Ex ou atual?

Feita por >Renata · 17 mar 2017 Terapia de casal

Tive um relacionamento de um ano e três meses, com um rapaz que mora na minha cidade, confesso que o término foi por culpa minha. De aguentou muito, mas fez coisas que me magoaram também. Nenhum de nós dois traiu ao outro, jamais mas eu tinha muito ciúme e chegou um ponto em que brigávamos todos os dias e por nada. Até que ele terminou. Eu sofri muito durante quase um ano, encontrei uma pessoa que me tratou totalmente diferente, mas que mora em uma cidade próxima, nossa relação foi diferente do que era com ele é mesmo estando com este por três meses, ainda pensava no ex. Aos poucos minha cabeça foi se acostumando com a ideia do término e consegui me entregar realmente para ele, claro que algumas vezes ainda pensava no outro mas eram pensamentos bons, lembranças boas não era a saudade insuportável que eu sentia antes. Passado um ano do nosso termino, já namorando com o rapaz da outra cidade, o ex me procurou disse que estava com saudades e quis me encontrar, nos encontramos e conversamos ele disse que está ficando com outras pessoas, uma menina em especial que dorme com ele às vezes mas que sente saudades minhas. Disse que queria ficar comigo e deixar o tempo levar, pra ver se dava certo de novo. Mas percebo que as vezes ele não sabe se largaria a vida de farra que tem agora para ficar só comigo de novo, perguntei sobre a menina e ele respondeu "vc acha que eu gosto dela?". Mas disse que não terminaria o que tem com ela se eu não me decidisse com o meu relacionamento atual. Eu gosto muito do meu relacionamento hoje, porém ele está longe e não sei porque, mas quando meu ex falou comigo tudo voltou e agora meu sofrimento está igual ao de antes, quando terminamos e não sei o que fazer. Ele mexe comigo, é muito, só queria ter certeza de que é isso o que ele quer, e que não passaremos de novo o que passamos antes isso com certeza não, amadureci nesse último ano e para mim as coisas serão totalmente diferentes. Só falta ele saber o que quer. O que devo fazer? Manter meu relacionamento atual ou tentar de novo com o ex?

A melhor resposta 20 MAR 2017

Olá Renata! Fico feliz por ter se aberto por aqui. O ser humano pode ter sempre estes questionamentos que lhe permite instabilidade quanto aos seus sentimentos e emoção, bem como a sensação de se sentir perdido. Neste contexto que você apresentou, por termos processos químicos intrínsecos a nós que nos deixa mais propício à busca de aventuras/desafios (em algumas pessoas com maior intensidade, em outras menos), precisamos cuidar cada dia mais dos nossos sentimentos, sensações, emoções e razão em nosso modo de ser e agir. Permitindo-nos a cada dia conhecermos nós mesmos! Quando estamos apaixonados, as inconstâncias de nossos hormônios interferem em nossa capacidade reflexiva e, fatalmente, criamos mundos imaginários de ilusões e expectativas que, com o passar do tempo, e o contato com a realidade em si, se mostram diferente e geram frustração. Não porque a realidade em si seja ruim, mas talvez porque seja diferente do que imaginamos. E, assim, deixamos até de curtir momentos e pessoas que poderia ser interessante de vivenciar. Portanto, a vida que você talvez se imagine vivendo, pode ser que esteja somente na sua imaginação, a realidade pode ser bem diferente e você precisa perceber e se responsabilizar por tudo isso. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto a sua escolha. Por isso aconselho você buscar uma ajuda profissional em sua cidade. Para quaisquer outros esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

30 MAR 2017

Renata, você quem deve decidir! Percebo que o término com o ex deixou situações inacabadas entre vocês, até pelo tempo de relacionamento.Isto pesa e muito! O atual relacionamento quase não está tendo chance porque você não estava pronta para ele, por isso agora está em dúvida de novo. Compare os dois, analise pós e contras e tome uma atitude.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

19 MAR 2017

Olá Renata, esta é uma decisão que outra pessoa não pode tomar por você, é uma decisão muito intima e afeta diretamente a você. Mas você pode ter uma ajuda para conseguir se conhecer melhor e assim compreender quais são seus interesses e como cada um destes relacionamentos afetará a você. Essa ajuda seria através de psicoterapia, na qual o autoconhecimento poderia ser seu foco de trabalho.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

17 MAR 2017

Olá Renata!
Apenas você poderá encontrar o direcionamento que precisa tomar na vida afetiva.
Como está com muitas dúvidas e conflitos, a psicoterapia poderá ajudar para que tome decisões sentindo-se mais segura.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo