Frustração extrema

Feita por >Saulo · 14 abr 2022 Orientação profissional

Tenho 27 anos, tive dois empregos em 8 anos mas só ia trabalhar porque era "obrigada". Nunca quis estudar nada nem um cursinho, não tenho vontade de enfiar mais nada na cabeça, parece não ter espaço. Hoje, desempregada, reflito e vejo que nem consigo pensar em algo que goste ou me imagine fazendo no futuro. Tenho muito medo de ficar coroa dependendo de trabalhos ruins. Fora que, na adolescência, enchi meu corpo de tatuagens desnecessárias que hoje claramente me impedem de concorrer justamente (e também me desanimam ainda mais sabendo que ainda há preconceito). Não tenho nem dinheiro pra conversar com psicólogos. Me sinto um nada, e a vontade de não fazer nada só aumenta a cada vez que vejo pessoas ganhando dinheiro a rodo fazendo musicas ruins, coisas estúpidas na internet ou só por ser bonita. Isso é só ser estagnado e conformado?

A melhor resposta 17 ABR 2022

Olá Saulo, espero que esteja tudo bem com você!

Saulo, na verdade você está inconformado com sua atual situação, e expressa isso muito claramente em seu relato. Todos nós, sem nenhuma exceção, passamos por momentos desafiadores em nossas vidas, e são nesses momentos que são nos oferecidas oportunidades de rever nosso caminho até determinado ponto, avaliar como procedemos, identificar erros e acertos, e traçar um novo planejamento para seguir adiante. Eu compreendo, pelo seu breve relato, que você está justamente neste ponto de reavaliação do passado, e projeção para o seu futuro. Tenha claro que neste momento, que é muito valioso, você pode projetar sua vida, para concretizar o futuro que você deseja para si. Mas tenha claro que é preciso consciência dos próximos passos que você quer dar, comprometimento com as tuas metas e objetivos, e consistência no teu caminhar. Tenha em mente também que o lugar que você quer estar, que é o oposto deste que você se encontra atualmente, não surgirá da noite para o dia em sua vida. Tenha clareza de que ela irá vir a medida que você progride em seus objetivos e suas metas, como uma subida de uma escada, onde subimos um degrau por vez. Mesmo que esse degrau possa parecer pequeno, ele deve ser encarado como algo importante dentro de um processo maior, e deve ser comemorado quando ultrapassado. Uma sugestão que te dou, considerando esse momento em que você se encontra, é que você busque cursos de formação, e amplie sua formação educacional, além de se unir com pessoas que possam te inspirar a fazer coisas boas e progredir. Hoje em dia, existem muitos cursos gratuitos na internet, e que fornecem certificados. Porém, procure fazer isso de maneira direcionada. É neste ponto que talvez um Psicólogo possa te ajudar, a te orientar profissionalmente para você iniciar uma carreira profissional dentro de uma área que seja mais adequada para você, considerando suas habilidades. Não desperdice o seu tempo olhando para o passado e se lamentando de escolhas não tão adequadas que você realizou, pois não será isso que fará você possuir o que deseja em sua vida. O futuro, para ser construído, precisa muito mais de ação e proatividade, do que de reclamação e a constante afirmação de uma autoimagem depreciativa sobre si próprio. A escolha está apenas em suas mãos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 ABR 2022

Olá!
Veja, se você se refere a estar conformada como algo que te levou ao ponto em que está hoje, talvez não faça tanto sentido, porque se você estivesse realmente conformada, não teria problemas em aceitar a situação em que se encontra hoje. Claro, se conformar pode ser uma possibilidade de deixar de sofrer pela sua situação atual, se essa tendência estiver em você. Por outro lado, se você não consegue se conformar, será realmente necessário uma mudança radical de postura dedicando um empenho maior, primeiro no sentido de descobrir no seu âmago o que você deseja fazer da sua vida; segundo no sentido empregar grandes esforços a fim de obter o que deseja.

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

15 ABR 2022

Olá Saulo,
Conciente ou não, dormindo ou acordado, somos responsáveis por nós mesmo!
Voce escolheu estar assim e agora, com responsabilidade terá que refazer o seu percurso e se responsabilizar pelos resultados.
Como será seu futuro? De acordo como vive o seu presente. Se teve uma história que se arrepende, tá bem, foram experiências que geraram estes resultados. Agora, estando nestes resultados, podes escolher viver de outra forma, mas tudo depende de suas escolhas e decisões. Não existe mágicas. Colhe-se o que se planta.
Se escolhe plantar bananeiras, vai colher bananas.

5817 respostas

15 ABR 2022

Olá Saulo! Grato por escrever. Teu texto reflete um fechamento para a reciprocidade com a sociedade. Não precisa haver a ditadura da faculdade ou do trabalho passivo e submisso, mas precisa haver alegria e realização e dedicar se a algum trabalho, que se faça valioso para pessoas, é necessário. Não há nada grátis. O dinheiro, no entanto, precisa ser complemento, mas não a parte principal, escravizadora. Trabalhos na área das artes, jardinagem, comidas, esportes, beleza, podem ser enriquecidos e diferenciados sem implicar estudos sistemáticos ou obrigações rígidas, mas o fazer com afeto, profundidade, alegria e realização, serão muito importantes.
Pondere.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas - não se esqueça da Covid, nem da dengue.)
Sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

15 ABR 2022

Boa noite Saulo
Tu poderia um pouco a cada dia pensar em coisas que gosta e que não gosta , anote palavras que vem a tua mente sempre que pensar em ti.
Tu vai te conhecer melhor e conseguirás encontrar o que te faz feliz.
Em relação às tatuagens o preconceito diminuiu comparado a alguns anos atrás se estiver feliz contigo mesma e quando te conhecer melhor terá mais oportunidades.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre