È possivel se apaixonar por alguem que já morreu ?

Feita por >Moisés · 18 dez 2022 Abordagem psicológica

Me chamo Moisés, tenho 28 anos e me apaixonei por uma pessoa que já faleceu, ela faleceu em 2016 ..eu nunca tive contato nenhum com ela, eu sò conheci ela por videos e fotos que tive acesso depois da morte dela, mas me apaixonei de uma maneira muito forte por ela ...guardo videos e fotos dela e muitas vezes passo a noite conversando e olhando a foto dela ...nao me relaciono com nenhuma outra mulher porque sinto que devo ter respeito por ela, porque sinto que estou namorando ela ....sinto muito vontade de ir no tumulo visitar ...sou uma pessoa extremamente carente e solitaria, gostaria de saber se isso è um problema e se devo procurar um psicológo ?

A melhor resposta 19 DEZ 2022

Moisés...
Se é problema ou não, é voce que avalia...
Mas, perceba que voce precisa resolver o teu problema ou desafio principal que é o de realizar o teu objetivo de vida, resolver a tua carência. Voce está se escondendo por trás de uma pessoa falecida, justamente porque ela não pode te dar retorno, aceita tudo o que voce deseja, vive na fantasia, na imaginação.
Por mais que goste dela, precisa de uma pessoa concreta, de carne e osso e ela não tem mais isso para te oferecer.
O que voce está querendo evitar com esta paixão?
O que voce tem para realizar, para enfrentar precisa realizar, nesta ou noutra existência. Já que voce está aqui, enfrenta, desafie-se.

Abraços

5817 respostas

20 DEZ 2022

Moisés, isso é sim um grande problema. Relação é a dois, é interação. Qual interação você vai ter com quem já morreu? Do que você tem medo com relação aos vivos? Vamos trabalhar isso. Estou à disposição.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 DEZ 2022

Moisés,

Acredito que seria importante sim buscar auxilio terapêutico para olharmos para essa carência e solidão que você vem sentindo. O fato de não se relacionar com outra mulher da vida real, pois está apaixonado por uma pessoa que já se foi, te impede de viver tudo o que engloba uma relação, te impede de experienciar trocas com outra parceira, etc. E só o fato de você estar fazendo essa pergunta, já demonstra que você se encontra em "sofrimento". ou seja, em uma situação em que precisa ser ouvido e ser trabalhada essa carência e solidão.

Caso precise de ajuda pode me procurar ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

19 DEZ 2022

Olá Moisés! Que bom que você escreveu. Possível apaixonar é, mas praticar a paixão não. De outro lado, paixão por vivos ou mortos, é cega, dura pouco, embora seja muito gostoso esse sentimento (paixão). Ídolos e mitos são desumanizados por seus admiradores, porque seus admiradores iludem-se com a ideia de que eles são deuses protetores, deixando, esses admiradores, de construir e assumir a responsabilidade pelo enriquecimento da própria vida. É um problema sim. Será importante, com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade e consciência de que precisará de um trabalho mais duradouro, você contatar um de nós, psicólogos. Extremamente carente e solitário esclarece e fundamenta essa condição indevida, pois paixão precisa virar amor.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.