Como lhe dar com minhas emoções na dúvida entre meu ex e meu atual?

Feita por >Julia · 30 jun 2023 Abordagem psicológica

Tive um relacionamento de 9 anos, monótono, 9 anos namorando e nunca saímos disso, eu sempre cobrava ele sobre casamento, casa, futuro juntos e ele sempre fugia ou me criticava, nos últimos meses ele estava com uma depressão severa e eu me mantive do lado dele, sempre ajudando ou apoiando e ele sempre me tratava com desprezo, até que ele decidiu terminar e eu não aceitei depois de um tempo entendi que era melhor assim e segui minha vida, conheci outra pessoa totalmente diferente do meu ex, e em pouco tempo já fez muito mais que meu ex em 9 anos. Só que meu ex apareceu do nada, falando que está melhor e que a vida não faz sentindo sem mim, que ele me tratou mal por causa da depressão, que todos esses anos na estaca zero foi por causa da depressão, mas que agora será tudo diferente, eu estava muito bem com meu atual, nem se quer pensava no meu ex, mas ele ter aparecido assim mexeu comigo, eu nem tive coragem de contar pra ele que já estou namorando, ele pediu pra eu pensar na proposta que ele, que ele está disposto a fazer tudo diferente e espera o tempo que for necessário para me ter de volta. Agora estou na dúvida em continuar com meu atual ou voltar para o ex.

A melhor resposta 1 JUL 2023

Julia
Voce tem problemas para resolver; ele tem problemas para resolver.
Voce não sabe o que quer e esconde a verdade. O que voce faz para si mesma, outros fazem a mesma coisa contigo; ele diz que de agora em diante vai ser tudo diferente... Como? Só no discurso? O que ele compreendeu da vida? Por que estava com depressão? A depressão não se cura sozinha... O que ele mudou na vida dele?
A solução ao que busca está dentro de ti... o que voce quer? Depende de uma escolha e de uma decisão sua.
Cada escolha que voce faz, gera suas consequências pelas quais é responsável.
Por que não faz Psicoterapia para ser auxiliada a compreender e achar suas respostas?
Abraços

5817 respostas

1 JUL 2023

Olá Júlia! Obrigado por escrever. Você está olhando para dois lugares, mas não para o lugar mais importante. Com dúvidas projetadas para duas pessoas externas, você não vivencia a melhor plenitude possível com nenhuma. Você já teve namoro de nove anos, já conheceu, decidiu terminar. Respeite teu amadurecimento dessa decisão. De outro lado, você mal começou novo relacionamento, já está balançando. Antes de namorar com outra pessoa, você precisa namorar consigo mesma, colocar o centro das coisas, dos valores, em si mesma. Para isso, em vez de priorizar namoros, antes para amadurecer, consolidar autoestima, desenvolver os necessários vínculos sociais de qualidade, você precisa de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisa de esportes coletivos de contato, grupos de teatro, estudos, trabalho, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros.
Você precisa amadurecer, consolidar a si mesma, como grande namorada de si, precisa consolidar o entendimento de tua essência, sem depender de namorado A ou B.
Com namorado não se depende, de constrói mutuamente, sem um ficar refém do outro.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.