Eu sinto que não conto com minha psicologa

Feita por >Maria · 27 jan 2022 Psicologia clínica

Já aconteceu várias sessões em que a minha psicóloga marcou a sessão e sempre por algum motivo não pode mas também não avisou antes que não teria.
Ela esta fazendo um curso que toma muito tempo dela e fica aparente o quanto ela corre e parece que não da conta, eu entendo mas acho uma falta de respeito, tenho sentido isso a algum tempo e sempre que vamos marcar uma sessão eu começo a me sentir mal, já tentei dizer uma vez que não estou me sentindo bem com isso acho que não consegui ser clara porque nada mudou, hoje não consigo ser direta com ela do quanto estou incomodada.
Melhorei com o tratamento, mas isso está me fazendo querer desistir, seria o caso de trocar de psicóloga?

A melhor resposta 28 JAN 2022

Olá Maria, espero que esteja tudo bem com você!

É muito importante que o profissional de Psicologia tenha uma postura bem definida e profissional em relação ao seu próprio trabalho e também a seus pacientes. Em qualquer situação não é adequado a um profissional não avisar com antecedência que não pode mais realizar um atendimento ou trabalho, pois todos temos compromissos e nos programamos para estar disponível naquele momento, muitas vezes até cancelado outros compromissos. Se você está melhorando com seu tratamento, isso é um ponto muito positivo, demonstra que sua Psicóloga está fazendo um bom trabalho. Mas você deve conversar com ela sobre essas ausências nas sessões, com o objetivo de que essa situação mude. Depois dessa conversa objetiva e franca, você pode ver se isso vai se repetir. Caso se repita, cabe a você avaliar se é adequado você permanecer com esse profissional, mesmo você tendo melhorado. Mas também, já começa a se sentir mal pelo comportamento dela.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 FEV 2022

Olá Maria! Ela teria que desmarcar a consulta agendada se ela não pode comparecer, ela precisa se organizar em relação aos compromissos que está assumindo. E quando assume um paciente ela precisa dar conta do atendimento, entendo que existem imprevistos na vida de todas as pessoas, mas são pontuais e mesmo assim pode desmarcar esse atendimento assumido anteriormente com você..
Converse com ela, se não consegue falar pessoalmente mande uma mensagem, informando como está se sentindo em relação as desmarcações e tudo o que está fazendo você se sentir incomodada. Se não funcionar ou se já tiver conversado e não ter funcionado aí é o momento de trocar de profissional.
O processo de terapia é para que você possa trabalhar todas as questões.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

4 FEV 2022

Olá Maria, da parte do psicólogo é importante que ele tenha seriedade, compromisso e ética com seu trabalho. De sua parte, está aí uma ótima oportunidade de trabalhar o porquê não consegue dizer sobre o quanto incomoda o comportamento dela e como isso faz você se sentir. De qualquer forma, estou à disposição, um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

29 JAN 2022

Maria,
Voce está correta, é uma falta de respeito sim porque se ela marcou deve estar lá. A correria dela não justifica a falta em te atender. Pontue ela, diga pra ela do teu incômodo e decida em ficar ou não com ela, mas desde que seja diferente o atendimento.

5817 respostas

28 JAN 2022

Ola Maria,
A confiança no trabalho terapêutico é muito importante para o sucesso do tratamento. Nessa relação tem que haver liberdade de expor seus sentimentos sem culpa ou censura. Seria muito importante você conseguir se colocar diante de sua insatisfação através de um diálogo honesto, pois asim, poderão encontrar meios de organizar o horário das sessões de modo que ambas estejam realmente fazendo daquele momento produtivo e caso não tenha suceso, aí sim, pensar na busca de um profissional em que você se identifique e crie uma relação em que se sinta mais segura.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

28 JAN 2022

Olá Maria.
Buscar um outro profissional é possível e pode trazer novos caminhos e aprendizados, mas você está diante de uma oportunidade rica para elaborar modos de lidar com seu desejo – enfrentar o outro leva o sujeito a se conhecer. “Ser direta” para dizer o “quanto está incomodada” é uma chave que pode servir para abrir novos caminhos ou para fechar a experiência. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

28 JAN 2022

Bom dia, maria,

É muito importante poder confiar no profissional que te atende. Se você não está á vontade com a conduta da sua psicóloga, eu recomendo conversar com ela. Talvez espaçar a sessão, e em último caso, se concordarem, mudar de profissional.
Parte importante do processo terapêutico é a confiança, que visivelmente está abalada.
Pense nisso com carinho antes de qualquer decisão.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

28 JAN 2022

Olá Maria! Grato por escrever. Resposta direta e que necessita de ponderação antes de julgamento. Certamente ela está com dificuldades. Psicólogo não pode trabalhar assim. Temos, nós psicólogos, que sermos regulares, comprometidos e acessíveis.
Veja nossos perfis, escolha outro psicólogo.
Abraços dtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Mascare-se! Cuide-se! Aproxime-se afetivamente, mas afaste-se fisicamente!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

28 JAN 2022

Olá, Maria!
É preciso um bom vínculo terapêutico para que tudo possa fluir bem. Se você não se sente confortável, se acredita que não está conseguindo se abrir como deveria, que este fato está te causando alguma resistência, não vejo nenhum problema em trocar. A terapia é o SEU momento, pense nisso!!

Abraços, Picila!!✨

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

28 JAN 2022

Caríssima Maria

A psicoterapia busca trabalhar com reflexões acerca dos fenômenos vividos na sua vida ou no dia a dia, mas, para isso acontecer, precisa existir o que chamamos de vínculo terapêutico, ou seja, uma relação de mútua confiança entre profissional e cliente, ou seja, enquanto é necessário e preciso que o cliente possa confiar e se permitir falar aspectos também sensíveis na vida dela, o terapeuta precisa estar disponível, ser acolhedor e empático e refletir junto com o cliente, possibilidades acerca do que está vivendo.

Quando a relação terapeuta é ausente ou sem força, essa permissão por parte do cliente pouco existe, da mesma forma que o trabalho do terapeuta não flui.

Aonde então quero chegar? Me parece que você já é acompanhada há um certo tempo com está profissional, então é possível que tenham um vínculo formado, mas, pelo seu relato, determinados fatores estão enfraquecendo está relação e, consequentemente, atrapalhando seu processo terapêutico, então, torna-se importante refletir a possibilidade de mudança para outro profissional, sendo interessante conversar com ela acerca disso, afinal ela lhe acompanha, contudo, mesmo sem o aval dela, se você sente vontade ou necessidade que precisa mudar essa situação, você tem toda a liberdade de fazer essa mudança enquanto cliente usufruindo de um serviço.

Lhe desejo sorte

Psicólogo Carlos Nogueira de Andrade Neto

Carlos Nogueira de Andrade Neto Psicólogo Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

28 JAN 2022

Olá Maria!
A relação psicólogo e paciente precisa ser eficiente e a base está no que chamamos de contrato terapêutico, para obter-se resultados. No caso, o terapeuta também precisa se comprometer para o processo ser bem sucedido. Talvez uma outra experiência possa trazer benefícios para sua evolução, livre de percalços que enfrenta atualmente. Siga em frente!
Abraço!
Beatriz Campos- SC

Beatriz Campos Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

28 JAN 2022

Maria tudo bem?
Quando agendamos uma sessão a responsabilidade de efetivamente é da psicologa e da paciente, caso a psicologa não esteja cumprindo os horários e os dias e se isso vem trazendo incômodo para ti , na próxima sessão tente abordar só esse assunto , falando sobre teus sentimentos em relação ao que está acontecendo e perguntando diretamente a psicóloga o que poderá estar acontecendo.
Essa troca é muito importante pois no seu caso se a terapia vem trazendo resultados esses incômodos pode afetar o tratamento.
Caso, para ti, depois dessa conversa continue a sentir que nada mudou, procure outra profissional que continuará de forma adequada tua terapia.
Abs

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

28 JAN 2022

Maria. A falta de empatia pode atrapalhar no tratamento. Ou vc fala isso com a psicóloga ou tenta com outra PSI.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro