Estou em um rolo complicado e não sei se continuo ou saio.

Feita por >Jailson · 26 jul 2024 Abordagem psicológica

Fala pessoal! É a primeira vez que venho a escrever por aqui... vamos lá!

Estou ficando com uma garota que eu não sei bem no que vai dar. Nos conhecemos desde 2019, tempo da faculdade e formamos uma amizade. Eu sempre a achei bonita, porém ela sempre estava "com alguem" e isso evitava que eu desse investidas. Veio a pandemia e nós afastamos, voltando a nos falar somente em 2022. Nesse momento estávamos em períodos diferentes (manhã e noite) da faculdade e ela me contou pessoalmente em um dia a noite que estava ficando com um novo rapaz.

Com esse cara ela passou a namorar e foram morar juntos em 2023, porém, terminaram em dezembro por motivo de traição dele.

No começo desse ano (2024), nós voltamos a conversar, literalmente em janeiro. Eu confesso que não dava muita bola, mas a via mais presente. Já havíamos terminado a faculdade e eu estava no interior me preparando pra uma cirurgia que seira em março, motivo esse que eu não tinha saído com ela ainda, mesmo que só na amizade.

Depois de todo esse período, fomos em uma festa e acabamos ficando por lá, foi um beijo incrível e a partir daí passamos a conversar com frequência.

Nessas conversas, ela disse que quando me viu ainda no final de 2023 sentiu uma certa atração, mas como ainda era comprometida deixou pra lá, visto que não trairia o seu namorado. Porém, esse cara quando ainda estava com ela me via como "ameaça" e pedia que ela me desse Block.

Até aí tudo bem, eu não perguntei mais sobre passado e deixei pra lá, porém o passado sempre se faz presente e acabamos tocando no assunto de novo sobre relacionamentos passados.

Ela me contou sobre seu primeiro namorado, onde chegou a ser pega a força por ele (imagino o quanto deve ter sido horrível), tendo só 16 anos. Me contou sobre ter namorado duas garotas (ela se afirma bi), porém não se sentia tão bem e passou a namorar só homens. Contou ainda sobre a relação afastada que tinha com os pais e sua carência, onde se envolvia em relacionamentos assim que terminava um, não gostando de estar sozinha, o que lhe gerou diversos traumas e receios, visto que a maioria das pessoas que passaram em sua vida foram "cuzões". Por fim, foi seu ex do último relacionamento em 2023, onde ela pegou traições virtuais dele e terminaram o relacionamento.

Acontece que a chamei pra sair diversas vezes e em 4 delas ela desmarcou em cima da hora, porém sempre saía com amigas, pkd exemplo, o que me deixou chateado. Após um breve tempo, saímos e ficamos e ela disse que se arrependeu de não ter ido antes. Porém, depois desse dia ela esfriou bastante e não era mais a mulher doce de antes, o que me causou muitas dúvidas e crises de ansiedade por me sentir insuficiente, mesmo sendo o melhor cara possível pra ela. Ela chegava a ser rude, como um dia que não estava bem e eu lhe mandei um chocolate e ela nem desceu pra me ver, quando retruquei, ela disse que eu poderia ir embora com o doce.. ou quando eu perguntava apenas por perguntar para onde ela iria e com quem, e ela reclamava dizendo que eu não confiava nela, porém quando eu saio ela pergunta.

Cheguei a indagar sobre tudo isso e ela falou sobre TPM, medo de se relacionar, ódio do ex, sua antiga sogra ainda mantém contato, medo que eu a faça sofrer mais uma vez e que quer mais tempo pra analisar a gente, não quer pressa...

Com tudo isso eu me afastei um pouco, busquei terapia pra me aliviar mais da ansiedade que adquiri com toda essa "volatilidade" dela, pois um dia estava ótima comigo e no outro não (inconsistente), voltei a treinar e iniciei um novo projeto (abri meu cnpj).

Acontece que após tudo isso, ela voltou a falar comigo como antes, disse que tinha problemas não resolvidos no trabalho e amizades e agora está "um amor" comigo. Já até mandou foto da família quando estava reunida. Eu confesso que agora foi como um Balde de água fria, não entendi bem o que ocorreu até agora. Disse que tem e faz planos comigo, que está melhorando sua personalidade e se afastou das amizades (as mesmas que ela me trocava antes, pq essas amigas foram falsas com ela), chegou até a me indicar pra alguns trabalhos.

Tenho algumas observações:

por ela ser bi e eu hetero, passei a ter insegurança sobre ser traído ou ela sentir falta de mulher, porém ela me passou confiança no começo de não fazer isso pois quando gosta de alguém, é só aquela pessoa (perdão se for bifobia, mas estou buscando mudar na terapia que iniciei)

No Carnaval de 2024, após sua separação, me disse que "passou o rodo" e eu não gosto disso. Sou um cara que ficou com pouca mulher, gosto de me preservar

Ela já teve 9 relacionamentos (2 mulheres e os demais homens) e em nenhum foi muito feliz

Não sei explicar, mas minha intuição não me deixa prosseguir muito bem com ela, eu não sei o motivo em si. Talvez pq sofri com uma garota que tive em 2022 onde ela não quis nada comigo, ou talvez minha intuição queira dizer que essa minha ficante atual não seja pra mim

Ela disse que tem medo de se apegar a mim e minha família e sofrer de novo, pois tem traumas

Eu sou positivo, das vezes que tentei ser positivo com ela, ela me cortava afirmando que não era pra ser tanto assim

Eu gosto dela, de verdade, mas ansiedade que me causou me tirou da reta dos meus planos, cheguei até a acordar tremendo

Ela tem uma rotina puxada, as vezes até demoramos conversar, porém eu retornei a minha rotina corrida também e as coisas ficaram mais "igualadas"

Conversei com dois amigos próximos (os melhores amigos) e minha irmã, estes afirmaram pra que eu me afastasse, porém eu não consigo. Tenho medo de que ela seja a pessoa certa e eu acabe perdendo alguém que seria o amor da minha vida

Há dias bons pra mim, há dias que não me reconheço mais... isso que é foda

Nós dois temos 23 anos

Tenho medo de ser um tapa buraco, mas vez ou outra ela fala sobre sentimentos (embora ela tenha dito que não exprime o que sente), me chamando de amor ou falando o quanto gosta de mim (recentemente ela voltou com isso), porém a um período atrás ela estava fria

Eu literalmente não sei o que fazer e preciso da ajuda de vocês com opiniões boas, por favor...

A melhor resposta 27 JUL 2024

Olá Jailson!

Obrigado por compartilhar sua história. É muito corajoso da sua parte abrir-se sobre essa situação complexa. O que você está sentindo, como a ansiedade e as inseguranças, são reações normais diante de relacionamentos que carregam tanta história e emoção, acredito que não teria como ser diferente, já que tem tanta história a considerar!!!

É interessante notar como os padrões do passado podem influenciar nosso presente, não é? Muitas vezes, essas experiências moldam nossas expectativas e medos em novos relacionamentos. Ao refletir sobre o que você realmente deseja nessa relação, que valores são importantes para você? Como você gostaria que sua vida amorosa fosse? Essas são algumas perguntas importantes a serem construidas.

Se você sentir que precisa de apoio nessa jornada, seria um prazer ajudar nesse processo!

Psicóloga - Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

31 JUL 2024

Olá Jailson,
A situação que você descreveu é bastante complexa e envolve muitos fatores emocionais e psicológicos tanto da sua parte quanto da parte dela. Sua ficante tem um histórico de relacionamentos difíceis e traumas, o que pode influenciar muito no comportamento dela atual. Pessoas com experiências negativas passadas podem ter dificuldades em confiar e se abrir, e podem agir de forma inconsistente como um mecanismo de defesa. Você mencionou que teve uma experiência ruim com uma garota em 2022 e que isso pode estar afetando sua confiança e intuição. Sua ansiedade e insegurança também são compreensíveis dadas as circunstâncias, especialmente considerando as desmarcações e mudanças de comportamento dela.
Tente ter uma conversa aberta e honesta com ela sobre como você se sente em relação ao comportamento dela e suas inseguranças. É importante que ela saiba o impacto que suas ações têm sobre você.
Se precisar de ajuda fico à disposição.
Marília - psicóloga com abordagem psicanalítica

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

29 JUL 2024

Se voce faz terapia deve tratar isso em terapia.
Mas voce não tem que se esforçar para mudar ela; ela só muda se ela quiser.
Você pode mudar a ti mesmo e fazer tuas escolhas e fechar as portas para tudo o que não te realiza.
Não vai ser ela quem vai te realizar.
Não vai ser voce que vai realizar ela.
Quando voce se realizar, vai provocar interesse em ela mudar. Ou em cair fora.
Trate isso em Terapia
Abraços

6351 respostas

27 JUL 2024

Bom dia, Jailson! Obrigado por escrever. Há vários fatores a ponderar. Vamos a alguns deles. Pessoas que apresentam definição sexual, como algo dado, geralmente estão com dificuldades. A convicção da sexualidade não precisa ser dita. De outro lado, a questão da bissexualidade, costuma envolver outras dificuldades. De outro lado, as idas e vindas acabam desgastando, minando a estabilidade e motivação para evolução recíproca.
Ao mesmo tempo, você conta com apenas vinte e três anos. Não é momento de investir e busca de resgatar namoro vivido com idas e vindas.
Aos vinte e três anos a prioridade da vida das pessoas, deve envolver estudos sérios, trabalho em evolução, turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, prática de esportes coletivos, atividades culturais, artísticas.
Você precisa aprimorar entendimento da natureza humana, da cultura, antes de ponderar evolução mais detalhada de relacionamento.
Abraços,

9313 respostas

27 JUL 2024

Olá Jailson. Obrigada por compartilhar seu relato conosco. Veja, há várias situações dentro do que nos relatou. Vou começar focando em você primeiramente. Você fala sobre intuição, mas há também evidências que descreve que corroboram com a sua intuição. A instabilidade dela deixa você vulnerável, incitando inclusive crises de ansiedade. O comportamento por vezes carinhoso e por vezes rude deixa uma sensação de insegurança em você e pode ser um alerta de uma relação que não seria saudável. Há também questões que parecem fundamentais para você e que ela não poderia oferecer, como uma postura de relacionar-se com menos pessoas e a heterossexualidade. Estes pontos devem ser levados em conta antes de iniciar um relacionamento, até porque podem se tornar motivos de conflitos, desconfianças e discussões. Eu acredito que a resposta está clara para você, mas talvez uma certa insegurança e autoestima baixa o impeçam de arcar com o que sabe que seria o melhor pra você. O medo de ela ser "a pessoa certa", mesmo citando várias características que mostram o contrário diz mais sobre o que você pensa que merece ou pode conseguir do que sobre ela. As instabilidades dela podem ter diversos motivos, mas acredito acredito esse não seja o ponto fundamental. Fico à disposição. Boa sorte!

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba