Amo uma pessoa que já morreu. Por favor me deem um conselho

Feita por >Marília · 10 ago 2023 Dependência emocional

Estou solteira a muitos anos (perdi as contas).

Eu gostava muito de um rapaz (que eu namorava) e ele morreu em 2019. Tive depressão por causa disso. Mas, em 2020 procurei ajuda médica e melhorei bastante.
Hoje tenho vontade de ter um namorado, mas não consigo me interessar por ninguém. Sinto inclusive que ele está sempre junto de mim e que me castiga.
Eu não consigo me interessar por ninguém porque eu ainda o amo muito. Não tem um dia sequer que eu não pense nele. Como é possível amar uma pessoa que já morreu?
Eu quero muito encontrar um homem de bem e seguir com a minha vida.

Que conselho me dam?

A melhor resposta 12 AGO 2023

Olá Marília
Nenhum conselho!
Teu namorado já partiu, por uma razão ou outra.
E ele merece estar bem lá onde está.
As ligações não se desfazem com a morte, mas nesta existência, precisamos de um corpo material para fazer o que temos que fazer.
Se ele partiu é porque precisava partir, cumpriu com a missão dele nesta existência, não tem mais um corpo físico, precisa prosseguir o seu caminho.
Pela ligação que tinham, você precisa dar a liberdade para ele se sentir em paz e continuar o caminho dele.
A ilusão tua de o manter ligado a ti o faz sofrer e faz sofrer a ti mesma, você também não se realiza.
Faça Psicoterapia de cunho espiritual para harmonizar teu emocional.
São duas almas, a tua e a dele que precisam estar em paz e cada uma prosseguir com a sua missão de vida
Abraços

5912 respostas

12 AGO 2023

Olá Marília, não é impossível amar quem já morreu, mas para ressignificar este é
Sentimentos e você poder seguir em frente é necessário conhecer e entender a sua história. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

11 AGO 2023

Olá Marília! Obrigado por escrever. Conversa demoradamente com um de nós, psicólogos, converse com persistência, disciplina, regularidade, permita-se tempo para amadurecer fundamentos, para duvidar de tuas certezas. Você precisa de ajuda.
Estás fixada em pessoa falecida. É preciso superar isso.
Vamos resgatar tuas metas. Refém de um falecido, você acaba não olhado tua essência, não se atualizando, não se construindo e assim inviabilizando tua vinculação com as pessoas, com as coisas, com as metas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.

8757 respostas

11 AGO 2023

Olá, Marília
Sinto muito pela sua perda, imagino o quão difícil deve ser conviver com essa ausência diariamente.

Aconselho que voce procure a terapia para destrinchar esse luto, desenvolve-lo.

Vai ser importante para o processo de seguir em frente.

Espero ter ajudado
um abraço
Natalia Marques - Psicóloga

Natalia Marques Psicólogo em Sorocaba