Filha roubando

Feita por >Morgana · 10 mai 2017 Adolescência

Minha filha tem quase 17 anos e acho que ela esta me roubando ja ha algum tempo, eu pergunto e ela nega na maior cara lavada, nao sei o que fazer, estou desesperada, acho muita falta de consideraçao com a familia, muito triste tudo isso, me ajude por favor, obrigada.

A melhor resposta 10 MAI 2017

Oi Morgana,
Imagino seu sofrimento nessa situação.
Mas eu fico pensando até que ponto você quer mesmo saber o que se passa com sua filha... você a confronta, ela nega e o q vc faz em seguida?
E o pai? Como se comporta nessa situação?
Será q a sua postura é acusatória ou acolhedora? você pergunta se ela está precisando de ajuda?

Você não nos forneceu muitas informações importantes para orientarmos.

De qq forma, deixo as perguntas acima para sua reflexão. Se a forma que você tentou até hoje, de fazer com que ela se abrisse, não funcionou. Tente de outro jeito. Suavize. Acolha. Ame!

Desejo boa sorte!
Erica Taylor
Psicóloga clínica
Niterói Icaraí

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

12 MAI 2017

Olá Morgana!
O roubo pode ser sinal de situações muito sérias como: dependência química, cleptomania, transtorno de conduta, entre outros.
O ideal é que você converse abertamente com ela e forneça acompanhamento psicológico.
Além de causar muito desconforto na relação que possuem, pode tomar proporções maiores, levando sua filha a ter graves prejuízos.
Tente encarar como alguém que realmente está precisando de ajuda e como mãe, talvez você seja a pessoa mais indicada para tomar providências.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 MAI 2017

morgana!!!!! saudaçoes!!!!!!! leve sua filha ate uma psicologa. precisa de ajuda psicologica, ok? sou sandra elena carosio-psicologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

11 MAI 2017

Olá Morgana,
Você descreveu uma situação muito complicada e que gera diferentes sentimentos em relação a sua filha. Felizmente você escreveu pedindo ajuda para isso, demonstrando que quer auxiliar sua filha nesse momento e tentando encontrar uma solução. Para tanto espero que você tenha apoio, pode ser o pai, um familiar, uma amiga para não ficar sozinha. Outro ponto é que com essa idade muitos adolescentes podem ter comportamentos muito fora do esperado, numa tentativa de serem vistos e cuidados pelos seus pais, o que você demonstra já estar fazendo. Tente conversar com sua filha, sem tanta cobrança, perguntar sobre sua rotina, sobre o que ela precisa e também sobre a necessidade de procurar um profissional que a ajude com isso. Com um psicólogo ela pode conversar e refletir sobre seus atos e daí poder conversar com você, talvez esse seja o caminho. Espero ter ajudado. Abç

Psicóloga Iara Giraldi Psicólogo em Curitiba

26 respostas

11 MAI 2017

Morgana,
Acho importante que você converse com dia filha de forma aberta e fique atenta a outros comportamentos dela. Seria de grande ajuda se vocês buscassem auxílio profissional de um psicólogo.
Atenciosamente,
Fernanda Guadagnin
Psicóloga Especialista em Terapia Cognitiva

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

11 MAI 2017

Morgana,
são fundamentais para a sobrevivência e quando não conseguimos obter carícias positivas podemos nos contentar até mesmo com as carícias negativas pois ainda é melhor receber algum tipo de reconhecimento do que ficar fadado à indiferença.
Esse comportamento é necessidade de carícias, quer chamar atenção de alguma forma, se não está conseguindo pelo bem, vai pelo mal mesmo.
O que importa é RECEBER atenção, não importando se for negativa ou positiva. É como beber água poluída, pois a necessidade extrema faz com que desconsideremos as qualidades prejudiciais da mesma. Entende?
Sua filha busca atenção, pede socorro por alguma situação que está vivendo de sofrimento ou necessidade. Busca Carícias Negativas porque não sabe buscar as Carícias Positivas ou tentou e não recebeu socorro.
Em primeiro lugar, converse francamente com ela. E seguidamente, procure orientação de um psicólogo na sua cidade. Com certeza poderão identificar a raiz desse comportamento e auxiliar em estratégias para mudança.
Fico à disposição para conversar,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville