Estou apaixonada pelo meu psicólogo.

Feita por >Gabi · 2 set 2024 Abordagem psicológica

Gente eu não contei pra ele e nem irei contar a ele, por respeito a profissão, mas ja consultei com outros profissionais e não senti o que sinto por ele, pois eram mulheres e em outras fases da minha vida (era adolescente). E pouco tempo comecei a fazer terapia com ele e ele e tão perfeito, ele fez enxergar coisas tao positivas sobre mim e ele é tão simpatico e atencioso, ele conversa comigo pelo whats em qualquer horário, sempre que estou me sentindo triste, chamo ele e ele e um querido, eu sei que e a profissão dele, mas ele faz eu me sentir especial e eu sei que isso também e por conta da profissão o acolhimento e tudo mais, mas ele despertou uma vontade de passar mais tempo com ele, ele e lindo, inteligente, o que pode estar acontecendo comigo?

A melhor resposta 3 SET 2024

Olá Gabi!
Compreendo a sua angustia!
Ninguém está livre de se apaixonar!
Não se culpe!
Você tendo consciência de quê esse sentimento só existe da sua parte, te indico mudar de psicoterapeuta!
Para não comprometer a evolução do seu tratamento.
O que acontece, às vezes, é que a atenção, escuta atenta e empatia são inerentes da profissão, e podem facilmente serem confundidas com a reciprocidade de sentimento romântico!
Espero ter conseguido contribuir de alguma forma.
Estou à disposição caso necessite.
Att Michele Meneses
CRP 11/17767

Michele Meneses Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

8 SET 2024

O que você está vivenciando é uma situação que ocorre com certa frequência em contextos terapêuticos, e se chama *transferência*. A transferência acontece quando o paciente, ao se sentir acolhido e compreendido pelo terapeuta, começa a projetar nele sentimentos, que podem ser de admiração, carinho ou até mesmo de atração. Isso é natural, principalmente porque o ambiente terapêutico é um lugar seguro, onde você pode ser vulnerável, ser ouvida e sentir-se validada.

É importante entender que esses sentimentos não são incomuns, e eles podem estar relacionados à forma como o terapeuta lhe proporciona um espaço de aceitação, algo que talvez você esteja precisando emocionalmente. Esses sentimentos podem se intensificar porque o terapeuta ajuda você a ver aspectos positivos de si mesma, algo que pode criar uma forte conexão.

No entanto, é fundamental diferenciar o papel profissional que ele exerce e os sentimentos que surgem em você. O terapeuta oferece cuidado e atenção como parte de seu trabalho para ajudá-la no processo terapêutico. Por mais que ele pareça “perfeito”, esse ideal pode estar ligado à função que ele desempenha de maneira profissional, e não necessariamente a uma conexão pessoal fora da terapia.

Considerar abrir essa questão com ele, dentro da terapia, pode ser uma forma importante de compreender melhor o que esses sentimentos representam para você. Um terapeuta treinado está apto a lidar com a *transferência* de forma ética, ajudando você a refletir sobre suas emoções e como elas podem estar conectadas com questões profundas da sua vida. É uma oportunidade de crescimento dentro do próprio processo terapêutico.

Como você se sentiria se tivesse a chance de explorar esses sentimentos na terapia, de forma aberta e honesta? Isso poderia ser transformador para você.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

4 SET 2024

Olá Gabi.
Isso acontece, apaixonar-se pelo(a) terapeuta.
Importante frisar que ele é um profissional, seria interessante você expor isso na terapia, para que possam trabalhar juntos o tema.
Não é uma ofensa ou traição o que você sente.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

3 SET 2024

Olá Gabi,

É comum desenvolver sentimentos por alguém que demonstra cuidado, atenção e empatia, especialmente em um ambiente terapêutico, onde o foco está em entender e atender às suas necessidades emocionais. Esse fenômeno é conhecido na psicologia como transferência, onde os sentimentos que você tem por outras pessoas ou situações da sua vida são transferidos para o seu terapeuta.

Esses sentimentos geralmente são reflexos de necessidades emocionais não atendidas ou de padrões de relacionamento anteriores. É um processo natural e pode ser uma parte valiosa do trabalho terapêutico, ajudando a explorar e entender seus próprios sentimentos e comportamentos em relação aos outros. O ideal e que converse com seu psicólogo a respeito.

Atenciosamente,
Vitória.

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

23 respostas

3 SET 2024

Olá tudo bem ?
Certo vamos lá , esse sentimento e uma forma do seu inconsciente demostrar transferência . Você pode ter certeza que isso e uma transferência, e quando estamos num processo terapêutico a transferência ela acontece e as vezes podem confundir com paixão . Mas isso passa, pode ficar tranquila. Ele pode te trazer confiança , ou alguns aspectos que você acha importante em ter no parceiro . Eles são motivados por um forte senso de dever e responsabilidade para ajudar os outros e fazer o bem no mundo. O arquétipo do herói é associado a características como força, coragem, sabedoria, altruísmo, determinação e perseverança. As vezes, você só se identificou por essas questões . Um arquétipo que está no seu inconsciente coletivo.

Fernanda Campos Sales Psicólogo em Petrolina

1 resposta

3 SET 2024

Bom dia Gabi, obrigada pela coragem em expor teus sentimentos
Sabia que "apaixonar-se" pelo psicólogo e algo mais comum do que voce pensa?
Coloquei "apaixonar-se" entre aspas, porque na maioria das vezes este sentimento eh uma projeção de tudo o que vc gostaria de ter num parceiro amoroso. Vc pode estar criando uma imagem idealizada do teu psicologo por sentir gratidão, afeto e por sentir-se segura com ele.
E muito importante que vc exponha o que sente, para que este tema também possa ser tratado no teu processo psicoterápico.
Abs
Daniela

Daniela Garcia Glezer Psicólogo em São Paulo

9 respostas

3 SET 2024

Bom dia, Gabi! Obrigado por escrever. Esse acontecimento não é raro. O que não podemos esquecer é que não é possível viver dois papéis ao mesmo tempo. Também certamente o fato de, nós, psicólogos, sermos acolhedores, empáticos, ouvintes, acaba gerando na cabeça de uma parte das pessoas, por estarem vulneráveis, interpretações indevidas de nosso acolhimento e atenção. Cabe ao psicólogo, separar as coisas, conduzir com sabedoria, maturidade e discernimento.
Como você mesma nomeou, está apaixonada. A paixão é cega, deposita na pessoa por quem se apaixona, qualidades de perfeição, que não existem. Por isso não dura, não se sustenta. Não demora vir a frustração da quebra das expectativas.
Dependendo do grau de seu envolvimento, poderá ser prudente, após conversar honestamente com ele, você rever caminhos, provavelmente, trocando de psicólogo, sem perder de vista, que você procura um psicólogo, não uma paixão. O outro novo psicólogo, caso seja sem encaminhamento, não poderá e nem conseguira ser posto em condições de igualdade de mistura de papéis indevidos, que você desenvolveu com esse.
Fale honestamente com seu psicólogo.
Se necessário, conte cientificamente, com um de nós, outros psicólogos.
Atenciosamente,

9308 respostas

3 SET 2024

Olá Gabi, tudo bem?
A relação com um terapeuta pode muitas vezes gerar sentimentos intensos, devido à confiança e à vulnerabilidade que se estabelece na terapia. O terapeuta oferece apoio, compreensão e atenção, o que pode criar uma sensação de proximidade e admiração.
O terapeuta está ali para ajudar você a explorar e entender suas emoções e experiências, e não para se envolver pessoalmente fora do contexto terapêutico.
Se esses sentimentos estão causando desconforto ou dificultando seu progresso na terapia, pode ser útil conversar sobre isso com seu terapeuta.
Se precisar estou à disposição
Marília - psicóloga de abordagem de

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

3 SET 2024

Olá, tudo bem?
Isso é super normal de acontecer, temos algo que chamamos de transferência entre paciente e terapeuta.
Mas eu recomendaria que você procurasse outro profissional para te ajudar, pois isso dificilmente será correspondido por ele, infelizmente.
Se quiser ajuda, tenho diversos horários disponíveis.
Até mais.

Fabíola Gonçalves Psicólogo em Volta Redonda

5 respostas

3 SET 2024

Oi Gabi
O que está acontecendo contigo é que voce despertou para a vida, para o amor, para o verdadeiro sentido do viver.
Você descobriu o teu potencial de amor e de realização na vida.
Mas pode ser que voce esteja equivocada, que você esteja densificando para a tua pessoa quando ele pode estar falando do amor incondicional, tratamento que todo o Psicólogo, Psicoterapeuta deveria prestar aos seus clientes.
Melhor maneira de esclarecer é voce ser verdadeira e sincera contigo mesma e com ele e expressar o que realmente você está sentindo, até para tratar isso e compreender se não é uma tentativa de manipulação do processo psicoterapêutico, uma maneira de ludibriar ele e o processo de cura.
São sentimentos que estão surgindo e precisam ser tratados, compreendidos e saneados.
Assim como você sente amor, atração, aceitação, outros clientes detestam, sentem raiva, ódio, admiração, respeito...

6349 respostas

3 SET 2024

Gabi, obrigada por seu relato. Considero preocupante seu amor platônico por esse profissional. Especialmente porque ele não sabe e por isso não maneja sua transferência. Também não acho profissional se falarem por mensagens. Qual seu objetivo com sua terapia? Sugiro que escolha outro profissional e conte tudo o que sente para realmente fazer sua psicoterapia. Pessoas que buscam terapia estão vulneráveis e buscando apoio, você está confundindo profissionalismo com o pessoal, o que deve ser um sintoma de solidão, carência ou transtornos afetivos. Não tem problema transferências mas precisam ser comunicadas para serem ressignificadas e em caso de condutas inadequadas mudar de profissional.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

3 SET 2024

A situação que você descreveu é um exemplo de um fenómeno conhecido na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como "transferência". A transferência ocorre quando o paciente começa a desenvolver sentimentos por seu terapeuta que podem ir além do contexto terapêutico. Estes sentimentos podem incluir admiração, afeição, ou até mesmo amor romântico, e muitas vezes são reflexos de emoções não resolvidas ou de relacionamentos anteriores, e não do terapeuta como pessoa.
A natureza da Relação Terapêutica é única, pois o terapeuta cria um espaço seguro, onde o paciente se sente ouvido e valorizado. Isto pode gerar sentimentos fortes, especialmente se, no passado, o paciente não teve experiências semelhantes de aceitação e validação.
Embora seja natural sentir-se grato ou próximo do terapeuta, é crucial lembrar que o terapeuta está agindo dentro de um papel profissional. Parte da formação do terapeuta é justamente gerir essas dinâmicas de maneira ética e manter limites claros, para garantir que o foco da terapia permaneça no bem-estar do paciente.
Seria útil para você explorar esses sentimentos dentro do contexto da sua terapia. Falar abertamente sobre esses pensamentos e sentimentos com o terapeuta, que poderá ajudá-la a entender melhor as suas emoções e a origem desses sentimentos. É importante que você se sinta segura para discutir essas questões sem medo de julgamento.
Compreender a transferência pode ser uma oportunidade de crescimento pessoal. Ao trabalhar esses sentimentos na terapia, você poderá aprender mais sobre as suas próprias necessidades emocionais, desejos, e como estes têm impacto nas suas relações com os outros.
Se você sentir que esses sentimentos estão interferindo no progresso da sua terapia, pode ser necessário reconsiderar a relação terapêutica ou mesmo mudar de terapeuta, mas isso deve ser feito com cautela e sempre em benefício do seu bem-estar e conversado com o seu terapeuta.
Recomendo que você discuta esses sentimentos diretamente com o seu terapeuta para que esses sentimentos possam ser trabalhados de forma adequada no contexto terapêutico.
Grata, estou a disposição, caso venha a precisar.
Abraço
Jane

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú