Estou perdendo o controle? O que fazer?

Feita por >Debibi · 22 out 2020 Drogas

Bom dia!

Estou bem perdida, faço uso de maconha à 21 anos e de cocaína esporadicamente a uns 15 anos... Nunca consegui parar, porém não afetava a minha vida tanto, mas nessa pandemia me vi usando cada vez mais álcool e drogas e está começando a afetar meus relacionamentos familiares (2 filhos pequenos que cuido sozinha) meu relacionamento com a minha mãe quase inexistente pq ela odeia que eu beba e agora sinto que está se tornando uma dependência mesmo, não saio de casa sem beber ou usar drogas ( uso cocaína, maconha e sintéticos como bala e doce) e não funciono mais como antigamente... Preciso de ajuda urgente antes que atente contra a minha vida ou que as coisas piorem e as consequências cheguem aos meus bebês... Até financeiramente estou começando a me prejudicar e afetar o bem estar das minhas crianças... Tô perdendo a vontade de viver na real... O que fazer???

A melhor resposta 23 OUT 2020

Olá Debi. As relações com as substancias químicas estão diretamente ligadas à nós, em seu sentido mais amplo. Não é só um vício químico, mas algo que preenche um certo vazio, que ocupa um espaço em nossa vida. Não precisa no momento pensar em parar o uso, mas sim em entender o porque do uso destas substancias. Para isso indico uma psicoterapia especializada em dependências, para criar a possibilidade de compreender o porque, e direcionar o cuidado e tratamento para esta área. Não se culpe e não se desestimule, procure a compreensão de si em um processo de organização subjetiva, para assim poder estar inteira em suas escolhas, e não sofrer por comportamentos pulsionais.

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

23 OUT 2020

Olá Debibi.
É importante que você procure ajuda para fazer a desintoxicação, uma internação poderá te ajudar a desintoxicar. Pelo tempo de uso que descreve será muito difícil que consiga ficar limpa somente com um acompanhamento psicológico. E após sair da clínica procure um profissional psicólogo que seja especialista em drogas, pois este profissional costuma entender os limites e os efeitos de cada substância que usou e como você poderá se manter longe das drogas.
Para evitar as drogas e álcool você pode começar a mudar sua rotina, os lugares que frequenta e os amigos com quem se relaciona, pois estes são gatilhos para o uso. Estar em determinados lugares, ou com determinadas pessoas faz com que tenha mais vontade de se entregar ao vício.
Converse com sua mãe, explique que precisa de ajuda principalmente emocionalmente.
Há diversas clínicas, ou comunidades terapêuticas, com preços de todos os tipos, inclusive com atendimento gratuito, neste último caso, você poderá buscar ajuda no CAPS ou CRATOD, órgãos do governo que auxiliam usuários. Se não sabe como escolher, poderá ir até os encontros de Narcóticos Anônimos para ter mais informações, ou ir nos órgãos citados.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 OUT 2020

Olá Debibi! Grato por escrever. A questão prática da solução você sabe; a questão será aprender a viver de outras formas. Para tanto você precisará lançar mão de todas as armas éticas e saudáveis que puder. Para começar será muito importante você, com persistência, persistência para valer, procurar um psicólogo, com disciplina e abertura mental, para que este te ajude a iluminar tua realidade, teus recursos e possibilidades, resgatanto a história, sonhos, planos e caminhos.
A parte isso, será importante você evitar ficar sozinha, procurar companhias sólidas, amadurecidas, e algumas delas, confiáveis, para você poder conversar sobre suas aflições.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis (máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

23 OUT 2020

Oi Debibi,
Tudo que se fazia antes da pandemia com um "certo controle" acabou aflorando na quarentena.
Te aconselho a buscar ajuda psicólogica e psiquiatrica o quanto antes.
Estou a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo