Falta de Sentimentos/ Propósito - Anedonia.

Feita por >Cicero Tadeu Firmino de Lucena · 5 jun 2024 Desenvolvimento pessoal

-Recentemente encontrei uma carta com uma lista de metas que eu havia escrito a 4 anos atrás ela foi escrita no meu aniversário de 20 anos.

- Na mesma eu escrevi uma mensagem para mim mesmo me questionando se 4 anos depois eu teria ao menos conquistado 5% daquilo que eu queria em 2020. Mas ao ler esta mesma carta ( que em seguida eu a queimei ) fiquei me sentindo péssimo pois não havia cumprido nem 0,1% dos objetivos descritos e por mais que digam que as coisas não estão sob meu controle isso me deixa mais bravo pois 99,9% das coisas que havia escrito dependiam somente do meu próprio esforço e perseverança e o que eu fiz durante esses 4 anos?
Nada, não evolui em nenhuma área e hoje a conta veio coisas que havia prometido a mim mesmo dedicar um tempo para aperfeiçoar estão se mostrando necessárias e não tenho capacidade cognitiva, física e nem psicológica de faze-las. Hoje com toda a certeza eu poderia estar ganhando muito bem se eu não estivesse assim porém pago o preço hoje me mato de trabalhar para ganhar pouco não tenho tempo para minha noiva para o relacionamento muito menos para mim.

- Ultimamente venho me sentindo vazio sem sentimentos e sem visão para o futuro e isso compromete meu relacionamento pois a minha noiva quer formar uma família ter um futuro estável e por mais que eu me esforce sei que não conseguirei dar isso a ela. E ela percebe isso e tenta me animar só que como um "dementador" eu me vejo sugando as forças e a felicidade dela e eu não quero que isso aconteça pois graças a ela que voltei a ver a cor no mundo e a sorrir mais ela é uma pessoa incrível e não merece passar por isso.

A melhor resposta 7 JUN 2024

Cicero Tadeu Firmino de Lucena
Precisa se restabelecar e se disciplinar para cumprir as metas que voce mesmo estabeleceu.
Rudo voce pode conquitar e a vida te deu a liberdade.
Agora precisa honrar a ti mesmo e executar o que planejou.
Dificuldades não são problemas; antes, são desafios à tua inteligência.
Portanto, não se faça de vitima e recomece o trabalho. Nada de desculpas pois tens tudo o que precisa.
Faça Psicoterapia para conhecer a si mesmo, identificar teu objetivo de vida e realizar o que almeja.
Abraços

6189 respostas

6 JUN 2024

Olá Cicero, espero que esteja bem.
Quando fazemos planos e escrevemos nossos planejamentos para o futuro, muitas vezes deixamos que nossas expectativas e sonhos falem mais do que a própria realidade e do que a nossa capacidade de concretizá-los e ao reler, como você fez ficamos frustramos pois os objetivos estavam lá no topo e a realizada não foi correspondida.
No entanto quero que você reflita se nesses anos você realmente não conquistou nada, não deu um passo que seja! Comece criando pequenas metas para depois ampliá-las e assim ao conquistar as pequenas coisas você se sentirá mais capaz de realizar grandes metas e de voltar a olhar para o futuro.
O momento provavelmente não deve ser dos melhores para essa organização, então não deixe de procurar uma ajuda psicológica, pois com as sessões terapêuticas, você conseguirá ter uma melhor visão de futuro.
Espero ter lhe ajudado.
Um abraço
Juscellie Cardoso
Psicóloca Clinica/Atendimentos On-line.

Juscellie Cardoso Psicólogo em Itamogi

4 respostas

6 JUN 2024

Bom dia, Cicero! Grato por escrever. Quatro anos atrás você escreveu metas. Isso foi ótimo. O tempo passou e você descuidou delas. Teu gesto de escrever metas aos vinte anos, é algo louvável, diferente da maioria. Vinte e quatro anos de idade, em nossa sociedade é idade na qual ainda se é muito jovem, imaturo, desconhecedor da cultura, da vida, da natureza humana. Você tem muito tempo para encarar de frente metas, aperfeiçoamentos, aprendizagens.
Mexa-se! Continue agora. Teu texto evidencia que você quer e pode querer avanços. Tuas palavras indicam que você tem potencialidade para elaboração abstrata.
Vamos em frente! Será bom, no início, contar com um de nós psicólogos.
A vida exige ter certa clareza das ações de hoje, para se chegar ao amanhã desejado. Não há como dispensar isso!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9110 respostas

6 JUN 2024

Olá!

Esse sentimento angustiante que você esta passando realmente é horrível e é muito difícil de lidar com ele de maneira adequada, a sugestão é procurar um psicólogo para poder te auxiliar a tanto lidar com os sentimento que esta tendo no momento e também para auxilia-lo nas mudanças necessárias na sua rotina.

Contudo vou tentar dar um pequeno auxilio por aqui, sem muita pretensão. Primeiro de tudo antes de olhar para as suas metas não atingidas, metas essas estabelecidas há 4 anos, olhe olhe primeiro pelo o que você passou nesses últimos 4 anos, não procurando as dificuldades ou justificativas para não ter atingido as suas metas, mas também o que pode fazer durante esses 4 anos que muitas vezes não estavam nessa lista feita, além disso olhe para como o mundo a sua volta estava nesses últimos 4 anos. O objetivo desse exercício não é justificar ou tirar o seu peso de responsabilidade, mas sim observar se dentro da realidade vivida essa metas eram possíveis serem atingidas ou outras prioridades foram tomando seu lugar ou sendo impostas a você.
Dito isso, lembre que passado é passado, você não tem como mudar ele, ele já aconteceu, mas no presente é que você tem o poder de mudar as coisas, se continuar se prendendo ao pensamento "deveria ter feito...", "e se fosse de tal jeito", "por que não fiz tal coisa", não vai mudar nada para o seu presente e muito menos para o seu futuro.

Em terapia com acompanhamento mais constante esse trabalho de lidar com esses pensamentos e sentimento é mais facil de ser organizado do que apensa por texto.

Yagho Fernandes da Silva Psicólogo em São Paulo

7 respostas

6 JUN 2024

Olá, ler esta carta despertou alguns gatilhos que precisam ser trabalhados, não seja tão radical com você. Se escreveu a carta há quatro anos, significa que está com vinte quatro hoje e ainda pode conquistar muitas coisas na sua vida para realizar seus sonhos. Busque ajuda profissional o mais rápido possível, para assim, não deixar essa situação te sufocar ainda mais, tirando de você muitas outras conquistas. Fico a disposição para ajudá-lo neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

6 JUN 2024

Olá!
Em quatro anos nessas metas podem mudar ou perder o sentido. Não sei se eu mesma quero as coisas que queria a quatro anos atrás. Você é livre pra mudar de opinião se desejar, até porque muitas pessoas perseguem objetivos que nem as fariam realmente felizes, mas receberam essa ordem e foram.
Acredito que o suporte de um psicólogo, neste momento, possa te ajudar e realocar essas metas, entendendo que com 24 anos a vida ainda está no início também e temos tempo para reescrevermos nossa história.
Caso isso tenha feito sentido pra ti, entre em contato comigo, assim podemos conversar melhor.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

948 respostas

6 JUN 2024

Olá Cicero.
Procure ajuda psicológica para avaliar esses sentimentos e comportamentos negativos e tratá-los para prevenir transtornos na saúde fisica e nos relacionamentos em geral.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba