Fico ansiosa só de pensar em ir na terapia

Feita por >Bianca · 28 abr 2020 Ansiedade

Oi, boa tarde. Eu venho frequentando a terapia há tempos devido ao meu problema de ansiedade generalizada e síndrome do pânico. Na primeira vez, eu fiquei com uma terapeuta que eu não gostava muito, eu não conseguia me abrir, escondia dela que tinha crises, e no final eu acabava tendo que lidar sozinha, então sai. Mas no início desse ano, eu voltei a ter recaídas muito fortes, então resolvi voltar com outra. Já com essa nova, eu senti uma conexão muito maior, porém ultimamente isso vem acabando, de alguma forma. Venho sentindo exatamente a mesma coisa que eu sentia com a outra. Eu me irrito com o que ela fala, e já cheguei a ter crises no meio da sessão, fico nervosa de pensar o que vou falar pra ela na próxima semana e só pensar em terapia me deixa mal. Eu tento me ajudar, mas será que isso é a doença falando por mim, ou simplesmente não me encaixei com essa também?

A melhor resposta 29 ABR 2020

Oi, Bianca!
A terapia é um processo longo e muitas vezes muito difícil àquele que se submete a ela. Continuar com o trabalho terapêutico exige muito de todas as partes envolvidas, e diz de uma aposta e persistência sua sobre você mesma. Existem dias que você sairá leve e outros que não serão tão maravilhosos assim. Diante dessa situação que relata, pode ser interessante refletir: o que te leva mesmo assim a continuar indo às sessões? Quais são suas expectativas sobre o tratamento?
Se a pessoa de sua terapeuta está causando interferências em seu tratamento, pergunte-se: quais efeitos ela têm gerado em mim? E por que não levar essa questão que você se queixa para o consultório? Sua terapeuta provavelmente saberá lidar muito bem com isso. Acredito que simplesmente mudar de terapeuta pode não ser a solução mais adequada, pois isto pode se tornar uma movimento de repetição que passa despercebido, ou seja, você não conseguirá dar sequência ao processo terapêutico, sempre sentindo-se tentada a mudar de profissional.
Espero ter ajudado.

Thamiris Traspadini Psicologia Psicólogo em Vitória

4 respostas

29 ABR 2020

Olá, Bianca! Às vezes é difícil mesmo conseguirmos expressar nossas emoções, né? Mas a psicoterapia é um espaço para isso. Sua psicóloga deve estar preparada para ouvir de você que está insatisfeita ou indisponível em relação à própria terapia. Deixar estes sentimentos sem expressão dentro de você contribui um pouco para os processos de ansiedade. Minha sugestão é que você se abra com ela a respeito disso. Parece meio tenso, mas a gente tende a julgar muito antes de ter a experiência. Geralmente vem uma sensação enorme de ter "tirado o peso das costas" quando a gente consegue se expressar inteiramente naquilo que sentimos. Espero que possa ser um caminho possível para você e que o enfrentamento destas questões possibilite outros atravessamentos. Um abraço e boa sorte, tá?

Mário Silveira Psicólogo em João Pessoa

16 respostas

29 ABR 2020

Olá Bianca tudo bem?
A terapia é um processo, como um processo as vezes ela é tranquila, as vezes um pouco mais tumultuada, afinal estamos falando de sensações e sentimentos e trabalhar essas questões é muito difícil. Sobre a terapeuta, não tenho direito de falar dela, não a conheço, mas converse com ela a respeito dos seus sentimentos, do que tem sentido e das dificuldades que tem, talvez isso ajude no trabalho de vocês. A terapia é um local que deve ser seguro pra você, um abrigo onde você falará do seu mais íntimo e profundo, local onde irá trabalhar as suas dificuldades, deve ser local de reflexão, afinal se não refletir sobre seus atos e sua vida não poderá evoluir. Mas acima de tudo a terapia deve ser um lugar onde se sinta bem, acolhida, protegida. Espero ter te ajudado.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo