Estou precisando de conselhos. Tenho duvidas na minha sexualidade

Feita por >Julio · 25 jul 2023 Orientação sexual

Boa noite , tenho 19 anos sou homem e preciso de umas dicas e ajuda , vou deixar em topico para ficar mais facil de entender.

-Tenho duvidas na minha sexualidade a mais o menos 3 anos , acabei me isolando e fiquei meio depressivo e acabei engordando também .

-Eu me excito por todos tipos de pornô (Hetero , lesbico , gay , trans , bi e ai vai )
E isso me causa duvidas normalmente tenho mais tesão por gay , trans e nudes feminino.

-Vida real nunca me senti atraido por homens vejo direto amigos pelados em vestiarios de futebol e nunca senti nada , nude masculino não me excita também .

-Quando se trata de ver alguem solo ou nudez ou até danças tiktok so sinto tesão por mulher .

-Nunca transei sou virgem , ja tive atração sexual por mulheres fiquei super excitado algumas vezes flertanto mais nunca ia pra cima até por medo.

(Minhas duvidas são essas )
Abaixo

1)Cortar pornô pode ajudar a me entender ?

2)Procurar um psicologo ajuda ou terapia seria melhor ?

3)Alguem tem alguma dica ou ja passou por algo parecido eu aceito o relato também .

Obrigado e tenha uma boa noite .

A melhor resposta 27 JUL 2023

Olá Júlio! Obrigado por escrever. Aos dezenove anos de idade, com o texto que você escreveu, certamente poderemos te ajudar, mas a questão principal que está tomando conta de parte muito grande de tua geração, é a troca da vida real pela vida virtual. É normal, esperado de razoável estar virgem, do ponto de vista prático, aos dezenove anos. O que é absurdo é vivência maior de filmes, internet, videogames, séries, e outras possibilidades virtuais. Um milhão de vivências virtuais não equivale a uma vivência real. Nessa idade, com essa história, você precisa de estudos sérios e consistentes, e trabalho comprometido, de turma de colegas e conhecidos reais, de convivência real, de pratica de esportes coletivos de contato, de grupos de teatro, arte, dança, cultura em geral, grupo de serviços.
Também, sendo possível, para desenvolver firmeza na caminhada, será bom contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8630 respostas

27 JUL 2023

Olá Júlio, pelo seu relato percebo que realmente está muito confuso, você tem muita coisa pra expor e refletir. O ideal é procurar um psicólogo para começar um acompanhamento, assim você poderá expor seus sentimentos e chegar ao amadurecimento. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

220 respostas

26 JUL 2023

Oi Julio! Espero que estejas bem!

Primeiramente, não é anormal termos dúvida sobre nossa sexualidade. Sexualidade não é uma caixinha que você precise se encaixar, contanto que não te faça mal nem faça mal a outras pessoas, e que seja consentido, você pode explorar e ter preferências que inclusive não se encaixem em um padrão nomeado.

Mas se fossemos encaixar, você poderia talvez se definir como Bi, e a gente pode hipotetizar que a falta de atração em homens na vida real talvez se deva a algum medo de julgamento/preconceito, até porque sexualidade não tem a ver somente com sexo, sentir-se atraído não necessariamente significa sentir-se atraído sexualmente.. Mas também pode ser que sua excitação em pornôs gays não necessariamente se relacionem ao sexo da pessoa presente em si, mas esteja conectada, a performance exibida, ao jogo de sedução e/ou dominação, etc, o que te aproxima mais a uma classificação hétero.

Mas você pode também ser, simplesmente, uma pessoa que sente tesão por mulheres, e curte pornôs gays.

Você é novo e teve poucas experiências ainda, o que torna a confusão mais compreensível ainda, procure se permitir e se experimentar, e com o tempo você vai ir identificando seus gostos e preferências com mais facilidade; lembrando que não precisa fazer sentido para os outros.

Agora, respondendo suas perguntas:

1) A pornografia pode sim ter um impacto negativo sobre a sexualidade, pois cria ideações de sexo que não condizem com a realidade. Se isso prejudica sua capacidade de se conectar na vida real, gera insegurança, e/ou está gerando frustrações, evitar pode te ajudar. De qualquer forma a melhor forma de se entender será mesmo na vida real.

2) Procurar um psicólogo implica em realizar terapia, e vice e versa. E sim, buscar um profissional te ajudaria a avaliar mais amplamente suas experiências de vida. Além de te auxiliar em outras questões que você parece que vem sendo prejudicado por conta desse conflito interno, como o isolamento e o ganho de peso.

3) Minha "dica" seria buscar a terapia, pra mobilizar outros movimentos que vão estar te ajudando, e suas angustias são sim vivenciadas por outras pessoas também, de maneiras similares.

Abraço,

Jéssica Thainá Hannecker de Mattos Psicólogo em Carazinho

6 respostas

26 JUL 2023

Julio,
Compreendo. E tudo normal nesta fase, os pornôs excitam, mas não resolvem; voce não se relaciona, voce tem a ilusão mas é apenas excitação fisiológica que depois te deixa cada vez mais frustrado e vazio.
Voce precisa é resolver o teu problema emocional, as tuas carências.
São estas que te afastam das mulheres e por compensação, apela para os vídeos.
Faça Psicoterapia que resolve.
Abraços

5817 respostas

26 JUL 2023

Olá Julio.
O vício em pornografia pode interferir, negativamente, na sexualidade.
Segue as respostas:
1) Evitar pornografia pode ajudar no controle da ansiedade e te fazer refletir em relação orientação sexual;
2) Não é suficiente uma avaliação psicológica, é necessário acompanhamento psicológico, mesmo que por curto período, tipo 3 meses;
3) Sim, costumo acompanhar jovens com disfunções sexuais e inseguranças proveniente do vício em pornografia.
Espero ter ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro