Como parar de chupar o dedo

Feita por >Bia · 14 jan 2020 Problemas psicológicos

Bom eu tenho 24 Anos e ainda chupo o dedo já tentei de muitas maneiras diferentes e nesse momento está prejudicando o meu tratamento dentário. Obs chupo desde os meus 6/7 anos minha mãe jogou minha chupeta no Rio e acabei pegando o dedo. Me ajude por favor

A melhor resposta 22 JAN 2020

Olá Bia!
Aos 24 anos, você é uma jovem no início da fase adulta. Não sei seu histórico de vida e o que você faz no momento, porém, baseado no que você escreveu, a sua mãe foi imprudente e disfuncional na forma que usou para fazer com que você deixasse a chupeta. Pelo que notamos ela "não conseguiu", apenas mudou o objeto de prazer. Ficou gravado no seu cérebro que chupar chupeta ou o dedo, te dá prazer, segurança e alívio. Não sei o que você sente se não cumprir com o ato de chupar o dedo, acredito que se sente ansiosa e angustiada ou insegura, etc. Por isso a dificuldade de parar de fazê-lo, porém, saiba que os seus pensamentos que te impulsiona a realizar, são disfuncionais, não racionais e não assertivo. Você está sendo enganado por seus pensamentos influenciados por conteúdos inconscientes e irracionais de que chupar o dedo dá prazer.
Faça a respiração diafragmática com frequência e pratique a técnica acalme-se. Duvide e critique os seus pensamentos. São eles que te induz ao ato.
Verifique a veracidade dos seus pensamentos e se são baseados em evidência.
Enfrente-os e se liberte, saiba que o seu inimigo está dentro de nós e não fora.
Força Bia. Boa sorte.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

21 JAN 2020

Bom ter o seu contato Bia!!!

De acordo com o seu relato esta interrupção mal resolvida na infância demonstra uma certa carência afetiva e que precisa ser resolvida, um vazio que não consegue ser preenchido, a falta do objeto transicional, e neste período da infância no qual fazia uso da chupeta há um certo tempo mítico em que tem todas as necessidades são satisfeitas pela mãe, e que seria o retorno a essa experiência de satisfação que se busca sem jamais encontrar, um certo psicotrauma.

Sugiro, se for do seu interesse, buscar o atendimento de um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho de reprocessamento e dessensibilização que pode contribuir para um retorno a uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

21 JAN 2020

Bia tudo bem?

Creio que uma terapia vai te ajudar pois você precisa entender primeiro os mecanismo de defesas que usa ou os gatilhos que despertam essa vontade incontrolavél de chupar os dedos.
Abraços!
Psico Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

17 JAN 2020

Boa noite!

O interessante é agendar um horário para que seja analisado o seu caso pessoalmente.
Estou a disposição para ajudar você.

Abraço!
Keila Ribeiro.

Keila Ribeiro Psicólogo em Goiânia

1 resposta

16 JAN 2020

Olá Bia...
O Bico é usado para compensar a falta do seio... para a criança, o seio não é só fonte de alimento mas de segurança, carinho e amor. Depois, os adultos não toleram o choro da criança e oferecem um bico seco para distrair a criança e fazê-la calar.
Hoje tu está com 24 anos e precisa se dar conta das tuas necessidades e realizá-las.
Hoje, tu mesma tem que ser mãe para ti mesma, pai de ti mesma, podes realizar todos os teus desejos.
Basta que ousas fazer, basta que contradiga as proibições impostas pela moral, pelos costumes, pelos valores sociais.
Hoje, não se justifica mais chupar o dedo... verifique o que queres compensar, chupando o dedo?
Se não conseguir, faça psicoterapia para resolver isto.
O problema não é chupar o dedo... o problema é que enquanto chupa o dedo não realiza uma ação que te seria muito gratificante.

5817 respostas

16 JAN 2020

Olá Bia, por seu relato é você descreve um hábito, que te acompanha a muito tempo. Entretanto a compulsão por praticar este ato provavelmente tem causas, psicológicas que pode ser tratadas em psicoterapia. Recomendo que procure um Profissional Psicologo que possa avaliar com mais detalhes e orientar seu tratamento.

Everaldo S. Santos Psicólogo em Cuiabá

5 respostas

15 JAN 2020

Ola Bia, como estás? Muito interessante seu caso! Muito mesmo, mas a forma que consigo te ajudar é dizendo pra você procurar um tratamento psicológico na área da psicanálise, para entender o que subjetivamente se passa com você. Tenho certeza que você encontrará o que precisas. Espero que dessa forma tenho te ajudado e me coloco a disposição.
abraços

Cleide Marchiotti Psicóloga - Psicanalista Psicólogo em Maringá

27 respostas

15 JAN 2020

Olá, pode ter várias questões relacionadas ao hábito de chupar o dedo. Precisa de uma avaliação paga verificar.

Fabiana Pereira dos Santos Psicólogo em Feira de Santana

6 respostas

15 JAN 2020

Olá Bia! Chupar o dedo é algo que não é raro. No seu caso, você sente como prejudicial ao tratamento dentário. Causa dores? Causa vergonha? Será que você chupa na hora em que está ansiosa? O fumante quer fumar nas horas ansiosas, de sensação de desamparo, para fugir das situações difíceis. Será interessante ponderar a função psicológica do ato de chupar o dedo. Também será interessante você ponderar sobre sua autoestima, assim como ponderar sobre a organização de suas metas e rotinas. Para tanto o psicólogo terá os instrumentos técnicos para te ajudar. Um abraço: Ary Donizete Machado.