Sinto prazer ao me machucar, tenho algum problema psicológico?

Feita por >Ingrid · 29 mai 2021 Psicologia clínica

Aos 12 anos me mutilava com lâmina e sentia prazer em ver o sangue escorrer com o tempo fiquei bem e parei, aos 17 anos isso voltou e comecei a dar socos na parede (parece que eu saia de mim porque quando fazia não sentia nada de dor, só depois) até ver o sangue escorrer isso sempre que me sentia com raiva e depois me sentia muito melhor como se nunca tivesse ficado mal. E isso continuou, até que agora com 19 anos eu me coço até sair sangue, me sinto muito aliviada e sem nenhuma tristeza. Oque eu faço? (Tenho ansiedade e já tive depressão. Inúmeras tentativas de suicídio com remédio) Estou cheia de cicatrizes no braço, de tanto me machuca coçando, e tenho marcas das lâminas até hoje também. Minha mão dói bastante as vezes por conta dos socos. Me ajuda!!!!!!!

A melhor resposta 31 MAI 2021

Olá Ingrid.
Vc tem personalidade autopunitiva. Inicia na adolescência, há casos que se estende na fase adulta. Realmente precisa de apoio psicológico, a autopunição alivia o quadro ansioso, motivo de não sentir dor.
É preciso investigar qd iniciou esse hábito, o que o motiva e o simbolismo do sangue.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 MAI 2021

Automutilação pode ser uma maneira de lidar com os problemas, sentimentos que você não pode expressar em palavras, distraí-lo(a) de sua vida ou liberar a dor emocional
No momento, você provavelmente pode se sentir melhor ou até sentir prazer e alívio, mas é por um tempo curto. Depois, em geral, o sentimento de vazio, depressão, culpa, vem com mais força e a tendência é que o ciclo se repita. Mas é importante saber que há ajuda disponível se você quiser parar. Você pode aprender outras maneiras de lidar com tudo o que está acontecendo sem ter que se machucar. Se você está tendo dificuldade em identificar os sentimentos que desencadeiam seu desejo de se machucar, talvez seja necessário pedir ajuda de alguém que possa te auxiliar, um amigo que você confia, um professor ou mesmo de um terapeuta.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

30 MAI 2021

Olá Ingrid! Grato por escrever. Será prudente te conhecer mais detalhadamente. Inicialmente podemos te dizer que você, certamente precisará de um trabalho com Psicólogo, com continuidade, regularidade, disciplina, envolvimento. Provavelmente deverá precisar tomar algum medicamento para conter esse ímpeto de raiva, que a faz ferir a si mesma.
Com dados sobre sua história, configuração familiar, características e planos, o psicólogo poderá te ajudar e ressignificar tuas buscas.
Aguardaremos seu contato
Inicialmente sugerimos que evite ficar sozinha, que faça atividades que impliquem em satisfação, utilidade e significado, tanto mental quanto físico. Não abra mão das atividades físicas, rotina de vida contemplando adequada alimentação, sono noturno, no escuro e no silêncio, assim como objetivos éticos, saudáveis, integrados culturalmente e realizadores.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresenta o maior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.