci, e ele veio acompanhado de outro vício que é chupar os meus dedos. Chupo os dois dedos e arranco meu cabelo em um ato involuntário muitas vezes, mas que me causa um certo tipo de prazer. Infelizmente nunca me aprofundei em tratar isso, até pq eu achava que era só uma frescura de criança, mas eu cresci e não consegui deixar isso pra trás, já rasparam minha cabeça até quando pequena, e eu já coloquei cabelo artificial pois algumas partes já estão em evidência a falta de cabelo. Não sei bem como procurar uma ajuda, e que ajuda procurar. Eu sou uma menina muito ansiosa, inquieta, falante, agitada, comunicativa, espontânea... Isso tudo torna mais difícil pois quando eu não tô fazendo nada eu certamente vou arrancar meu cabelo como se fosse um alívio para meu dia estressante. Não sei o que fazer nessa altura, são realmente 18 anos seguidos vivenciando isso e não achei minha solução

A melhor resposta 3 MAI 2021

Olá Naty.
Quanto antes fizer um tratamento, para cuidar da ansiedade e outros sintomas que relatou, melhor pra você. Sua ansiedade pode ser um desencadeante da tricotilomania e de chupar os dedos.
Realmente quando uma pessoa tem o hábito de chupar os dedos ou arrancar os cabelos, tende a piorar se não tem nada para fazer, por isso se faz importante ter atividades que utilize bem as suas mãos e possa ir diminuindo o uso delas inadequadamente. Procure encontrar algum tipo de atividade que goste de executar que possa utilizar as mãos com frequência e diminuir o ritmo do uso inadequado delas.
Busque ajuda psicológica para que não tenha que enfrentar isso sozinha, com acompanhamento fica mais fácil de encontrar soluções. Também sugiro que procure um psiquiatra para avaliar seu caso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 MAI 2021

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

3 MAI 2021

B dia . Vc precisa de ajuda psicológica para esses transtornos. E talvez ajuda com medicamento tbm.
Faça contato com um psicólogo.
Se desejar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 MAI 2021

Olá Naty! Grato por perguntar. Certamente há como parar. Para tanto, precisaremos fazer um levantamento do seu estilo de vida, tua história, identidade, rotina, configuração familiar, ocupações, dentre outros aspectos, para que possamos te ajudar de forma científica e eficaz.
Você quer parar, isso é um passo importantíssimo.
Algumas informações, provavelmente você mesma percebe:
- Ocasiões em que esse comportamento não desejado acontece menos;
- Situações em que esse comportamento acontece mais;
- Planos, sonhos objetivos e metas que poderão ser postos em prática.
Aconselho que veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica com abertura mental, persistência e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo das pandemias (Covid - notícias falsas) façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.