Eu não sei o que tenho

Feita por >Yasx · 17 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Bom isso começou uns meses atrás, estava reparando que sou uma pessoa que tem preocupações em excesso, por mais que seja boba a situação pode resultar em dias ou semanas pra eu esquecer tal ocorrido que além de me perturbar minhas noites de sono começaram a ter insônias frequentes, um dia uma pessoa chegou para mim e me disse que tinha algo para falar que não era para eu ficar chateada, nesse momento eu comecei a tremer, meu coração começou a a acelerar, pensamentos indesejáveis apareceram, para no final não era nada de demais, muitas pessoas me dizem que eu sofro com "antecedência" sou uma pessoa insegura, que tem medo de se traída, nao confio nas pessoas, e gosto de resposta de imediato(se não aquilo me pertuba) tenho medo que essas coisas afastem as pessoas de mim principalmente meu namorado, eu gostaria de saber pelo oque estou passando. Obrigada desde de já.

A melhor resposta 18 ABR 2020

Boa noite,
Em primeiro lugar, vc já fez terapia antes? Gostaria de fazer? Perguntas que vc provavelmente as responderá. E se resolver fazer, desde já te digo que fez a escolha certa. Está claro o quanto vc precisa de ajuda psicológica, pois a terapia te ajudará a se conhecer melhor principalmente na questão da insegurança própria e da ansiedade evidente em certos acontecimentos da sua vida. Procure um psicólogo e vc ficará bem.
Até breve!

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

19 ABR 2020

Espero que esteja melhor! Você está, provavelmente sofrendo de um Transtorno de ansiedade generalizada, já que se sente preocupada o dia todo, inquieta e ansiosa. Este é um transtorno que normalmente vem acompanhado de outros e pode gerar crises de pânico, é bastante incapacidade pois se torna extremamente desgastante para o organismo viver em estresse constante. Normalmente, se você for consultar com clínico geral, irá lhe receitar ansiolíticos, Que ajude a mudar o estes padrões de pensamento/comportamento. Também é preciso iniciar Terapia (eu indico TCC) para mudar os padrões de pensamentos e perceber crenças que te tornam insegura e ansiosa.

Simone Zanetti Psicóloga Psicólogo em Pelotas

7 respostas

18 ABR 2020

Olá Yasx! Grato por participar. Você está focando as coisas de modo invertido. Isto é, tendo como fonte do razoável as outras pessoas e não você mesma. Acontece que quem pondera, escolhe, memoriza, analisa, ouve, cheira, percebe, olha por você é você, não os outros, logo precisa focar a análise no seu processo de análise e percepção e não na fala ou postura dos outros. Precisa fortalecer a autoconfiança, valorizar o ser altamente rico de habilidades e possibilidades que você é. Quem te acompanha vinte e quatro horas por dia, com todas as suas faculdades de orientação é você mesma e não o outro. Não há pessoas melhores ou piores, há pessoas únicas, raras, caras. Você também é única, rara, cara. Pondere sobre isso. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Conduzir essa caminhada de auto conhecimento com a ajuda de um psicólogo poderá ser muito enriquecedor. Um abraço virtual (Fique em casa). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.