Ela vai se arrepender?

Feita por >Vinicius · 30 out 2022 Abordagem psicológica

Recentemente a minha ex terminou comigo, eu 19 ela 18, tínhamos uma relação muito boa, durou 2 anos, nesses dois anos tivemos muitos momentos bons e eu a ajudei bastante com os problemas que tinha, dava bons conselhos e a acalmava. Dava carinho e amor. Nunca tivemos uma briga, eu realmente achaba que éramos um casal perfeito. Só que no final ela ficou cada vez mais distante e fria, parecia que não me conhecia mais, e eu também não a reconhecia, porque tudo simplesmente foi desaparecendo, ela não dava mais bola pra mim. No término ela me falou que não sentima mais nada por mim e que essa relação foi fruto da pandemia. Isso aconteceu depois de ela começar a sair bastante pra rolês e festas. Doeu muito ouvir isso da pessoa que eu mais amava, e até agora não sei se ela realmente quis dizer isso. Depois de eh ir atrás por uns dias ela disse que não queria mais contato e eu aceitei. De uns tempos pra cá, e depois que ela disse que tinha conhecido pessoas novas e tava feliz com a decisão, e mais outros fatores, eu penso que é possível ela estar se relacionando com outro, e que o término foi o impulso pra ela engatar nesse outro relacionamento. Hoje vivo tendo dias péssimos, principalmente quando acordo que me lembro disso tudo. Eu sei que tenho que desenvolver meu autoconhecimento, procurei muito sobre pra melhorar, mas quero saber a opinião de vocês, acham que ela pode se arrepender de sair da relação mesmo que tivesse sem amor e sentimentos no final? Porque o que tínhamos era algo que eu digo ser raro mesmo, a gente cuidava um do outro, tínhamos planos pro futuro, éramos muito colados e eu sei que ela gostou durante um tempo. E eu fico muito chateado que tudo isso acabou porque a relação esfriou e ficou monótoma, segundo ela. Ficávamos sem assunto sim, mas eu realmente achei que isso não era um problema.
Por favor, o que vocês acham? ):

A melhor resposta 31 OUT 2022

Olá Estevão! Sinto muito por você. Não tem como ninguém prever o que vai acontecer, se ela vai se arrepender ou não, mas do que adianta ficar esperando ela se arrepender? Como você não sabe se isso um dia vai acontecer só te cabe aceitar, entendo que seja difícil porque pelo que relata gostava muito dela, mas vai precisar seguir em frente.
Nesse momento volte seu olhar para você, faça coisas que gosta, se cerque de pessoas que que gostem de você. Outra coisa que pode fazer se ainda não fez é deixar de olhar as redes sociais dela, esse comportamento de ficar olhando traz mais sofrimento pra você.
E busque atendimento psicológico para te ajudar a lidar com esse momento delicado.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2022

Oi Estevão!
Em algum momento da vida, praticamente todos nós passamos por uma experiência semelhante a sua e não digo só quanto a forma que vocês terminaram, mas também sobre queremos entender e por vezes até arranjar justificativas par ao termino. Sem sombra de dúvidas essa fase (sim, é uma fase) é difícil, pois costuma ter muitos pensamentos e desgaste emocional. Importante colocar que vocês podem ter tido pontos de vistas durante a relação, ou seja, enquanto para você tudo era perfeito e você a ajudava, pode ser (friso que escrevi "pode ser", pois se trata dela e ela não esta aqui para se manifestar) que para ela tenha sido diferente. Por isso e por outras questões também que uma relação precisa ser pautada pela comunicação. Outra coisa importante é você viver as fases do termino, pois existe um luto e esse precisa ser vivido. As fases são: negação (podendo ocorrer um comportamento dissimulado de pseudo-felicidade: “eu estou muito feliz por ter terminado o namoro”), raiva (comum que os indivíduos emita comportamentos que favoreçam a depreciação do outro: “Não sei como pude amar a fulana"), barganha (atitudes que visam atingir o outro de forma (a) direta “Juro que se você voltar eu nunca mais brigarei com você”), depressão (momento em que a ficha cai de que perdeu o outro. Importante falar que as lágrimas são bem vindas nessa e em qualquer outra fase) e aceitação (fase do “bola pra frente").
Respondendo sua pergunta "acham que ela pode se arrepender de sair da relação mesmo que tivesse sem amor e sentimentos no final", existe uma probabilidade dessa se arrepender, assim como existe a probabilidade disso não acontecer. Tudo é muito subjetivo e o importante agora é você se permitir sentir o que esta sentindo e viver uma fase de cada vez.

Espero pode ter te ajudado de alguma forma.
Amanda Oliveira - psicóloga clinica

Amanda Oliveira Psicólogo em Brasília

1 resposta

31 OUT 2022

Estevão, percebo que você quer um motivo plausível para você, que justifique o término. Não temos a resposta redondinha que você deseja. Mas o fato que ela está seguindo a vida, e você está cristalizado ainda nessa situação. Procure terapia para se fortalecer, se conhecer e trabalhar a autoestima. Foque em você nesse momento.
Fico a disposição se desejar iniciar um processo terapêutico
Um abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

31 OUT 2022

Olá Estevão! Obrigado por escrever. Pela idade de vocês, pela forma do término e algumas circunstâncias, vocês estão vivendo um término dos mais comuns de acontecer: uma das partes, ainda muito jovem (assim como você e ela), descobre outras possibilidades, outros caminhos sociais em tempo diferente da outra parte. Aos dezesseis, dezoito, vinte ou vinte e dois, e mais alguns anos, a prioridade das pessoas, em nossa cultura, precisa ser a socialização, formação de turma de colegas e conhecidos, amadurecimento cultural, estudos consistentes, trabalho consistente.
Entendemos a tua dor, mas você a elaborará e amadurecerá. O nosso namoro consistente consolida com o namoro a nós mesmos, através da convivência harmônica e doce com as pessoas, com as artes, os esportes, os estudos, a inserção social
Certamente você precisa muito amadurecer. Evite o isolamento e procuro turma de colegas e conhecidos que sejam éticos, saudáveis e integrados a hábitos sociais positivos. Evite trocas virtuais.
Arrependimento não envolve a essência do amadurecimento.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.