Eu sou uma pessoas insensível e apática?

Feita por >Maria · 14 nov 2021 Habilidades sociais

Eu sempre fui muito introvertida e nunca tive muito contato com outras pessoas, isso nunca me incomodou. O problema é que eu não consigo me colocar no lugar de outras pessoas, um exemplo disso é que o pai de uma amiga morreu e todos ficaram abalados, até quem não os conhecia bem e eu só mandei uma mensagem qualquer para não parecer uma pessoa ruim e não porque estava realmente interessada, e sempre que alguém me perguntava como eu estava eu mentia falando que estava mal como todos aparentavam está também. Já fiz terapia com 3 psicologos diferentes, e com 2 entrei nesse assunto e não consigo chegar em uma conclusão do porque eu sou assim.

A melhor resposta 15 NOV 2021

Oi Maria,
Voce não necessita estar conformada a alguém, não precisa copiar os outros, precisa ser voce mesma.
Sentimentos voce tem, se eles não se manifestam é porque os fatos não tem a ver contigo, não importa quem seja a pessoa ou o fato.
Cada um é cada um e deve ser respeitado como é. E não se sinta mal por ser assim.
Acontece que o sistema ensina que todos devem ser iguais... não, ninguém é igual, somos todos diferentes e cad um, se quiser ser feliz, precisa viver a sua "diferença" e gostar de ser diferente em emoção, sentimentos, pensamentos, gostos, preferência....
Faça psicoterapia para se conhecer, descobrir seu objetivo de vida, compreender seus talentos e transformá-los em força de trabalho.
Seja verdadeira contigo mesma e não ligue para o que os outros pensam e dizem. Use de flexibilidade para lidar com eles, mas nunca desconsidere a ti mesma.
Abraços

5817 respostas

16 NOV 2021

Olá Maria!
Grata por sua participação.
O processo se terapia exige participação ativa e que se dedique à treinamentos para melhorar as habilidades sociais. Embora essa seja a sua principal dificuldade é nela que você precisa trabalhar e enfrentar. Importante insistir em se expor gradativamente à contatos saudáveis pois ninguém é uma ilha e precisa dessa convivência na sociedade.
Estou à disposição para fazer uma avaliação e fazer o encaminhamento para que você consiga entender essa situação.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

15 NOV 2021

Olá Maria! Grato por escrever. Após dezoito meses de psicoterapia minimamente semanal com um psicólogo, estando você com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade e, mesmo assim, não ter chegado a algum enriquecimento, é algo que precisará ser ponderado. Parece-me, no entanto, que não é esse o caso. Você não escreveria aqui caso não estivesse sensível a essa situação. Pelo relato, pode-se supor que a questão seja ser mais incisiva, mais direta, mais consistente na tua busca de aprimorar a tua forma de trocar, a qual você traduz como "insensível" "apática". Na verdade não é. Pessoas apáticas ou insensíveis não escreveriam o conteúdo que você escreveu.
Pondere nossa potencial contribuição. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Socieadade Brasileira para o Progresso da Ciência!)

8612 respostas

15 NOV 2021

Ola Maria!! Tudo bem?
Ja fez uma avaliação terapêutica?
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo