Eu fico vermelha de vergonha com muita frequência

Feita por >Emily · 6 set 2020 Timidez

olá , eu fico vermelha com muita frequência, me sinto insegura ao conversar com alguém, como se qualquer coisa que eu falasse fosse ser besteira, ou como se a pessoa fosse achar graça de mim o tempo todo, e nunca me concentro de verdade, fico só pensando em não ficar vermelha mas não consigo, fico o tempo todo, com todo mundo, até com meus pais. e sou assim desde criança. O que pode ajudar?

A melhor resposta 7 SET 2020

Oi Emily!!

Chamamos de Ruborizar ou seja é uma reação que está relacionada com o mesmo sistema que desencadeia a reação de luta ou fuga. O que ocorre é que o sentimento de vergonha desencadeia uma série de reações no organismo que levam à vermelhidão. Ficar vermelho ou sentir-se envergonhado é algo natural, que possivelmente todas as pessoas já experimentaram em algum momento da sua vida e, muito provavelmente, ainda vão vivenciar outras vezes. O corar está relacionado com a sua timidez e insegurança. Lembre-se que quanto mais tentar controlar pior. Aceitar a sua timidez é o primeiro passo para se sentir melhor. Pessoas com uma ligeira timidez são consideradas mais bem preparadas e responsáveis. Não se envergonhe, faça disso uma vantagem e um charme!
Grata psicologa Nivea Guterres

Psicologia Nivea Guterres Psicólogo em Osasco

3 respostas

7 SET 2020

Emily boa noite!
Olha a coisa mais importante dita em seu relato, foi a presença de sentimentos que despertam em você um auto conceito negativo. É importante um acompanhamento psicológico, por mais que se tente explicar algo a alguém desta forma, sempre estaremos supondo os determinantes de tais sentimentos e comportamentos. è fundamental entender quais foram as lacunas existentes em sua vida que a deixaram insegura, quais são os tipos de reforço que faz para manter tão protegido seus sentimentos de menos valia.
Quando fala da resposta fisiológica, de ficar vermelha, rubor sempre estará relacionado a emoções despertadas. Busque um profissional para ajudar você a se descobrir e se fortalecer. Abraço!

Fátima Hayashida Psicóloga Psicólogo em São Paulo

13 respostas

7 SET 2020

Olá Emily! Obrigado por participar. Ações podem te ajudar. Com ações disciplinadas, persistentes, planejadas, consistentes, inteiras, você adquirirá maior confiança. De um lado, amadurecer, ter certeza de algumas coisas, de outro lado, não buscar o inalcançável privilégio de falar somente o certo e o profundo. Esporte coletivo de contato, teatro, trabalho, circo, conhecimento, ajudam muito a melhorar isso.
O grande companheiro de cada pessoa, na sua inteireza, será ela mesma, sem abrir mão de trocas sociais significativas.
O auto conhecimento que um psicólogo, em sessões a acontecerem com abertura mental, disciplina e persistência, certamente será parte muito importante da questão.
Conte conosco!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, ética, solidariedade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.