Estou em um relacionamento há 8 anos. Meu ''apetite'' sexual diminuiu.

Feita por >Greici · 11 jun 2024 Terapia de casal

No decorrer desse tempo em que estamos juntos, meu ''apetite'' sexual diminuiu drasticamente.
Não tenho mais aquela disposição, sinto que só obtenho atenção do meu parceiro quando o mesmo quer transar, tenho que falar varias vezes que não estou com vontade ou excitada para que pare de insistir, e quando ele enfim desiste ouço coisas como, para que eu tenho mulher se não for para transar.
Se eu falo sobre qualquer outra coisa que está me desagradando sobre o relacionamento ouço que eu só reclamo ou falo demais, que eu nada está bom pra mim.
Não sei o que devo fazer, me sinto extremamente culpada e esgotada.

A melhor resposta 12 JUN 2024

Olá Greici, sinto pelo momento que está passando! Muitos fatores podem influenciar na líbido, e acontecem mais do que imagina, tanto com homens como com mulheres, o importante é se perceber, compreender as razões para achar seu melhor lugar. É importante perceber também que as expectativas e desejos sexuais são individuais, e também muito diferentes para homens e mulheres. Noto ainda em seu relato, que há uma ausência de comunicação assertiva entre você e seu marido, e a comunicação é o principal alinhamento entre um casal, contudo, somente conseguirão ter conversas transparentes e acolhedoras um com o outro a medida que entenderem primeiramente a si mesmos. Baixa líbido ocorre por diversos fatores, é necessário investigar os motivos, que podem ser inclusive por razões fisiologicas, deficiência de vitaminas, uso de algum medicamento, anemia, depressão, enfim, ela é multifatorial. Não deve se culpar e tão menos se negligenciar. Busque ajuda profissional, faça exames, busque terapia, e assim conseguirá encontrar caminhos para sentir-se mais leve, sem julgamentos ou culpas, a partir de uma compreensão melhor de você mesma, o momento é de se conhecer, a consequencia será automaticamente relações mais saudaveis.

Abraços

Aline Camara Psicólogo em Taboão da Serra

4 respostas

13 JUN 2024

Oi Greici
É preciso se descobrir, conhecer a si mesma (a si mesmo) para compreender os relacionamentos.
Dentro dessa realidade em que vive, é normal teu apetite sexual diminuir e até acabar por completo...
Você quer amar, ele quer fazer sexo apenas. Você busca prazer, ele busca te penetrar e ejacular...
Veja como ele se expressa: "para que eu tenho mulher se não for para transar"?
É evidente que você perca o tesão por ele... não é só isso que voce busca.
Para resolver isso, precisam dialogar, conversar, fazerem psicoterapia para compreender toda esta dinâmica entre duas pessoas.
Proponha fazerem Psicoterapia e se ele se negar, invista noutra relação para não perder tempo.

Abraços

6374 respostas

12 JUN 2024

Bom dia, Greici! Grato por se colocar. Certamente há muitas outras coisas que você precisar dizer, ponderar. Pelo descrito acima, no entanto, podemos compreender que as bases do relacionamento de vocês, estão discrepantes, desgastadas.
Você não está bem na relação, ele não está bem na relação.
Namoro, convivência, é para se aproximar, se conhecer, amadurecer.
Apetite sexual precisa ser ponderado com idade, cultura, saúde, valores, perspectivas.
Certamente que não é uma questão de culpa. É questão de diálogo, de realismo, de desejo efetivo ou não, de modificar as formas de interagir.
Vamos aprofundar reflexão?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

12 JUN 2024

Oi, boa noite, tudo bem?
Então o sexo funciona de uma forma pra cada pessoa, e cada pessoa transa de forma diferente!
Mas eu acho que o que vocês estão mais precisando é de terapia de casal, para que consigam ter uma comunicação mais acertiva!
Estou a disposição se quiserem marcar uma consulta!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros