Gostaria de saber como funciona a terpia com EMDR

Feita por >Lucas Braga · 27 fev 2015 EMDR

A melhor resposta 27 FEV 2015

Sigla em inglês que significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Trata-se de uma técnica de psicoterapia relativamente nova projetada pelos psicólogos para reduzir traumas, ansiedade, sintomas despressivos ou para melhorar o funcionamento global de saúde mental. O EMDR tem mostrado extremamente eficiente no tratamento de inúmeros problemas psicológicos e emocionais, especialmente relacionados a eventos traumáticos. Promove a ativação de mecanismos de cura do cérebro através da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e/ou tátil).
Este tratamento só poderá ser aplicado por um psicoterapeuta certificado em EMDR. EMDR é um trabalho complexo que exige o conhecimento da história clínica do paciente, desenvolvimento de uma relação empática terapeuta/cliente e a preparação do paciente para o EMDR em si. Os movimentos são realizados em conjunto com a psicoterapia, para ajudar o cliente a integrar os traumas processados. O processamento acelerado de informações propiciado pelo EMDR é feito de forma particular, ou seja, cada um irá processar suas associações, baseada em sua experiência pessoal e seus valores. Os estímulos bilaterais são repetidos até que a lembrança deixe de ser perturbadora e possa ser associada a pensamentos e crenças pessoais mais positivas.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 MAR 2015

É uma psicoterapia que acelera a dessensibilização e a elaboração dos processos psíquicos traumáticos ou impactantes da vida do paciente.
Deve ser aplicado por um psicoterapeuta especializado.
Funciona através dos movimentos rápidos olhos e da relação terapeuta paciente visando " tocar" corpo, mente e emoções.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

2 MAR 2015

Completando nosso colega Leonardo, você também pode encontrar mais informações no site da Associação Brasileira de EMDR (www.emdr.org.br).

O processamento adaptativo de informação (PAI), definido pela Francine Shapiro como o mecanismo básico de funcionamento do EMDR, é um processo inerente do ser humano. É nossa capacidade de processar eventos e memórias em busca de um entendimento mais adaptativo. Por diversos motivos, esse processamento pode ser bloqueado em determinadas memórias e processos. O objetivo do EMDR é reativar esse processamento de forma direcionada e assista no processo psicoterapêutico.

O PAI, inicialmente chamado de processamento acelerado de informação chamou a atenção inicial pela sua velocidade, reduzindo o tempo do processo de cura ou tratamento. Com o tempo a perspectiva adaptativa foi ganhando força ao mostrar a consistência e manutenção dos resultados alcançados.

Anônimo-237662 Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

2 MAR 2015

Olá Braga!
O EMDR é uma sigla em inglês, que significa Reprocessamento e Dessensibilização por Meio do Movimento dos Olhos, o que isto quer dizer: é uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, não só pela movimentação dos olhos, mas também podendo ser aplicado por sons e toques alternados, aplicado por um profissional habilitado nesta prática, pois em alguns casos existem restrições e deve ser evitado. Tratando os traumas ocasionados por fatores diversos, dos mais simples aos mais complexos, como medo de barata, elevador, dirigir, água, avião, pânico, lugares escuros, enfim, até traumas de guerra. Considerando que os traumas não processados, normalmente quando dormimos (sono REM), precisam de uma ajuda profissional. O que acontece, aquilo que nos perturba e não é processado e fica (sempre presente) incomodando... não se percebe, mas esta incômodo está em um hemisfério do cérebro, precisando passar para o outro hemisfério que tem as funções pra isto, do reprocessamento e da dessensibilização. Exemplificando, pense que você está com um copo de suco de açaí na sua mão, uma cor escura, forte concentrada, o que aconteceria se você despejasse este líquido em um oceano? Com certeza desapareceria e ficaria dissolvido e claro como as águas do mar! Muitas vezes a pessoa não sabe onde está este oceano na sua mente, ai entra o profissional habilitado que conhece o caminho... O trabalho com o EMDR por um profissional qualificado faz isto acontecer, ajuda a encontrar o caminho, reprocessa e dissolve os traumas existentes. O assunto é um pouco mais complexo, procurei simplificar sem mencionar as partes do cérebro que fazem está função. A pioneira deste trabalho (final da década de 80) é a psicóloga norte-americana Francine Shapiro. Espero ter esclarecido a sua pergunta.

Psicólogo Carlos

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba