Estou vivendo em um pesadelo

Feita por >Joyce · 28 mar 2022 Problemas psicológicos

Tenho 29 anos.Desde o dia em que estourou essa guerra na Ucrania eu fui transportada para dentro de um pesadelo do qual eu não consigo sair.A verdade é que eu sempre tive medo de profecias relacionadas ao fim dos tempos e a possibilidade de estourar um guerra me causava muito medo e então veio essa.Desde esse dia eu me encontro em um lugar muito ruim,mentalmente falando.Perdi o interesse,a esperança...Tá muito ruim ser eu esses dias.Como ser feliz vivendo tempos como esse?

A melhor resposta 29 MAR 2022

Oi Joyce,

Todo esse "pesadelo" que está vivendo a psicoterapia pode te ajudar a sair. O Espaço terapeutico é um lugar acolhedor, sem julgamentos para você falar sobre seus medos, conflitos e resgatar o interesse e a esperança de volta.
Caso queira se aprofundar, estou á disposição para ajudá-la.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

3 ABR 2024

Olá, Joyce!

Imagino como deve ser péssimo vivenciar essa sensação de desesperança, não quero excluir o fato de você se preocupar com o mundo e seus problemas sociais mas talvez isso possa estar sendo agravado por dificuldades suas em lidar o fim de coisas que já aconteceram e também com o fim de outras coisas que possam vir a terminar. Espero que você fique bem.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

30 MAR 2022

Olá caríssima Joyce.

Primeiramente acolho esse sentimento que tem vivido, afinal, vivenciamos momentos muito delicados durante os últimos anos que resultaram em muitos um grande sofrimento.

Medo é uma emoção presente em todas as pessoas, alguns tem mais medo, outras menos, então, acaba que essa emoção faz parte da nossa vida, sendo resposta a situações, em especial aquelas que podem desencadear algum perigo para si ou para o outro. Sendo assim, primeiro é importante que possamos analisar de que forma esse medo tem te afetado, e, pelo que você descreve, tem te levado a vivenciar uma forte desesperança e sentimentos de desamparo, se isso tem impedido de fazer coisas do seu dia a dia (autocuidado, atividades do dia a dia, etc...) é importante que possa buscar uma ajuda especializada para uma avaliação mais precisa.

Além disso, o trabalho com esse medo torna-se fundamental, de fato, guerras sempre nos preocupam, assim como a pandemia nos preocupou de maneira agressiva durante esses anos e, claro, como falei acima, é natural a presença dessa preocupação, mas, quando somos atingidos por uma chuva de informações acerca do assunto, maior se torna a ansiedade e o pânico, então, muitas vezes se afastar um pouco da informação pode contribuir a administrar o medo presente acerca dessa situação.

Desde já estimo melhoras

Carlos Nogueira de Andrade Neto
CRP: 11/13.992

Carlos Nogueira de Andrade Neto Psicólogo Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

29 MAR 2022

Oi Joyce,
Sabe quantos mil anos existe a Terra? Sabe quantas civilizações passaram pela Terra? Inclusive no Brasil, na sua terra natal...
O fim dos tempos está sempre acontecendo, na medida em que escala a consciência para um nivel mais elevado, um novo ciclo de vida inicia. Enquanto a grande maioria está vivendo na terceira dimensão e nem se dão conta, outros estão na 5ª Dimensão... Muitas guerras INICIARAM E ACABRAM ... estamos em constante transformação... precisa conhecer-se, autenticar-se segundo as coordenadas da vida, precisa viver a vida que está em você. Precisa de Psicoterapia e parar de ouvir os sensacionalistas que espalham o medo e o terror. Isso é manipulação psicológica.
Abraços

5817 respostas

29 MAR 2022

Bom dia, Joyce,
Você certamente é o que chamamos de P.A.S., uma Pessoa Altamente Sensível. Quando falamos em empatia, normalmente nos referimos ao contato com outras pessoas ou grupos com os quais nos identificamos. Mas algumas pessoas possuem uma sensibilidade tão aguçada que sentem a "dor do mundo", por assim dizer. E da mesma maneira como se sentem bem em períodos alegres, sentem todo o impacto negativo do peso das coisas ruins que acontecem à nossa sociedade.
Esta é uma questão que pode ser trabalhada na psicoterapia breve, o cuidado consigo, os limites da sua percepção e como desenvolver a autoconfiança para que estes assuntos não a machuquem tanto.
Se quiser conversar mais sobre isso, fico à sua disposição. Mas lembre-se que todos temos medo. E a mídia não ajuda em nada.
Pare de assistir jornais e se concentre nas coisas que gosta de fazer. Eleve o nível dos sentimentos ao seu redor, vivendo a intensidade da mesma forma como se cerca da desconfiança. Vai te fazer muito bem.
Se quiser falar mais sobre isso, terei prazer em ajudá-la.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

29 MAR 2022

Olá Joyce! Grato por escrever. Na atualidade, segundo dados públicos, temos vinte e oito guerras em andamento. A da Ucrânia, envolve europa, envolve poderes estratégicos de super potências. Por essa razão essa guerra é mostrada a nós, conforme o interesse das partes que mostram. Devemos sempre trabalhar para que aprendamos, como humanidade, a não permitir mais guerras. Todas as guerras são absurdas, insensatas. construir cooperação no llugar de guerras, precisa ser feito a partir de acordo humano, acordo ecológico, para além do poder e do dinheiro imediato.
Posto isso, a melhor forma de contribuirmos para a paz, para a vida harmônica, será construir, nas trocas próximas, ética, respeito, alegria, solidariedade, justiça, para além das leis, bom senso, empatia, harmonia.
Tanto você quanto eu, sonhamos, nas nossas fantasias, o poder de ir lá e falar, tal qual se fala para duas crianças: "parem com essa briga". Sabemos que não pode ser assim. O que podemos fazer é viver construindo interações harmônicas, justas, cooperativas, respeitosas.
Será aconselhável, que inicialmente, você possa reorganizar rotina de vida, com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Será prudente manter as máscaras. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8644 respostas

29 MAR 2022

Olá Joyce, tudo bem? Eu compreendo o que você está sentindo. Do que você tem medo? O que te faz viver nesse pesadelo constante? Caso seja "o fim dos tempos" a sua fé te dá algum suporte para tal momento? Você sente que poderia fazer algo diferente com relação a guerra, ou a sua vida? Talvez o seu receio esteja relacionado não apenas a profecia em si, mas na forma como você tem vivido e naquilo que você gostaria de modificar em sua própria vida. Se precisar posso te auxiliar, estou a disposição, sou psicóloga Cognitivo Comportamental e meu nome é Anatália Mohr.

Anatália Mohr Psicóloga Psicólogo em Palhoça

4 respostas

29 MAR 2022

Olá
Acho que o primeiro ponto seria buscar a racionalidade: quais são as chances reais de que isso se torne um colapso catastrófico? Onde consigo informações confiáveis sobre isso? Com quem e onde me informo?
Para além disso, sugiro que elabore isso c mais calma com um profissional que acolha essa situação entrelaçando com demais questões que podem se relacionar a essa em sua vida.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha