Estou fazendo terapia, mas às vezes não consigo responder as perguntas

Feita por >Fa · 8 mai 2022 Psicoterapias

Faço terapia e as vezes não consigo responder o que o terapeuta pergunta. Não consigo ter um ponto de vista,e não sei pq faço isso. Qual é o meu problema? Ele até comentou se quero escrever sobre isso ou se acho mais fácil desenhar, mas não sei pq me travo algumas questões

A melhor resposta 9 MAI 2022

Oi Fa.
Sobre seu questionamento, depende muito qual o objetivo de tudo isso.
Tipo, é uma obrigação você responder?
Está ali para falar sobre o que ele pergunta?
Você está querendo continuar?

Num contexto psicoterápico, é comum sermos abordados pelo terapeuta em pautas que não gostamos, que seja difícil falarmos.
Talvez seja isso... Mas só você pra dizer.

Att,
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

10 MAI 2022

Voce faz terapia, mas porque está fazendo?
Faz porque alguém mandou fazer?
Ou foi voce mesma que quis fazer?
Voce quer resolver o problema que tem não é?
Então precisa usar o terapeuta para resolver e não ter medo dele. Voce está pagando ele.
Então, empodere-se e faça voce as perguntas pra ele.
Todas as perguntas que estão sufocadas na sua garganta.
Voce é dono da sua vida, faz dela o que quiser. Use todos os outros para satisfazer as suas necessidades.
Mas, voce escolhe e voce decide e tudo será de acordo com as suas escolhas.
Colhe-se o que se planta.
Abraços

5817 respostas

10 MAI 2022

Olá.
Acredito que você está em processo de autoconhecimento, motivo de não saber de todas as respostas.
Boa sorte, paciência.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

9 MAI 2022

Olá Fa.
É compreensível que à vezes não consiga responder à todas as perguntas que o terapeuta faz. O autoconhecimento exige o olhar profundo para dentro de si mesmo. Existe um gasto de energia nesse processo pois muitas vezes tem coisas que trazem muita angústia e ansiedade associadas ao passado recente e principalmente à experiências negativas da infância e adolescência que algumas vezes nem lembramos mas que aparecem nos nossos comportamentos atuais que não entendemos e por isso podem nos causar muita estranheza. Fale sinceramente para o seu terapeuta que esse assunto é mais difícil para você ou que não sabe o que dizer. A idéia de desenhar ou se expressar de outras formas é muito válida e poderá ser bem produtiva. Busquem juntos os caminhos alternativos quando um caminho estiver interditado. Se precisar ande mais devagar. Quem sabe esse caminho não trará descobertas promissoras que nem imaginava antes... esteja aberta para o novo... evite ser muito crítica com você mesma e também evite o perfeccionismo. Caso a sua dificuldade para interagir com o terapeuta se estenda ou não observe nenhum resultado positivo depois de algum como num período de 6 meses você poderá buscar outro profissional com o qual a comunicação possa fluir melhor. De qualquer forma você terá que sair da zona de conforto para olhar para os seus sentimentos e participar ativamente do processo terapêutico. Espero tê-la ajudado de alguma forma.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

9 MAI 2022

Olá Fa! Obrigado por citar. Psicoterapia é extremamente mais além de responder perguntas. Não é central ter a preocupação em responder perguntas. É central falar das vivências, das dúvidas, dos objetivos, das sensações, das fantasias, devaneios, metas, insatisfações, alegrias, expectativas, lembranças, dentre outras possibilidades de ocupação mental. Com o tempo a qualidade do vínculo irá permitindo estar com o psicólogo, com harmonia, espontaneidade, leveza, curiosidade, vivendo a vida e a expressando com fluência natural.
Caso necessário estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão ativas. A maioria dos políticos são falsos, a imensa maioria dos "ditos líderes religiosos", são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas, Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja sensato com máscara e outras prevenções. Aumente o afeto e evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

9 MAI 2022

Entendo sua questão de não conseguir responder, o que pode estar acontecendo é medo de entrar em conteúdos que possam te fazer sofrer. Lembrando que todo processo terapêutico leva tempo, para haver mudanças vai doer e é preciso se abrir para adentrar no seu mundo interior de autoconhecimento. E confiar no seu terapeuta, uma boa relação confiança é fundamental para processo fluir.

Anônimo-401367 Psicólogo em Ponta Grossa

2 respostas

9 MAI 2022

Olá
Decidimos buscar um processo de terapia justamente porque algumas questões nos são mais delicadas. O que falamos lá costuma nos doer um pouco. Por isso é normal que algumas coisas sejam difíceis de serem ditas. Talvez porque ainda não a compreendemos. Sugiro que pense exatamente sobre esse incômodo junto ao seu terapeuta. Como me sinto em relação à dificuldade de me expressas? Seu terapeuta pode te ajudar a perceber seu corpo durante esse incômodo ou até criar metáforas que te ajudem a compreender melhor a sensação.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha