Gostaria de conhecer testes psicotécnicos para concursos

Feita por >renato305555 · 17 out 2019 Testes psicológicos

estou concorrendo num concurso onde irei fazer um exame teste psicotécnico, gostaria de conhecer ou estudar alguns métodos ?

A melhor resposta 18 OUT 2019

Renato, gostaria de conhecer ou gostaria de fazer!
Se fizer concurso, vais fazer e vais conhecer. Se pretende conhecer para se preparar para concursos, sabes que não funciona. Aliás, te dificultam porque vais fazer preocupado e os resultados sãem piores ainda.
Relaxa e faça os testes específicos, eles apenas atestam habilidade para o cargo ou não.
Pior seria exercer o cargo sem ter condições. Ajuste o concurso aos teus talentos.
Olhe a porcaria que o STF está fazendo por estarem em funções pessoas indolentes.

5817 respostas

13 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então pode a gendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 OUT 2019

Olá Renato,

O meu nome é Daniela Martins e sou psicóloga. Vi seu post e tentarei te ajudar.
Bom, a partir do momento em que tem acesso aos teste afim de estudá-los, o mesmo perde o seu valor.
O uso de testes psicológicos são restritos ao psicólogos, ou seja, ninguém pode te ensinar a respondê-los.

Veja um trecho de uma nota publicada pelo conselho federal de psicologia a respeito de questões relacionadas ao interesse de vários candidatos ao concurso público:

O juiz da 21ª Vara Federal do DF entendeu que conforme legislação vigente, “os testes psicológicos são de uso restrito a psicólogos e para serem aplicados e/ou comercializados devem ser aprovados pelo CFP”. Para ele, a permanência da divulgação desses testes psicológicos em ambiente virtual é grave, comprometendo, assim, a sua qualidade psicométrica. Ele esclarece em seu despacho que o candidato, “ao tomar ciência antecipada de seus métodos e critérios avaliativos, vai retratar uma personalidade treinada para o acerto, camuflando, assim, eventuais distúrbios e/ou incapacidades psicológicas para determinadas funções públicas”.

Isso que dizer que infelizmente, esse tipo de ajuda você não poderá obter, nem aqui e nem em nenhum outro lugar.

Boa sorte!

Psicóloga Daniela Martins Psicólogo em Brasília

15 respostas

18 OUT 2019

Ola Renato as empresas costumam aplicar alguns testes para avaliar e identificar as caracteristicas do candidato. Podem usar o ADT que é a avaliacao de tempo, o teste Palografico que identifica traços de personalidade ou o AC atençao concentrada. Te desejo boa sorte. Espero.ter ajudado. E se voce achar que o acompanhamento psicologico te ajudara entre em contato.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

18 OUT 2019

Bom dia Renato,
Olha nós não podemos ensinar a fazer os teste , o que pode ser feito é ajudar você a trabalhar algumas questões que pode melhorar sua resposta,
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

18 OUT 2019

Oi, Renato! Os testes psicotécnicos servem para identificar ou medir determinadas características relacionadas ao indivíduo, então não precisa estudar. Caso você saiba previamente de como funciona o teste, isso deturpará o resultado, ou seja, obterá um falso resultado que não representará a realidade, assim você poderia ser escolhido para algum cargo ou função que pode não ser correspondente à sua personalidade, por mais que possa entender o contrário agora, e possivelmente a gerar uma futura insatisfação não somente de sua parte, mas do setor no qual você trabalhará. O aconselhável é você ir fazer o teste tranquilamente e tentar responder ao teste de acordo com a tarefa solicitada e conforme entenda ser a melhor resposta.
Em complemento, informo que o psicólogo trabalha também com orientação profissional, na hipótese de ter dúvidas com relação a que profissão pretende exercer no mercado de trabalho. Bom exame, Renato!

Wesley A. Lino Psicólogo em Belém

5 respostas

18 OUT 2019

Renato, bom dia.
Você não poderá conhecer e estudar testes, exceto se for estudante de psicologia. Os testes são restritos aos psicólogos e, somente estes, podem fazer uso, aplicação e manuseio dos testes. Caso não respeitamos essa diretriz, somos passíveis de penalizações por parte do CFP.
Abraços
Patrícia

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul

38 respostas

18 OUT 2019

Olá Renato! Grato por participar. Acontece com frequência, demandas assemelhadas às suas; acontece que não gera resultados esperados por quem quer conhecer. Caso isso acontecesse, esses instrumentos de avaliação seriam muito frágeis e controláveis, tornando sua utilidade questionável. Não se consegue conhecer e controlar as formas de lidar com os instrumentos de avaliação, nem se ponderar a direção do atendimento aos perfis que os selecionadores consideram importantes. São muitas variáveis envolvidas. Você pode sim, aprimorar seu entendimento das interações sociais, de Lógica, de História, Matemática, Geografia, Inglês, Arte, Conhecimentos Gerais, Biologia, dentre outros. Um abraço: Ary Donizete Machado.