Fazer o que me traz dinheiro ou o que me faz feliz?

Feita por >Laura · 2 mai 2016 Orientação profissional

Olá, trabalho há 1,5 anos como estagiária em uma agência na cidade onde vivo. Como o estágio é no período matutino e eu curso graduação no período noturno, estava com as tardes vagas. Então, comecei a trabalhar no canal de televisão acadêmico como voluntária. Em julho eu iria receber uma bolsa no valor de R$600,00. Porém, ontem recebi uma proposta de promoção na agência em que trabalho (R$ 1.400,00 + VT + VR), mas não gosto muito do setor em que atuo e nem dos gestores da organização. Já no canal eu sou muito feliz, cuido da parte de roteiro, apresentação e edição das matérias do programa, e eu realmente sei que devo me aprofundar nesta área.

Antes de receber a proposta da agência, eu pensava em estagiar pela manhã (R$ 400,00 + VT) e aguardar até julho por essa bolsa (R$ 600,00). Mas agora não sei o que eu faço, já que a minha família está passando por muitas dificuldades financeiras, além de eu no futuro sonhar com um intercâmbio voluntário para aprimorar o meu inglês. Vale a pena continuar na agência e trabalhar mais um ano para ajudar minha família e realizar um intercâmbio (mesmo que 70% de mim esteja infeliz), ou vale mais eu continuar trabalhando na televisão, aguardando uma bolsa (70% de mim feliz)?

A melhor resposta 3 MAI 2016

Boa noite! É muito importante está sua colocação, mas de uma maneira bem simples, ambas as escolhas terão consequências. Você já fez a sua escolha, mas teme a questão financeira familiar e sua satisfação pessoal, é importante colocar em questão qual das escolhas está disposta a enfrentar, ou seja se responsabilizar.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

4 MAI 2016

Olá Laura, realmente tomar uma decisão nunca é fácil, fica o medo de um possível arrependimento, além do fato de nos remeter a um estado de solidão. Decidir é algo que tenho que fazer de dentro para fora, exige introspecção e por isso é um processo solitário.
Alguns acreditam que a melhor escolha é eu ouvir meu coração e fazer aquilo que me traz felicidade. Outros acreditam que se eu ganhar mais hoje, amanhã terei mais possibilidades de ir em busca do que me realiza. Outros ainda acreditam que é a segurança financeira que realmente trará a paz de espírito e assim, a felicidade.
Pelo seu relato, percebo que é ainda bem jovem e que tem a vida inteira pela frente. Então quero lhe dizer que, você tem tempo para se arriscar, não precisa ter medo de errar, porque terá chance de recuperar-se do erro. Mesmo errando, estará crescendo, agregando experiências, enfim, vivendo a sua vida. Você não precisa acertar sempre, isso nem é possível. Não tenha medo de optar pelo que é mais importante para você neste momento, talvez em outra fase da vida, você faça outras escolhas. Talvez. Mas esta escolha deve ser feita hoje e com as prioridades e necessidades que você tem hoje. Espero ter lhe ajudado.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

4 MAI 2016

Bom dia, pois é encruzilhadas aparecem sempre na nossa vida é hora de parar e pensar como queremos viver em um futuro próximo e em um futuro mais longe. Tudo é possível com planejamento de carreira. Você já tem todos os dados na mão tem que planejar...pode ter um trabalho não tão satisfatorio e com os recursos deste se preparar para uma jornada profissional de maior realização. Pode procurar um profissional q trabalhe com planejamento de carreira para construir e juntos esse futuro.

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

4 MAI 2016

ola laura!!! saudaçoes!!!! vc ja tem a resposta,ok? siga seu coraçao!!! fazer as coisas só por dindin é fria!!!! tenho certeza que neste trabalho que vc esta , vc em breve sera mais reconhecida e vc nao vai se arepender, ok? um abraço fraterno , sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

4 MAI 2016

Laura, você demonstra ser responsável e comprometida, além disso se preocupa com o bem estar da família e ao mesmo tempo com o seu futuro.
Você poderá sempre ajudar a sua família na medida das suas possibilidades financeiras sem que, com isso, precise abrir mão do que ama fazer e de seus sonhos.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo

53 respostas

3 MAI 2016

Olá Laura!
Na vida as vezes temos que fazer escolhas e as vezes fica realmente difícil decidir qual delas é a melhor. Seria interessante que você colocasse as duas a sua frene e verificasse qual delas realmente vale a pena nesse momento!
Eu diria se essa vale a pena financeiramente e eu estou precisando do dinheiro será que se eu juntar um bom dinheiro agora depois eu poderia fazer igual a outra coisa que mais gosto?
Vou lhe dar um ex: uma vez um vizinho me perguntou minha paixão é andar de moto, mas também quero comprar uma máquina para montar minha empresa, eu disse a ele, se você montar a empresa ela vai te trazer o dinheiro e com mais dinheiro depois você poderá comprar quantas motos quiser. E assim foi hoje ele possui a empresa e 2 motos! Pense nisso uma coisa pode levar a outra mesmo que seu sonho não seja realizado hoje, você chegar até ele por outras vias.
Grata!

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

3 MAI 2016

Laura,
parece que o que te faz feliz, em breve vai te trazer dinheiro. A questão é ter recursos enquanto isso não acontece. Já pensou em buscar ajuda com outros familiares ou ficar no querido estágio e ganhar dinheiro de outra forma?

Tânia Maria Magalhães Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

3 MAI 2016

Penso que no fundo tu estás colocando uma questão que já está decidida por ti e teu coração. Essas questões são realmente complicadas e deixam muitas pessoas em dúvida, mas ainda não vi alguém que tenha feito o que gosta e tenha se arrependido. Sei que a questão financeira pesa, mas é importante que tu possas colocar na balança o que mais pesa, pois de verdade a decisão será tua e de mais ninguém, visto que a vida é tua e de mais ninguém.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

3 MAI 2016

Boa noite Laura, você esta passando por um dilema que trás sim uma certa angústia. Vejo que você é uma pessoa que planeja seu futuro, busca qualificação e isso é muito bom... ajudar nas finanças ou face e o que gosto. Se a questão fosse apenas financeira, sei que que já teria resolvido. Você deve pesar agora os dois lados, converse com seus familiares aposto que te ajudarão bastante na resolução desse dilema. Qualquer coisa estou a disposição. Felipe Vasconcelos

Felipe Vasconcelos Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

3 MAI 2016

Boa noite Laura. O trabalho precisa ser nossa maior distração. O financeiro é consequência dos bons resultados dele. Fazer algo que não há identificação torna-se cansativo e frustrante. Acho que sabes a resposta. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

2 MAI 2016

Laura, bom dia. Você sabe o que fazer, mas está resistindo em assumir a tua felicidade, mas nem sempre a busca pela felicidade está desvinculada de sentimento de culpa, por exemplo. Havendo esta dúvida, eu sugiro a busca por um tratamento psicológico para que você consiga lidar com essas questões.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André