Dilema meio vergonhoso de comentar, preciso de um conselho.

Feita por >Anônimo · 16 fev 2021 Psicologia clínica

Bom dia, boa tarde ou boa noite.
Sou uma mulher divorciada, tenho 55 anos, desde que me separei tive muita dificuldade para me sustentar sozinha e logo que começou a pandemia eu perdi meu emprego e a situação ficou muito difícil, não sabia nem como ia pagar o aluguel.
Meu sobrinho então falou comigo e perguntou se eu não queria vim morar com ele.
Está sendo ótimo para mim porque não preciso pagar aluguel, ele paga todas as contas da casa porque ele tem um emprego bom.
Aí em troca eu lavo, passo, cozinho, faço todos os serviços de dona de casa.
Quando ele me chamou pra morar aqui a gente ainda conversou bastante enquanto eu estava resolvendo minha mudança, e eu perguntei se eu não ia incomodar, não queria tirar a privacidade dele.
Ele todo simpático falou que eu não incomodaria nada porque a casa é grande, e a gente sempre se deu bem, então não teria problema.
Ele só me contou que desde que ele começou a morar sozinho ele gosta de ficar pelado em casa e que quando eu mudasse ele ia ter que parar de fazer isso.
Mas como sempre ele foi muito respeitoso e disse que não tinha problema e que ficaria de cueca ou sunga.
Umas duas semanas depois eu mudei pra cá e ele passou os primeiros dias sempre de cueca, do jeito que ele tinha me falado mesmo. É um rapaz muito respeitoso comigo.
Mas eu estava me sentindo tão folgada de morar aqui sem pagar nada e ainda tirar a liberdade dele.
Aí a gente tava na sala, um calor infernal, e eu falei pra ele que se ele quisesse continuar vivendo do mesmo jeito que ele vivia antes que por mim não tinha problema.
Na hora ele ficou meio assim, disse que não precisava... mas aí eu insisti e falei que ele já tava fazendo muito por mim, então que se ele quisesse ficar pelado tudo bem, falei que não precisava ter vergonha de mim.
Ele ficou meio assim, falou que tinha medo de me ofender.
Falei que eu não ligava, ele acabou aceitando e tirou a cueca. Foi a primeira vez que vi ele sem cueca, foi meio estranho, fiquei meia sem graça, mas depois virou uma coisa normal, já faz 8 meses que vejo ele pelado todo dia, acostumei, nem ligo mais.
E o principal é que ele me trata com todo respeito, então não tenho porque me ofender, nada disso. Pelo contrário ele me trata super bem, não tenho um A pra falar dele.
Agora na sexta-feira passada, uma amiga minha apareceu aqui para me visitar de surpresa, não avisou nada... detesto visita assim de repente.
Mas como ela é muito minha amiga, deixei ela entrar na garagem, e fui sincera demais, falei pra ela esperar um pouco, porque meu sobrinho fica pelado em casa e eu ia pedir para ele se vestir.
Aí essa mulher ficou doida e começou a falar que isso é um absurdo, que isso é coisa de gente sem vergonha.
Eu tentei explicar que não acontece nada entre a gente, que não fazemos sexo, nunca fizemos nada! Ele me respeita, falei que não era nada disso que ela estava pensando.
Mas mesmo assim ela disse que só de eu ver o pinto dele já é uma situação erótica.
Tentei consertar, falei que meu sobrinho é que nem aquelas pessoas que vão na praia de nudismo, mas não teve jeito, ela só faltou me xingar, achou um absurdo.
Meu sobrinho nem sabe que essa conversa aconteceu, minha amiga resolveu que não ia nem entrar e foi embora. Mas ela foi embora falando que eu sou uma pervertida, e que meu sobrinho provavelmente sente tesão de ficar pelado na minha frente.
Aí agora isso não sai da minha cabeça, estou com medo de ela contar pra outras pessoas porque sei lá eu o que ela vai falar, e também comecei a ficar com medo de estar fazendo uma coisa errada.
Somos adultos, tenho 55, meu sobrinho tem 27 já... então eu achava que não tinha problema, porque nunca tivemos nenhum contato sexual, nada.
Estou muito confusa, eu mesmo estou bem acostumada a ver ele sem cueca, nem ligava mais, mas minha amiga teve uma reação tão forte que agora não sei mais o que pensar.
Tem umas minhoquinhas aqui na minha cabeça, até queria dar mais detalhes mas tenho vergonha porque vai ficar tudo aqui nesse site, nem sei se é confiável.
Alguém pode me dar uma opinião? Ficaria muito agradecida porque não tenho com quem conversar sobre isso.
A única boa amiga que eu tenho está contra mim.

A melhor resposta 17 FEV 2021

Olá, pelo seu relato, inicialmente haviam arranjos que estavam dando certo entre dois adultos que moram na mesma casa. Após sua amiga expor a opinião dela com base nas crenças dela, parece que além da culpa, vergonha ( que até então não apareciam ), algumas minhocas também começaram a aparecer. Penso, que este desconforto, dúvidas, culpa que emergiram devem ser trabalhados em terapia. Sugiro que você busque uma ajuda especializada de um psicólogo , onde a ética, o sigilo, irão te deixar à vontade para refletir e decidir os rumos de sua vida sem culpa ou minhocas.

Psicóloga
Ana. Paula Leão Batista

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

17 FEV 2021

Olá Bom Dia!
Somos pessoas, temos um corpo, alguns são machos outros são fêmeas e não há nenhum problema em ser isso.
A vida se manifesta desta forma, nascemos pelados, depois desenvolvemos e sentimos desejos, temos instintos que são formas do nosso corpo manifestar vontades e desejos.
Também somos homens (mulheres e homens) e podemos transcender nossos desejos, compreendê-los e elevá-los da condição animal para o hominal. Mas não podemos negar ou condenar o que sentimos. Podemos sim dar outra finalização.
Tudo é manifestação da vida, portanto, tudo é positivo.
A maldade só existe na cabeça, na mente das pessoas e quando uma pessoa quer ela usa o sistema (que broíbe) para fazer um inferno quando se depara com isso.
Foste ingênua em contar um detalhe da vida que voces levavam em casa que apesar de ser plenamente normal, o sistema condena e julga. Há muitas formas de viver, familiar, de casal, de amigos mas que devido ao moralismo, as pessoas se contem e mantêm em sigilo.
Fique à vontade se quiser compartilhar mais.

5817 respostas

17 FEV 2021

Olá Anônimo! Grato por escrever. Na verdade vocês (você e seu sobrinho) escolheram viver uma situação que é muito distante da situação comum das pessoas em nossa cultura. Certamente, mais cedo ou mais tarde surgiria essa questão. Dentro de suas casas, as pessoas ficam como querem, fazem o que querem. Quando a sociedade ou parte da sociedade sabe disso, havendo grande diferença do habitual, as fantasias, as incompreensões não inevitáveis. Certamente será mais fácil você seu sobrinho mudarem os hábitos, ao interagir com a sociedade do que a sociedade aceitar isso como normal. Confusões, minhocas e coisas na cabeça precisam se transformar em verdades. O que te deve reger é a tua verdade. Acontece que verdades são consideradas legítimas ou não pela sociedade. É menos difícil vocês se adaptarem à sociedade do que tentar explicar que isso é razoável.
Não se trata de sentir-se culpada ou não. Você sabe o que sente, pensa e faz. De outro lado tua vida fica mais fácil, convivendo com parâmetros razoáveis da sociedade.
Evite ao máximo que esse dado se torne público. Revejam conceitos.
Não podemos submeter o mundo ao que achamos razoável, quando o mundo organiza outra forma de lidar com um determinado aspecto.
Neste caso, melhor evitar que isso se torne público, melhor interromper essa forma de conviver.
Espero ter ajudado. Pelo menos, para além das questões morais ou de juízo de valores, em termos práticos, essa, creio ser uma contribuição verdadeira.
Caso entende importante aprofundar a reflexão, estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

17 FEV 2021

Olá Anônima!
O relato que você traz, demonstra como você está se preocupando com a repercussão daquilo que ocorreu. Quando você diz que existem minhocas na sua cabeça, entende-se o quanto tem muito mais conteúdo ainda não revelado por você, mas que lhe causam algum mal-estar e que, certamente, não precisam ser revelados aqui. Logicamente que não é por um site de psicólogos que você irá encontrar a solução do seu problema. É preciso que você, de fato, procure ajuda psicológica para conseguir dizer tudo o que vem lhe causando confusão e as minhocas na cabeça. Saia do anonimato e busque ajuda de um psicólogo, não precisa ter vergonha disso.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo / Psicanalista Túlio Bueno R. Martins.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo